DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 20 A 24 DE OUTUBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 20/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“VISCERAL BRASIL: ESTILO LAURENTINO” (série)
Dia 20 de outubro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 17h / domingo às 11h

Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
O episódio exibido esta semana acompanha a vitalidade de Mestre Laurentino, que se apresenta como o roqueiro mais velho do mundo. Músico ativo nas ruas pela noite de Belém durante muitos anos, Laurentino, com seu estilo único, fez sucesso com seu hit “Loirinha Americana”, gravado pela banda Mundo Livre. Junto com jovens músicos paraenses, ele surpreende e lança seu primeiro CD aos 89 anos, “Laurentino e os Cascudos”.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“A SEDE DO PEIXE – MILTON NASCIMENTO” (documentário)
Dia 20 de outubro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 08h30 / sábado, às 15h / domingo, às 9h
O documentário traz uma reunião de grandes nomes da Música Popular Brasileira promovida por Milton Nascimento. Em dezembro de 1997, cantor e compositor mineiro juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe” no Rio de Janeiro. Participaram da produção Caetano Veloso, Alcione, a banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigida por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o documentário é uma relíquia cultural, que retrata momentos descontraídos e inesquecíveis na carreira de um dos maiores ícones da MPB.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  
“ROGÉRIO DUPRAT – VIDA DE MÚSICO” (documentário)
Dia 20 de outubro, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h/ quarta, às 10h / sábado, às 18h / segunda às 0h
O documentário "Rogério Duprat - Vida de Músico" retrata a vida e a obra de Rogério Duprat, compositor brasileiro, autor do Manifesto da Música Nova e responsável pela sonoridade da Tropicália. Sempre um revolucionário, ele rompeu com o nacionalismo na composição musical erudita e foi pioneiro nas composições eletrônicas seriais e aleatórias. A narrativa do filme é conduzida por depoimentos do próprio Rogério, assim como de importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Décio Pignatari, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Rita Lee, Walter Hugo Khouri e Walter Lima Júnior.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“ÍCONES DO JAZZ – Art Blakey e The Messengers” (série)
Dia 20 de outubro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 23h / segunda, às 5h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Art Blakey e exibe um show do bateirista ao lado dos The Jazz Messengers. A filmagem da apresentação, realizada na Bélgica em 1958, ficou perdida por 50 anos e é o único registro visual conhecido que se tem da banda, que durou seis meses.
No repertório, músicas como “Just By Myself”, “Moanin’”, “I Remember Clifford”, “It’s You Or No One”, “Whisper Not”, “A Night In Tunisia” e “NY Theme”.


TERÇAS DAS ARTES – 21/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
CURTA! RELÂMPAGO – “Ferreira Gullar - A Necessidade da Arte”
Dia 21 de outubro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30
No curta-metragem dirigido por Zelito Viana, Ferreira Gullar fala da arte como necessidade vital do ser humano. Ele também lembra as transformações que sofreu através da história e da relação criativa que se estabelece entre o homem e a obra de arte através do olhar. O filme, lançado em 2005, foi exibido no Festival CineSul.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – “O Levante”
Dia 21 de outubro, terça, às 20h50
Horários alternativos: quarta, à 0h50 e às 14h50 / quinta, às 8h50
Documentário do artista plástico Jonathas de Andrade que realiza uma leitura artística das questões sociais, econômicas e políticas que envolvem a vida dos carroceiros na cidade grande.  Como parte de seu projeto, ele fez todas as articulações necessárias para promover a 1ª Corrida de Carroças no marco zero da cidade do Recife. Com imagens dessa corrida, produziu o curta-metragem, que trata de maneira original da condiçãdos carroceiros proibidos de circular na cidade. O projeto foi comissionado pela fundação austríaca Thyssen-Bornemisza Art Contemporary.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Ana Botafogo” (série)
Dia 21 de outubro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 16h30 / domingo, às 10h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Ana Botafogo, que é um dos maiores nomes da dança do Brasil. Aluna da academia de dança da bailarina Leda Iuqui, teve seu primeiro contrato como bailarina profissional no Ballet de Marseille, na França, com direção de Roland Petit. Na década de 70, foi bailarina do Teatro Guaíra, no Paraná, e posteriormente da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Desde 1981, Ana ocupa o cargo de primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A bailarina dançou as mais importantes obras do repertório clássico como solista, entre elas Giselle, de Jean Coralli e Jules Perrot - considerada pela crítica uma de suas maiores interpretações. Dançou no mundo todo e teve importantes parcerias com Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Richard Cragun, Francisco Timbó, Marcelo Misailidis, Vitor Luis e muitos outros.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“BONFANTI” (documentário)
Dia 21 de outubro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 14h30 / domingo, às 7h30
Dirigido por Adriana Nolasco e Camila Márques, o curta-metragem fala de um pintor que trabalha obsessivamente em busca de si mesmo e traz três olhares distintos sobre sua obra. Um corpo de 40 anos de ofício enfrentando o eterno medo de recomeçar. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
“SONHOS EM MOVIMENTO” (documentário)
Dia 21 de outubro, terça, às 21h57
Horários alternativos: quarta, à 1h57 e às 15h57 / quinta, às 9h57  / domingo, às 4h e às 18h
Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontakthof. Em vez dos bailarinos da sua famosa companhia, desta vez ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco, nem dançado antes. O documentário, com direção de Rainer Hoffmann, fala sobre a história destes jovens e sobre o poder de transformação operado pela arte da coreógrafa em suas vidas. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“ENTRENÓS: MORENA NASCIMENTO” (série)
Dia 21 de outubro, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / sábado, às 14h / domingo, às 7h

A série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, investiga o processo criativo de artistas brasileiros. Neste episódio, o programa conta com a presença impactante da bailarina e coreógrafa Morena Nascimento. Durante uma semana em São Paulo, a série acompanha a artista, que fala de suas performances anteriores, enquanto desenvolve o seu novo solo, “Rêverie”, prestes a estrear na Alemanha. Descrita por um de seus parceiros criativos, o pianista Banjamim Taubkin, como um “vulcãozinho”, Morena expõe toda sua paixão e amor pela música e dança. Neste episódio, “Entrenós” revela uma artista debruçada sobre as diversas camadas da sua obra: inspiração, criação, encenação, movimentos, luz.

QUARTAS DO CINEMA – 22/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Canosaone”, “Senhoras” e “O Velho e o Novo”
Dia 22 de outubro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
A Vida é Curta! traz um panorama do cinema carioca através de três curtas de realizadores do Rio de Janeiro. O primeiro curta-metragem exibido na faixa é “Canosaone”, que acompanha um dia na vida de Fabiano Canosa, curador cinematográfico que levou o cinema brasileiro para os Estados Unidos. A direção é de Felipe Gamarano Barbosa. Em seguida, vem “Senhoras”, de Allan Ribeiro, que fala sobre a terceira idade feminina no Rio de Janeiro. Para finalizar a faixa, “O Velho e o Novo”. O curta, que conta com Gregório Duvivier e Augusto Madeira no elenco, se passa em 1989 e fala de uma investigação feita por um inspetor de polícia francês e um enviado da embaixada do Brasil sobre as causas da morte de uma jovem repórter brasileira. A partir das fitas cassetes gravadas por ela, fazem grandes descobertas. A direção é de Daniel Caetano.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“CRÍTICO” (documentário)
Dia 22 de outubro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, à 1h30 e às 20h

O documentário, dirigido pelo crítico profissional de cinema e diretor de curtas Kleber Mendonça Filho, segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do áudiovisual. Os registros para a produção começaram em 1998 e seguiram até 2007, e foram feitos no Brasil, nos Estados Unidos e em países da Europa, com cineastas e críticos. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO - “Na Idade da Imagem ou Projeção nas Cavernas” (filme)
Dia 22 de outubro, quarta, às 22h30
Horários alternativos: quinta, às 2h30 e às 16h30 / sexta, às 10h30

“Na Idade da Imagem ou Projeção nas Cavernas”, de Bruno Safadi, fala de Martinho, um rapaz que tem fome de imagem. Na loucura paranóica dessa incontrolável vontade, ele comete assassinatos em série na Cinelândia, no centro do Rio. O filme recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival Brasileiro de Cinema Universitário em 2003. No mesmo ano, participou da Mostra do Filme Livre e Festival de Turim.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 23/10

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“GRANDES ESCRITORES – Jean Cocteau” (filme)
Dia 23 de outubro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 13h / domingo, às 8h / segunda, às 8h
Este episódio da série “Grandes Escritores” é dedicado ao poeta, romancista, dramaturgo, designer e cineasta francês Jean Cocteau (1889-1963). Com a ajuda de imagens de arquivo, a série explora a versatilidade do trabalho de Cocteau e a sua alta produção, o que lhe tornou famoso internacionalmente. Lembrado por muitos por seus filmes - incluindo A Bela e a Fera – o autor também é considerado um dos maiores iluministas literários do século 20.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“PALAVRA (EN)CANTADA” (documentário)
Dia 23 de outubro, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 1h30 e às 15h30 / domingo, à 0h e às 22h30 / segunda, às 9h30

O documentário de Helena Solberg é uma viagem na história do cancioneiro brasileiro. Com um olhar especial para a relação entre poesia e música, a produção fala dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo. “Palavra (En)cantada” é um grande passeio pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da cultura do país, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Os artistas falam sobre a palavra e a presença da poesia em suas canções e sobre o encontro entre música e poesia. Imagens de arquivo ainda resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“CHOMSKY & CIA” – Parte 2 (documentário)
Dia 23 de outubro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 20h45 / segunda, às 2h45 e às 11h

O documentário francês de Olivier Azam e Daniel Mermet fala sobre o linguista, filósofo e ativista político estadunidense Noam Chomsky, que, possivelmente, tornou-se um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. O filme foca nos seus ideais políticos e traz uma entrevista do próprio Chomsky, figura dificilmente disponível. Os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento. Com uma dose de humor, o documentário usa imagens de arquivo e montagens eloquentes, além de trazer entrevistas expositivas com intelectuais.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 24/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“ALÔ, ALÔ TEREZINHA” (documentário)
Dia 24 de outubro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 19h / segunda, à 1h e às 13h30 / terça, às 7h30
O Curta! exibe nesta Sexta da Sociedade o documentário “Alô, Alô Terezinha”, o primeiro longa-metragem dirigido por Nelson Hoineff. O filme fala sobre Chacrinha, que foi o apresentador de programas de auditório mais famoso do Brasil entre os anos 50 e 80. Irreverente e com um estilo próprio, ele comandou programas que se tornaram recordistas de audiência e atraíram o gosto popular. Ao mesmo tempo em que fazia este sucesso, ele lançou diversos artistas que depois se firmaram na música brasileira, além de criar aquelas que ficaram no imaginário popular masculino: as chacretes.
O documentário conta com a participação de grandes nomes como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Alcione, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Fábio Jr., Cauby Peixoto, Fafá de Belém, Rita Cadillac, Elke Maravilha, Baby do Brasil e muito mais. “Alô, Alô Terezinha” foi exibido no Festival do Rio de 2009 e na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2009, ganhou o Prêmio Gilberto Freyre e foi eleito Melhor Filme e Edição pelo Júri Popular.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“TANCREDO NEVES – A TRAVESSIA” (documentário)
Dia 24 de outubro, sexta, às 21h40
Horários alternativos: sábado, às 2h30 e às 10h / domingo, às 16h / segunda, às 15h10 / terça, às 9h10
Dirigido por Silvio Tendler, “Tancredo Neves - A Travessia” é um documentário que retrata a biografia do ex-presidente Tancredo Neves através de depoimentos. O filme conta a história do homem firme em suas decisões e sereno nas atitudes, do político moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com ética, retidão e extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história do país.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“EM NOME DA RAÇA E DA CIÊNCIA” (documentário)
Dia 24 de outubro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 3h e às 21h30 / segunda, às 17h / terça, às 11h

O documentário lançado no ano passado reúne imagens de arquivo nunca vistas antes e acaba investigando um crime cometido por cientistas nazistas, esquecido há muito tempo. Ele divulga a existência e o funcionamento de diversos campos de concentração repletos de cobaias humanas, colocadas à disposição dos mais renomados cientistas da Alemanha, por uma terrível e misteriosa organização: a Ahnenerbe. A fundação secreta se dedicava a provar suas teorias racistas e a criar um museu para ensinar a verdade sobre a "raça inferior" depois que esta fosse exterminada. Com imagens de arquivo inéditas, documentos não-confidenciais e relatos dos maiores especialistas em Terceiro Reich do mundo, o documentário insere os espectadores nos horrores dos campos de concentração nazistas, enquanto desvenda um crime cometido em nome de uma ciência a serviço do mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado