Exposição em homenagem a Erwin Blumenfeld chega ao Brasil com apoio da SKY


 

Com entrada gratuita, estará aberta à visitação, a partir de 29 de outubro

SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do País, por meio de sua plataforma de marketing de luxo, SKY Spinel, é media partner da exposição Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960, que mostra os trabalhos mais relevantes da carreira de Erwin Blumenfeld, um dos fotógrafos mais influentes do século XX.
 
Autor de extensa produção em 35 anos de trabalho, Blumenfeld ganhou a atenção mundial após a segunda guerra nos EUA, em um contexto de crescimento econômico e de dinamismo da imprensa. A mostra reúne obras do pós-guerra (fotografia de moda, campanhas publicitárias, retratos de personalidades, cartazes de propaganda e trabalhos experimentais reconhecidos pelos avanços técnicos para a época). Ainda apresenta mais de 90 impressões originais, totalmente restauradas em cores, recortes de publicações originais e filmes de moda raramente vistos, datados do início dos anos 60.
 
A exposição já foi apresentada na França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Itália e agora a produtora Mega Cultural a traz para a FAAP, em São Paulo. Com entrada gratuita, poderá ser apreciada entre 29 de outubro de 2014 e 18 de janeiro de 2015. O horário para visitação é de terça à sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
 
Para homenagear Nadia Blumenfeld e Danniel Rangel e celebrar a chegada da exposição do renomado fotógrafo ao Brasil, no dia 25 de outubro, SKY, Revista Vogue e Renata Junqueira, recebem convidados na casa da diretora da Mega Cultural para um late lunch. A abertura da exposição acontecerá na noite de 28 de outubro na FAAP para convidados.
 
Sobre o artista
 
Erwin Blumenfeld nasceu em 1897, em Berlim, em uma família judia de classe média. Após a morte de seu pai, estagiou na indústria de vestuário e serviu no exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, chegou à Holanda; casou-se com Lena Citroen, abrindo uma loja de artigos de couro em Amsterdã em 1923, enquanto iniciava carreira de pintor. Durante os vinte anos se envolveu com o movimento Dadaísta, se autoproclamando o cabeça do movimento holandês Dada, sob o pseudônimo de Jan Bloomfield. No início começou a fotografar clientes em sua loja e, posteriormente, exibiu suas obras na galeria Van Lier em Amsterdã.  Declarou falência em 1935 e partiu para Paris. Lá foi apresentado ao mundo da fotografia de moda e à revista Vogue francesa por Cecil Beaton, que admirava seu trabalho. Durante a Segunda Guerra Mundial, Blumenfeld passou dois anos em campos de concentração franceses e conseguiu se mudar para os EUA com sua família em 194. Em Nova York, em poucos anos, se tornou um dos mais famosos fotógrafos de moda dos EUA. Continuou a trabalhar em moda e publicidade até o início dos anos sessenta, quando dedicou seu tempo a escrever sua autobiografia, "Eyeto I". Faleceu em Roma, em 1969.

Serviço

Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960
Período: 29 de outubro de 2014 a 18 de janeiro de 2015
Horário: De terça à sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. (Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Entrada: Gratuita
Local: FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis)
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Produção: Mega Cultural
Curadoria: Nadia Blumenfeld
Co-curadoria: Danniel Rangel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado