DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 1º A 5 DE DEZEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 01/11

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
VISCERAL BRASIL: SOB O CÉU DE ZABÉ” (série)
Dia 1º de dezembro, segunda, às 20h
Horários alternativosterça, às 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 11h / segunda, às 5h30
Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, a atração se dedica a um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
O episódio desta semana é sobre a tocadora de pífano Zabé da Loca. O pífano é um tipo de flauta, típica do Nordeste, e acompanha Zabé desde os seus sete anos de idade. Apesar de ser pernambucana, foi na Paraíba que se tornou lenda, considerada Patrimônio Cultural. Depois de ter morado por 25 anos numa gruta, tornou-se a mais famosa tocadora de pífano do Nordeste.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“TAMBORES” (documentário)
Dia 1º de dezembro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30
Dos raros budimas na Zâmbia aos grandes tambores dos templos chineses, passando pelas festas religiosas no Brasil e pela polifonia rítmica do mundo árabe, o documentário “Tambores”, de Sergio Raposo, traz histórias de vida daqueles que mantém vivas essas tradições. O filme apresenta a realidade e a visão de mundo pela arte e cultura de grandes instrumentistas de seis países.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO - “CONTRATEMPO” (documentário)
Dia 1º de dezembro, segunda, às 21h30
Horários alternativos: terça, à 1h30 e às 15h30 / quarta, às 9h30
Na crônica músico-visual “Contratempo”, de Bruno Jorge, o Brega dita seus próprios contratempos em um pequeno boteco numa rua simples de Manaus. O filme levou dois prêmios no Festival do Rio 2013: Melhor Curta-Metragem, pelo Júri Oficial e Prêmio Aquisição Canal Curta!.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – “Os Mutantes” (documentário)
Dia 1º de dezembro, segunda, às 21h42
Horários alternativos: terça, à 1h42 e às 15h42 / quarta, às 9h42

Pelas ruas de São Paulo, em um dia único, Arnaldo Dias, Sérgio Batista e Rita Lee improvisam uma brincadeira mutante. Esse é o documentário relâmpago, com 15 minutos de duração que o Curta! exibe nesta Segunda da Música. Em 1970, o trio já formava uma das mais importantes bandas brasileira de rock, Os Mutantes, e já chegava às prateleiras com o disco “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, que marcou a ruptura do grupo com a Tropicália. Neste ano, o diretor Antonio Carlos da Fontoura convidou o trio para um filme improvisado ao som das músicas do álbum novo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
TOM ZÉ OU QUEM IRÁ COLOCAR UMA DINAMITE NA CABEÇA DO SÉCULO” (documentário)
Dia 1º de dezembro, segunda, às 22h50
Horários alternativosterça, às 2h50 e às 16h50 / quarta, às 10h50 / sábado, às 18h / segunda, à 0h
O documentário, lançado em 2000 pela diretora Carla Gallo traz um retrato de Tom Zé. O filme é uma investigação estética sobre o cantor e compositor, revelando as diversas características de sua personalidade. A produção conta com depoimentos do próprio Tom Zé e do maestro Hans-Joachim Koellreutter, professor do músico durante a graduação.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: POUCA CHINFRA” (série)
Dia 1º de dezembro, segunda, às 23h45
Horários alternativos: terça, às 3h45 e às 17h45 / quarta, às 11h45 / sábado, às 22h45 / segunda, às 4h45

A atração apresenta novos grupos musicais do estado de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock.  No episódio desta semana, a série fala do Pouca Chinfra, grupo pernambucano que faz samba de raiz baseado no bom humor.


TERÇAS DAS ARTES – 02/12

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
“GRANDE ARTE: INGRES – RETRATOS” (série)
Dia 2 de dezembro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 13h30 / domingo, 7h30
Através de uma minuciosa exploração dos mais suntuosos retratos do século XIX que Ingres deixou, o episódio da série francesa “Grande Arte” mostra que o pintor mais reacionário de sua época não era acadêmico, mas construiu as bases para uma estética da fotogenia contemporânea. A direção é de Hector Obalk.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA: Paulo Pederneiras (série)
Dia 2 de dezembro, terça, às 21h20
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 11h30 / domingo, às 15h30

O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre o diretor, iluminador e cenógrafo Paulo Pederneiras. Ele assina projetos museográficos, de iluminação de óperas e intervenções no Brasil e exterior. Iniciou-se no mundo das artes como iluminador no Grupo Trans-Forma e hoje é diretor geral e artístico do Grupo Corpo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
PARANÃ-PUCA – ONDE O MAR SE ARREBENTA” (documentário)
Dia 2 de dezembro, terça, às 21h58
Horários alternativos: quarta, à 1h58 e às 15h58 / quinta, às 9h58 / sábado, às 15h15 / domingo, às 9h15

O documentário dirigido por Jura Capela fala sobre o panorama das artes plásticas no Recife, apresentando uma pesquisa sobre os diversos grupos de arte e artistas da década de 30 até os dias atuais e mostrando a radicalidade que a arte pernambucana traz consigo. A narrativa ainda mostra as várias situações econômicas e históricas que se passaram nestas décadas no Brasil. Apesar de ser baseada em artistas da capital pernambucana, a pesquisa reflete a situação da arte contemporânea em todo o país. O nome “Paranã-Puca” foi escolhido por significar “Pernambuco” em tupi-guarani, representando a trajetória das artes plásticas no estado.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
O MUNDO SEGUNDO ANISH KAPOOR” (documentário)
Dia 2 de dezembro, terça, às 23h06
Horários alternativos: quarta, às 3h06 e às 17h06 / quinta, às 11h06 / sábado, 19h / segunda, à 1h
Dirigido por Heinz Peter Schwerfel, o documentário traz as curiosidades por trás das obras do enigmático artista plástico Anish Kapoor, considerado um multicultural mágico, perfeccionista estético e engenheiro do impossível. Nascido na Índia, mas residente da Inglaterra desde os anos 70, Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos como, por exemplo, sua enorme estrutura inflável que tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Suas obras são cercadas de ineditismo e mistério.


QUARTAS DO CINEMA – 03/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! - “O Sarcófago”, “Ver Ouvir” e “Cildo Meireles”
Dia 3 de dezembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h

O “A Vida é Curta!” desta semana traz filmes sobre diferentes universos artísticos. A estreia de “O Sarcófago”, filme de Daniel Lisboa, abre a faixa. O curta-metragem apresenta o processo criativo do inusitado artista baiano Jayme Fygura. Focado no singular e secreto fazer artístico de Jayme, Daniel revela toda a obscuridade do seu atelier, também conhecido como O Sarcófago. Lançado em 2010, o filme baiano passou por diversos e em 2011 participou da seleção internacional do 41o Tampere Film Fest na Finlândia.
Em seguida, “Ver Ouvir”, de Antonio Carlos da Fontoura, apresenta a pintura de Roberto Magalhães, Antonio Dias e Rubens Gerchman, que transmuta a cacofonia da cidade contemporanea. Para finalizar, “Cildo Meireles”. Dirigido pelo crítico de arte Wilson Coutinho em 1979, o filme leva o público para dentro da obra do Cildo Meireles. Ele resgata dez anos de trabalho do artista e ainda traz uma imagem de John Wayne defendendo a sua arte. Um filme raro, produzido pela extinta Embrafilme e embalado por música de Roberto e Erasmo Carlos.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
GÊMEAS” (filme)
Dia 3 de dezembro, quarta, às 20h50
Horários alternativos: quinta, à 0h50 e às 14h50 / sexta, às 8h50 / sábado, às 14h / domingo, às 8h
O filme de Andrucha Waddington é ambientado no inicio da década de 80, em um bairro de classe média do Rio de Janeiro. Nele, as irmãs gêmeas idênticas Iara e Marilena – vividas por Fernanda Torres - vivem pregando peças nos homens, fazendo-se passar uma pela outra, para desespero de seu pai, Dr. Jorge, interpretado por Francisco Cuoco. O papel da mãe das meninas é de Fernanda Montenegro.
Marilena é bióloga e Iara é costureira, assim como a mãe. Um dia, Marilena conhece Osmar (Evandro Mesquita), dono de uma auto-escola, por quem se apaixona à primeira vista. O mesmo, entretanto, acontece com Iara, que decide seduzir o namorado da irmã sem que eles saibam.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
ÁGUA DE MENINOS - A FEIRA DO CINEMA NOVO” (documentário)
Dia 3 de dezembro, quarta, às 22h
Horários alternativos: quinta, às 2h e às 16h / sexta, às 10h / sábado, às 20h / segunda, às 2h

Nesta Quarta do Cinema, estreia “Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo”. Dirigido por Fabíola Aquino, o documentário utiliza imagens produzidas durante o Cinema Novo nos anos 60 como ponto de partida para traçar um perfil da sociedade baiana, tendo como cenário a extinta Feira de Água de Meninos, em Salvador.
Atualmente, a Feira de São Joaquim e seus feirantes vivem situações semelhantes às representadas nos filmes daquela época. Em paralelo, aguardam com esperança o início da revitalização e ampliação da maior feira livre da Bahia. O filme conta com a participação de Antônio Pitanga, Álvaro Queiroz, Mateus Aleluia, Gessy Gesse, Nilson Mendes, Pascoal, Zé do Licor, Domingos Leonelli, Pai João e Marcílio Santos.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: O Boulevard do Crime”
Dia 3 de dezembro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sextas, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 17h

A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “O Boulevard do Crime”. Lançado em 1945 e dirigido por Marcel Carné, foi considerado o melhor filme francês de todos os tempos por todos os júris em sua estreia. A produção foi filmada durante a Ocupação da França e o diretor planejou para que fosse o primeiro filme projetado no momento da Libertação.
O filme é parcialmente inspirado na vida da atriz Arletty, que durante o lançamento estava na prisão por ter vivido com um coronel alemão. O filme é uma história de reconciliação nacional, com uma ideia de espírito francês: os artistas são a corda-bamba da história e, por causa de sua grandiosidade, são sempre perdoados.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 04/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
O MANUSCRITO PERDIDO” (documentário)
Dia 4 de dezembro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / domingo, às 3h e às 21h / segunda, às 8h
Dizem que existe um manuscrito perdido de Fradique Mendes no Mosteiro de Cairu, uma pequena cidade a sul de Salvador. E esse é o tema do documentário de José Barahona, que vai ao ar nesta Quinta do Pensamento. Amigo de Eça de Queiroz, Fradique foi um poeta e aventureiro português que se instalou na região no final século XIX. Por ter libertado todos os seus escravos, foi odiado e perseguido pelos escravagistas brasileiros. Na urgência da fuga, terá deixado em Cairu este manuscrito que refletia sobre as origens da sociedade brasileira e se pronunciava sobre algumas questões sociais da época.
O filme parte em busca do manuscrito e refaz a viagem de Fradique Mendes na sua fuga, visitando alguns lugares que podem hoje fazer luz sobre estas mesmas questões: as comunidades dos descendentes dos escravos africanos, as aldeias indígenas onde Cabral primeiro chegou e os acampamentos dos sem terra.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
PALAVRA (EN)CANTADA” (documentário)
Dia 4 de dezembro, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / sábado, às 21h / segunda, às 3h e às 10h
O documentário de Helena Solberg é uma viagem na história do cancioneiro brasileiro. Com um olhar especial para a relação entre poesia e música, a produção fala dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo. “Palavra (En)cantada” é um grande passeio pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da cultura do país, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Os artistas falam sobre a palavra e a presença da poesia em suas canções e sobre o encontro entre música e poesia. Imagens de arquivo ainda resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 05/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
ESTRADA REAL DA CACHAÇA” (documentário)
Dia 5 de dezembro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 / domingo, à 0h e às 19h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30

O “road-movie” espaço-temporal dirigido por Pedro Urano procura mapear a presença da cachaça na cultura brasileira. Ele passeia pelo interior do Brasil para identificar a influência da cachaça na vida da população local. Além disso, o documentário mostra outras atividades econômicas da região, como a extração de minério de ferro.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – “Angeli 24h” (documentário)
Dia 5 de dezembro, sexta, às 22h
Horários alternativos: sábado, às 2h30 / domingo, às 5h30 e às 22h30 / segunda, às 15h30 / terça, às 9h30
“Angeli 24h”, documentário de Beth Formaggini, fala sobre o cartunista Angeli e as transformações em sua obra. O filme, que venceu os prêmios de melhor documentário na Jornada da Bahia 2011 e melhor direção de curta-metragem no Recine 2011, é centrado na sua obsessão pelo trabalho e na crise entre ser um artista da cultura pop, produzindo diariamente novas charges e tirinhas para várias mídias e, ao mesmo tempo, exigindo de si mesmo a capacidade de se renovar.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
VERDADE 12.528” (documentário)
Dia 5 de dezembro, sexta, às 22h30
Horários alternativos: sábado, às 3h / domingo, às 4h30 e às 23h / segunda, às 16h / terça, às 10h

O documentário de Paula Sacchetta e Peu Robles, lançado no ano passado, fala sobre a Ditadura Militar e suas conseqüências e como lidar com este momento obscuro da história brasileira e reconstruir o que ocorreu neste período através de fatos dispersos. E ainda questiona como é possível manter viva a memória dos que tombaram durante a Ditadura Militar e de quais maneiras é possível contornar os impedimentos legais trazidos pela Lei da Anistia, promulgada há trinta anos. O filme também destaca o trabalho da Comissão da Verdade e o que a população espera dela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado