DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 13 A 17 DE OUTUBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 13/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“VISCERAL BRASIL: O TROVADOR, O CABRA, OS MUNDOS” (série)
Dia 13 de outubro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 18h e segunda às 0h

Estreia nesta Segunda da Música a série “Visceral Brasil”. Dirigida por Marcia Paraiso, ela fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
O primeiro episódio – gravado em abril do ano passado - é dedicado ao repentista, músico, cordelista, compositor, poeta, escritor, ator e pesquisador da cultura popular brasileira baiano Bule Bule. A série passeia por suas origens e formação, mostrando sua obra e influências.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“RIO ENCANTADO” (documentário)
Dia 13 de outubro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 08h30 / domingo, às 02h45 e às 21h
Documentário musical sobre o Festival Encantado, projeto francobrasileiro realizado no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, que tem o objetivo de dar visibilidade à população da comunidade do Vale Encantado, ameaçada de remoção.  
Na primeira edição, realizada em 2012, o festival teve o cantor brasileiro Seu Jorge e o francês Matthieu Chedid como padrinhos. Na segunda, em 2013, Criolo foi ao padrinho e compôs o line-up, que contou também com o lendário grupo feminino de hip-hop dos anos 80, E.S.G, e outras atrações nacionais e internacionais que promoveram 10h de música ao lado de gastronomia agroflorestal e arte contemporânea.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“CHICO E AS CIDADES” (documentário)
Dia 13 de outubro, segunda, às 21h30
Horários alternativos: terça, à 1h30 e às 15h30 / quarta, às 09h30 / sábado, às 16h30 / domingo, às 8h30
Dirigido por José Henrique Fonseca, o documentário traz o show "As Cidades", do álbum homônimo de Chico Buarque. Além disso, o especial filmado em película traz belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, onde o compositor dá depoimentos sobre sua vida e carreira. Entre as participações especiais estão: Jamelão, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e a Velha Guarda da Mangueira. Apresentando entrevistas, making of e clipe, a produção conta ainda com extras com três músicas inéditas - Futuros Amantes, Injuriado e Cecília.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“ÍCONES DO JAZZ – Anita O’Day” (série)
Dia 13 de outubro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 23h / segunda, às 5h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Anita O’Day. O episódio traz dois shows da cantora: um na Suécia, em 1963, e outro na Noruega, em 1970. Ambos mostram a cantora em ótima forma e são prova de que ela merece ser considerada uma das melhores cantoras de jazz ao lado de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.
No repertório, músicas como “Sweet Georgia Brown”, “Let’s Fall In Love”, “A Nightingale Sang In Berkeley Square”, “Fly Me To The Moon”, “Honeysuckle Rose”, “On Green Dolphin Street”, “Tea For Two” e outras.


TERÇAS DAS ARTES – 14/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Célia Gouvêa” (série)
Dia 14 de outubro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 6h30 / domingo, às 14h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Célia Gouvêa. Nascida em Campinas (SP), ela é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt.
Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil, coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão (SP), Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, (SP) Teatro Guaíra (PR) e outras. Célia Gouvêa é membro-fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“PARANÃ-PUCA - ONDE O MAR SE ARREBENTA” (documentário)
Dia 14 de outubro, terça, às 21h27
Horários alternativos: quarta, à 1h27 e às 15h27 / quinta, às 9h27 / domingo, às 1h30 e às 18h30
O documentário dirigido por Jura Capela fala sobre o panorama das artes plásticas no Recife, apresentando uma pesquisa sobre os diversos grupos de arte e artistas da década de 30 até os dias atuais e mostrando a radicalidade que a arte pernambucana traz consigo. A narrativa ainda mostra as várias situações econômicas e históricas que se passaram nestas décadas no Brasil. Apesar de ser baseada em artistas da capital pernambucana, a pesquisa reflete a situação da arte contemporânea em todo o país. O nome “Paranã-Puca” foi escolhido por significar “Pernambuco” em tupi-guarani, representando a trajetória das artes plásticas no estado.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“CAROLYN CARLSON” (documentário)
Dia 14 de outubro, terça, às 22h35
Horários alternativos: quarta, às 2h35 e às 16h35 / quinta, às 10h35

O documentário retrata de forma profunda e pessoal a grande coreógrafa americana Carolyn Carlson e seu trabalho, trazendo um olhar fascinante sobre a arte da coreografia. Depois de Helsinki e Estocolmo, ela escolheu, em 2004, viver e trabalhar no norte da França. Lá ela dirige o National Dance Studio of Roubaix busca seu rico trabalho de criação, celebrado no mundo todo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“ENTRENÓS: ZÉ MANOEL” (série)
Dia 14 de outubro, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 1h e às 18h

Estreia nesta Terça das Artes a série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, que investiga o processo criativo de artistas brasileiros. Neste episódio, o programa marca um encontro com o pianista e compositor Zé Manoel, que revela o atual momento o artista, sua nova morada – no Recife – e suas novas parcerias. Nascido no sertão de Pernambuco, na cidade de Petrolina, o músico está prestes a gravar o segundo álbum e vivencia o momento de estabelecimento da sua carreira nacional. Considerado mais do que uma revelação da cena musical contemporânea, o artista fala sobre motivações e inspirações que influenciam suas obras. Zé Manoel faz música com referências no choro, samba, valsa, jazz, entre outros estilos, sempre recheada de poesia.

QUARTAS DO CINEMA – 15/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Cartão Vermelho”, “Feliz Aniversário, Urbana”, “A Revolta dos Carnudos” e “Cebolas São Azuis”.
Dia 15 de outubro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
Após um período de crise no cinema brasileiro com o fim da Embrafilme, a produção de longas se tornou quase inexistente nos anos 90, mas a de curtas, devido as especificidades do formato, conseguiu se manter viva. No A Vida é Curta! desta semana o público confere uma seleção de quatro filmes produzidos nesta época. “Cartão Vermelho”, de Lais Bodanzky, mostra Fernanda, uma menina de 12 anos que gosta de jogar futebol com os meninos. Depois de mostrar toda sua habilidade e acabar acertando um deles com a bola, ela nem imagina o que eles podem tramar. Em seguida, “Feliz Aniversário, Urbana”, de Betse de Paula, mostra o cotidiano de uma bancária solitária que no dia de seu aniversário só deseja uma coisa: dormir.
O terceiro é “A Revolta dos Carnudos”, de Eliana Fonseca. Com Edson Celulari e Gerson de Abreu no elenco, o curta retrata a revolta de pacientes de uma clínica de emagrecimento, que resolvem provar que estão felizes do jeito que estão. Por fim, “Cebolas São Azuis”, de Marcelo Marão. Este, que foi o primeiro curta do diretor, mostra a invasão de uma aldeia por um mago tecnológico. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“SOY CUBA – O MAMUTE SIBERIANO” (documentário)
Dia 15 de outubro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 18h30 / segunda, à 0h30

No início dos anos 60, o diretor soviético Mikhail Kalatozov, junto a uma equipe de 200 pessoas, rodou em Cuba a superprodução "Soy Cuba". A intenção original era que o filme fosse uma poderosa arma de divulgação sobre a revolução cubana, mas acabou sendo ignorado após sua estréia em Havana e em Moscou. O filme ficou então desconhecido para o ocidente até a década de 90, quando foi descoberto pelos diretores Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário, dirigido por Vicente Ferraz, apresenta depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes de "Soy Cuba", mostrando o contraste entre as culturas cubana e eslava. Entre as participações no documentário, estão Othon Bastos, Alexander Calzatti, Raúl García e Glauber Rocha.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO - “Várias Vidas de Joana” (filme)
Dia 15 de outubro, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, à 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45
O documentário, dirigido por Cavi Borges e Abelardo de Carvalho, foi feito apenas com imagens de arquivo cedidas pela Cinemateca e Arquivo Nacional. O filme mistura a vida de Joana, que em 1964 foi estudar no Rio de Janeiro, com a história da ditadura no Brasil.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 16/10

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“LET’S PLAY JAZZ” (filme)
Dia 16 de outubro, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 1h30 e às 15h30 / sábado, às 20h30 / segunda, às 2h15 e às 9h30

Em um apartamento no Rio de Janeiro, um grupo de pessoas se reúne para falar e ouvir filosofia. Nos encontros, tudo se passa com o rigor e o improviso de uma "jam session". A direção é de Juan Posada. Participam do filme Ivana Bentes, Juan Posada, Auterives Maciel, Jorge Vasconcellos, Tatiana Roque, Ricardo Reis, Rodrigo Guéron, Gabriela Estevão, Yasmin Garcez, Bruna Spínola, Michelle Dias e Luiz Rosemberg Filho.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“CHOMSKY & CIA” – Parte 1 (documentário)
Dia 16 de outubro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 0h e às 19h45 / segunda, às 11h

O documentário francês de Olivier Azam e Daniel Mermet fala sobre o linguista, filósofo e ativista político estadunidense Noam Chomsky, que, possivelmente, tornou-se um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. O filme foca nos seus ideais políticos e traz uma entrevista do próprio Chomsky, figura dificilmente disponível. Os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento. Com uma dose de humor, o documentário usa imagens de arquivo e montagens eloquentes, além de trazer entrevistas expositivas com intelectuais.

SEXTAS DA SOCIEDADE – 17/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“FILHOS DE GANDHY” (documentário)
Dia 17 de outubro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 13h / domingo, às 7h / segunda, às 13h30
Com direção de Lula Buarque de Hollanda e filmado em Super 16 mm, o filme conta a história do grupo de afoxé Filhos de Gandhy. O grupo desfila desde 1949 nas ruas de Salvador durante o Carnaval, tendo como bandeira os ideais pacifistas do líder político indiano Mohandas Gandhi (1869-1948), o Mahatma (a grande alma). Na verdade, quando surgiu, o bloco funcionou como palanque, uma forma de burlar a então proscrição do Partido Comunista Brasileiro, determinada em 1948.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“ESTRADA REAL DA CACHAÇA” (documentário)
Dia 17 de outubro, sexta, às 21h30
Horários alternativos: sábado, às 2h / domingo, às 4h e às 22h / segunda, às 15h / terça, às 9h
O “road-movie” espaço-temporal dirigido por Pedro Urano procura mapear a presença da cachaça na cultura brasileira. Ele passeia pelo interior do Brasil para identificar a influência da cachaça na vida da população local. Além disso, o documentário mostra outras atividades econômicas da região, como a extração de minério de ferro.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“1935, O ASSALTO AO PODER” - Episódio 2 (documentário)
Dia 17 de outubro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 3h e às 21h30 / segunda, às 17h / terça, às 11h

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. E este é o assunto do documentário dirigido por Eduardo Escorel, “1935, O Assalto Ao Poder”.
Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado e o governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até mesmo os simpatizantes do Partido Comunista acabaram presos. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado