HOME & HEALTH EXIBE ESPECIAIS SOBRE A SÍNDROME DE TOURETTE

Canal investiga o que seria uma "epidemia" da síndrome e, no domingo seguinte, acompanha famílias de três crianças portadoras do transtorno
 
Cena do especial "Tourette, a Epidemia"
 

Espasmos, descontrole motor, palavrões repetidos aos gritos – a Síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico com sintomas severos e de consequências sociais drásticas.

Em dois domingos consecutivos, o Home & Health exibe especiais que discutem a síndrome, suas causas, tratamentos e as consequências que incidem sobre seus portadores e familiares:TOURETTE, A EPIDEMIA (The Town That Caught Tourette´s?) vai ao ar no dia 21 de setembro, às 18h e, no dia 28, estreia TOURETTE NA INFÂNCIA (Kids With Tourettes in Their Own Words), também às 18h.

TOURETTE, A EPIDEMIA trata sobre um fenômeno que intrigou a comunidade científica. Adolescentes que vivem em cidades rurais na mesma região dos Estados Unidos passaram a demonstrar sintomas da síndrome, embora ela tenha causas genéticas e, portanto, sem caráter contagioso. Depois de testes inconclusivos, diagnósticos não comprovados e tratamentos sem eficácia,  elas chamaram a atenção da imprensa e se tornaram um enigma da medicina. 

Neste documentário com uma hora de duração, o telespectador conhecerá a história de Lori Brownell, Thera Sanchez, Chelsey Dumars, Lydia Parker e de outras entre as mais de quinze meninas que protagonizaram o estranho caso – em todas suas características, os episódios se assemelharam a uma bizarra e improvável epidemia da Síndrome de Tourette.

A produção revela a realidade das famílias confrontadas pelos sintomas e pela falta de informações sobre o que de fato ocorria com suas filhas. Oficiais, representantes das escolas, neurologistas e as próprias garotas falam às câmeras em relatos corajosos nos quais descrevem o próprio drama.

Possível envenenamento, intoxicação, possessão demoníaca, histeria coletiva e até mesmo a hipótese de uma farsa foram cogitados como possíveis causas do fenômeno. Diante do sofrimento físico e emocional ao qual foram expostas, elas estão dispostas a encontrar tratamento e provar que não estão fingindo.

No domingo seguinte, dia 28às 18h, estreia TOURETTE NA INFÂNCIA. Com uma hora de duração, o documentário acompanha por seis meses três garotos portadores da síndrome.

Callum, 9 anos; Connor, 12, e Marco, 10, contam a própria história enquanto recebem tratamento no Great Ormond Street Hospital – um centro de referência na contensão dos sintomas da síndrome. Embora não haja cura, os tiques e espasmos podem ser amenizados com terapias específicas, acompanhadas pela produção.

As câmeras têm acesso à casa, escola, famílias, rotina de tratamento e também aos sonhos desses garotos. Em seus depoimentos, eles dão lições de vida sobre a convivência com sintomas muitas vezes inconvenientes e provenientes de um transtorno com o qual conviverão pelo resto de suas vidas.

Os garotos do documentário não são casos raros. Estima-se que uma em cada cem pessoas sejam portadoras de Tourette – a síndrome se manifesta ainda na infância e a incidência entre garotos é consideravelmente maior.

Callum apresenta espasmos vocais e movimentos involuntários; Marco tem tiques que pioram muito em situações em que ele sente ansiedade; Connor grita palavrões em uma manifestação do transtorno que assusta as pessoas e, sobretudo, os familiares dos portadores – a qualquer momento, um desconhecido pode revidar as ofensas ditas pelo garoto de feições angelicais; por isso, os pais estão sempre por perto.

SERVIÇO
TOURETTE, A EPIDEMIA
 (The Town That Caught Tourette´s?)
Estreia: domingo, 21 de setembro, às 18h
Classificação Indicativa: 12 anos

TOURETTE NA INFÂNCIA (Kids With Tourettes in Their Own Words)
Estreia: domingo, 28 de setembro, às 18h 
Classificação Indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado