TV Cultura traz programação especial pelos 39 anos da morte de Vladimir Herzog

Matéria de Capa exibe edição exclusiva no sábado (25/10), às 21h30, dia em que completam 39 anos do assassinato de Vlado. Na sexta-feira (24), documentário e show homenageiam o ex-diretor de jornalismo desta emissora, vítima da ditadura militar no Brasil



São Paulo, 23 de outubro de 2014
 – A morte de Vladimir Herzog, o Vlado, nas dependências do DOI-CODI, órgão de repressão do regime militar em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975, tornou-se um marco na luta pela redemocratização do Brasil. Na época, ele era o diretor de jornalismo da TV Cultura. Em sua homenagem e para que os fatos não sejam esquecidos, a emissora leva ao ar programação especial sobre a vida do jornalista.

Na sexta-feira (24/10), à 00h30, o documentário 30 Anos sem Vladimir Herzog conta a história da prisão, tortura e morte de Vlado,  mostra um pouco de sua trajetória e também a mobilização da sociedade contra a versão oficial dos militares que alardeavam um falso suicídio. O programa reproduz o telejornal dos tempos do diretor de jornalismo, com a s notícias censuradas na época pela ditadura militar.

Logo após, entra no ar, à 1h, o show A Presença de Vlado, apresentado por Paulo Markun. Participam do musical em homenagem ao jornalista Maria Rita cantando Sobre todas as coisas (Edu Lobo/Chico Buarque);Yamandú Costa, que interpreta Trenzinho caipira (Heitor Villa-Lobos); João Bosco, com O bêbado e o equilibrista (João Bosco) e O mestre sala dos mares (João Bosco/Aldir Blanc); Sérgio Ricardo com Esse mundo é meu (Sergio Ricardo/Ruy Guerra); MPB4 interpretando Partido alto (Chico Buarque) e Pesadelo (Paulo Cesar Pinheiro/Maurício Tapajós); Virgínia Rosa canta Cálice (Chico Buarque/ Gilberto Gil),com a participação na guitarra de Dino Barioni; e o Ballet Stagium, que dança Valsinha (Chico Buarque/Vinicius de Moraes), com a solista Paula Perillo.

Uma edição especial do Matéria de Capa será exibida , excepcionalmente, no sábado (25), às 21h30. O programa vai apresentar, no contexto histórico do Brasil no período do regime militar, a trajetória do jornalista e do homem Vladimir Herzog  pelo olhar de colegas e amigos.

 

O ato ecumênico após a morte de Vlado e a relevância daquele episódio para a resistência à ditadura está entre os momentos integram o programa. Também se focaliza a permanência de sua  história com seu nome lembrado  em ruas, praças e centros acadêmicos em todo o país.

 

Os entrevistados deste especial são o ex-ministro da Justiça José Gregori; o advogado Airton Soares, o jornalista Audálio Dantas, autor do livro As duas guerras de Vlado, os jornalistas e amigos Paulo Markun e Sergio Gomes, além do deputado estadual à época, Alberto Goldman.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado