TV Cultura, Sesame Workshop e TV Brasil preparam nova temporada de Vila Sésamo


Com a parceria, o programa conhecido internacionalmente ganha novos roteiros e personagens com foco na realidade das crianças brasileiras

A TV Cultura, a Sesame Workshop e a EBC/TV Brasil se unem para produzir a próxima temporada do programa infantil Vila Sésamo, prevista para ir ao ar no segundo semestre de 2015.

A atração terá cerca de 120 episódios com duração de 30 minutos cada e ganhará novos personagens, incluindo humanos e bonecos, um destes apresentado características tipicamente brasileiras. O programa será voltado para crianças de 3 a 7 anos.

A temática que será trabalhada na nova série será desenvolvida a partir das discussões do Seminário de Conteúdo – Vila Sésamo, realizado nos dias 1 e 2 de outubro. O eixo central que dará suporte para criar as abordagens e os conteúdos estará voltado para os temas propostos no evento: desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento emocional e integração social; cuidado e hábitos saudáveis; linguagem das crianças; e natureza, sociedade e cidadania. A partir desse universo, os roteiristas darão forma às histórias propondo usos da linguagem e falas dos personagens.

A parceria entre a TV Cultura e a Sesame Workshop já tem mais de 40 anos. A primeira temporada de Vila Sésamo foi exibida entre 1972 e 1977, e alcançou um grande sucesso. O programa era uma versão brasileira da série americana Sesame Street, em uma coprodução da TV Cultura com a Rede Globo. Os bonecos que participavam dessa versão eram Garibaldo, Gugu, Funga-Funga e a dupla Beto e Ênio.

O objetivo da primeira temporada foi familiarizar as crianças, em fase de pré-alfabetização, com o universo dos números, letras, sons, cores e também dos livros. A mescla de conteúdo educativo com bom humor garantiu à atração diversos prêmios, entre eles o Helena Silveira, de Melhor Programa Cultural e Melhor Atriz, concedido a Sônia Braga, além do APCA de Melhor Programa.

Em 2007, uma nova versão chegou às telas da TV Cultura e TV Rá Tim Bum! – canal infantil por assinatura da Fundação Padre Anchieta –, fruto de uma coprodução entre a TV Cultura e a Sesame Workshop. Vila Sésamovoltou com dois novos personagens: o pássaro Garibaldo, já conhecido pelo público e cujo nome é exclusivamente nacional, e a monstrinha Bel, criada especialmente para essa versão. Por meio da convivência e das brincadeiras, a dupla alia conteúdo educativo ao entretenimento, atendendo as características e especificidades do público infantil de 3 a 6 anos de idade. Atualmente, a série é exibida nas duas emissoras.

Outras ações puderam ser realizadas a partir da parceria entre a TV Cultura e a Sesame Workshop, entre elas a recente campanha Incluir Brincando, que teve como foco o despertar para a importância da brincadeira inclusiva. As informações completas encontram-se no portal: cmais.com.br/vilasesamo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado