SescTV estreia documentário sobre Caio Fernando Abreu

  
A atração sobre o poeta, dramaturgo e escritor será exibida dia 24/10, sexta, às 23h 


Foto: Divulgação.
  
Escritor brasileiro, Caio Fernando Abreu (1948-1996) é tema do documentário Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (2013, 74'), dirigido por Bruno Polidoro e Cacá Nazario. A produção visita algumas das cidades por onde o poeta, dramaturgo e escritor passou, como Santiago do Boqueirão (no Rio Grande do Sul), Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses lugares, seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto, lembram o escritor por meio de depoimentos, versos e frases de Abreu. O filme estreia no dia 24/10, sexta, às 23h, no SescTV. 
  
Gaúcho, Abreu teve morte prematura após contrair o vírus HIV, mas viveu tempo suficiente para deixar um acervo com mais de 15 livros publicados no Brasil, além de edições lançadas na França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Holanda e Bélgica. O amor, a solidão, o ódio e a melancolia são temas recorrentes em sua obra. 
  
Fragilizado pela doença, o escritor sentiu vontade de fugir, de ser outra pessoa e de viver coisas que não tinha vivido. Para a dramaturga Maria Adelaide Amaral, ele era voraz de novidade e de afeto. "Ele sempre achava que um novo lugar era uma nova possibilidade de afeto", conta ela. 
  
Em seus textos, Caio Fernando Abreu desabafa como alguém que já previa o amanhã, ao mesmo tempo em que observa cada detalhe presente nas pequenas coisas da vida. Experimentava o amor com toda a intensidade, relacionando esse sentimento ao ódio, à morte, ao sexo, à memória e à felicidade.
  
Homosexual assumido, Abreu registrou detalhes de uma paixão em um de seus escritos. "Sei que o identificaria por aquela tatuagem no braço esquerdo. Um leopardo dourado saltando sobre sete ondas verdes espumantes. E mesmo que fizesse frio e eu não pudesse ver seus braços, reconheceria de longe seus olhos de jade". 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado