SescTV estreia documentários em curta-metragem sobre o cotidiano de crianças em Cuba, Peru e Brasil

  

Os filmes integram o episódio "Vida de Criança", da série CurtaDoc, e estreiam dia 07/10, terça, às 21h 
  
 

 Curta: Hijos de la Tierra. Foto: Divulgação.

Não importa o lugar onde vivem no mundo, as crianças possuem suas particularidades e também características em comum. É isso que expõem três documentários em curta-metragem que o SescTV apresenta, dia 07/10, terça, às 21h, no episódio inédito Vida de Criança, da série CurtaDoc. Os filmes são comentados por Monica Fantin, professora de Mídia Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. A série tem direção de Kátia Klock e produção da Contraponto. 
  
O primeiro documentário, Capitán, de Vinicius Ferreira, 16',25", 2011 – PR, acompanha um dia de treino na vida de um garoto que sonha em se tornar um boxeador. No antigo centro de Havana, capital de Cuba, esse menino sobe no ringue e coloca em prática os ensinamentos do instrutor. Para Monica, o filme "vai mostrando o cotidiano, o desejo, a dificuldade, o desafio e a cobrança". 
  
Logo depois, a produção Hijos de la Tierra, de Diego Sarmiento, 15'13", 2013 – Peru, mostra o dia-a-dia de um menino peruano, que vive no campo e, junto com seus irmãos, divide seu tempo entre a plantação de bananas da família e a brincadeira. Ao comentar o curta, Monica diz que a criança não deixa de viver a sua infância. "Ela brinca, canta e tem contato com a natureza, com os amigos. Eu acho que o trabalho aparece num contexto de vida", explica. 
  
O terceiro filme, A Mulher do Alto do Morro, de Cássio Pereira dos Santos, 11'18", 2012 – MG,  foi filmado em Cruzeiro da Fortaleza, interior de Minas Gerais, onde um grupo de crianças constroem lanternas de papel e seguem em direção ao alto do morro para visitar uma pessoa. Para Monica, o curta traz alguns elementos que criam atmosferas que lembram a ficção. "É claro, uma fotografia, uma estética muito bem construída", expõe a professora. 
  
Ainda em outubro, o canal exibe outras atrações que tem o universo infanto-juvenil como tema. 
  
Na série Faixa Curtas serão apresentados sete filmes de animação, com curadoria de Luis Carlos Soares: Aquarela (2003), de André Koogan Breitman e Andrés Lieban (2003); Eu Queria Ser um Monstro (2009), de Marão, A Flor e a Tempestade (2012), de Gabriel S. S Nocena; e Tem Boi no Trilho (1998), de Marcos Magalhães, dia 09/10, quinta, às 21h; e os curtas de ficção: Pequeno (2012), de Ernesto Molinero; Campeonato de Pescaria (2009), de Luiza Lins e Marco Martins; e O Muro (2009), de Diego Florentino, dia 16/10, quinta, 21h. 
  
Dia 12/10, domingo, a série Dança Contemporânea traz, às 11hTêtes à Têtes, coreografia de Maria Clara Villa Lobos, da Bélgica, que aborda o universo do desenho animado; e às 13h, o espetáculo Vila Tarsila, criado por Miriam Druwe, da Cia Druw, que revisita a vida e a obra da pintora Tarsila do Amaral.Ainda dia 12, às 12ho espetáculo infantil Une-Dune... P de Poesia mostra uma série de atividades, como dança, técnicas circenses, representação, palavras e muita poesia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado