DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 3 A 7 DE NOVEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 3/11

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“VISCERAL BRASIL: A ENCANTADORA DE BOTOS” (série)
Dia 3 de novembro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / domingo às 3h30 e às 11h30
Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens. Este episódio traz uma viagem ao universo de Dona Onete que quando menina cantava para os botos na beira do rio e aos 70 anos se tornou compositora e cantora de sucesso no Brasil e no exterior.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“DOMINGUINHOS” (documentário)
Dia 3 de novembro, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, à 2h e às 16h / quarta, às 10h / sábado, às 19h30 / segunda, às 0h
O documentário trata da vida e da obra de um dos maiores sanfoneiros brasileiros, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos. O filme conta com participações de importantes parceiros de Dominguinhos, como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO” (série)
 Dia 3 de novembro, segunda, às 23h45
Horários alternativos: terça, à 3h45 e às 17h45 / quarta, às 11h45 / sábado, às 16h45 / domingo às 22h40
A série apresenta novos grupos musicais de Pernambuco de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock.  O episódio desta semana é sobre “Rua” uma banda de sonoridade minimalista, com um emaranhado sonoro de samba, free jazz e trip hop. 

TERÇAS DAS ARTES – 4/11

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PAULO GRACINDO – O BEM AMADO” (documentário)
Dia 4 de novembro, terça, às 21h05
Horários alternativos: quarta, às 01h05 e às 15h05 / quinta, às 9h05 / sábado, às 15h / segunda, às 3h30
Intérprete de personagens icônicos da TV brasileira, Paulo Gracindo é homenageado nesse documentário dirigido pelo filho, Gracindo Jr. Com depoimentos de colegas e amigos, além de rico material de arquivo, o filme aborda a trajetória (1911-1995) de Gracindo, que foi apresentador de rádio e ator de radionovela e de televisão. Atuando desde os primórdios da televisão, ele imortalizou personagens como Odorico Paraguaçu, da novela "O Bem-Amado", o primo rico do quadro humorístico Primo Pobre & Primo Rico do programa “Balança mais não cai”, o bicheiro Tucão, da novela “Bandeira 2” e  Coronel Ramiro Bastos, da novela “Gabriela”.



PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“ENTRENÓS: DIEGO BRESANI” (série)
Dia 4 de novembro, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30
A série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, investiga o processo criativo de artistas brasileiros. No quarto episódio da série, a equipe aporta em Brasília, cidade que é fonte de inspiração para o protagonista, o fotógrafo Diego Bresani. Com o olhar cuidadoso e reflexivo, Bresani expõe suas ideias e impressões da cidade e da forma como seus moradores se relacionam com ela. Em deslocamento no seu carro ou fazendo cooper pelas Super Quadras, Diego guarda momentos efêmeros para depois encená-los, emoldurando esses instantes em fotos. 



QUARTAS DO CINEMA – 5/11

  
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS ESTREIA       
A VIDA É CURTA! “O Divino, De Repente”, “Eu Queria Ser um Monstro”, “Onde Andará Petrucio Felker”, “O Anão que Virou Gigante” (documentário/animação)
Dia 5 de novembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 17h
A faixa “A Vida É Curta!” desta semana traz uma seleção que revela diversas técnicas de animação. A estreia que abre o programa é "O Divino, De Repente", do animador Fábio Yamaji. O filme é um “documentário animado com ficção experimental” e apresenta Ubiraci Crispim de Freitas, mais conhecido como Divino, um trabalhador que tem como hábito cantar os repentes que aprendeu na infância. Além do live action (imagem real, não-animada), o filme apresenta diferentes técnicas artesanais de animação (flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion). "O Divino, De Repente" foi selecionado em 60 festivais no Brasil e no exterior e conquistou mais de 25 prêmios.
Na sequência, “Eu Queria Ser um Monstro”, de Marcelo Marão, o primeiro curta em stop motion do realizador carioca e que mostra o cotidiano de uma criança com bronquite. O desenho animado “Onde Andará Petrucio Felker”, de Allan Sieber, traz o humor ácido do realizador para falar sobre o sumiço de um artista de vanguarda. Finalizado em computador, o curta é narrado por Paulo Betti, Paulo Cesar Pereio e Regina Casé. “O Anão que Virou Gigante”, de Marão vem em seguida. O filme foi realizado em animação tradicional: a lápis no papel. Durante um ano Marão fez aproximadamente quatro mil desenhos para compor os dez minutos do filme. Para encerrar o programa uma animação 3D: “Pajerama”, de Leonardo Cadaval, que mostra um indígena vivendo experiências estranhas numa selva urbana, revelando mistérios de tempo e espaço.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
CURTA RELÂMPAGO! “Uma Visita a Elizabeth Teixeira” (documentário)
Dia 5 de novembro, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, às 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45
Depois de quase 30 anos da realização de "Cabra marcado para morrer", de Eduardo Coutinho, a diretora Susanna Lira faz uma visita à Elizabeth Teixeira, viúva do camponês João Pedro Teixeira, que teve a história eternizada no clássico e que mantém viva sua luta pelos direitos do homem do campo.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 6/11

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“Marguerite Duras, a Arte de Escrever” (documentário)
Dia 6 de novembro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 10h30 / segunda, às 5h e às 8h
A escritora, roteirista, diretora de cinema e dramaturga francesa Marguerite Duras fala com paixão dos locais em que viveu e visitou e como eles influenciaram seus livros. Ela conta como começou a escrever e comenta sobre seus livros, em especial "O Vice-Cônsul".


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“Pierre Fatumbi Verger: O Mensageiro entre dois mundos” (documentário)  
Dia 6 de novembro, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, à 2h e às 16h / sábado, às 18h / domingo às 9h /  segunda às 10h
Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o documentário conta a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Depois de viajar ao redor do mundo, Verger radicou-se em Salvador, na Bahia, em 1946. Ali começou seus estudos sobre relações e as influências culturais entre Brasil e o Golfo do Benin, na África, debruçando-se nas pesquisas sobre o candomblé. O filme tem narração e apresentação de Gilberto Gil.

SEXTAS DA SOCIEDADE – 7/11

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
Cuba Va” (documentário)
Dia 7 de novembro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 / segunda, às 13h30 / terça às 7h30
Documentário sobre a história de Cuba feito a partir de imagens de arquivo: a Revolução Cubana, a ascensão de Fidel Castro e do governo comunista. O filme traça um perfil político de Fidel, refletido em suas ideias, promessas e compromissos com o povo cubano. A narração do documentário é construída com locuções originais do rádio da época.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO “Lacrimosa” (documentário)
Dia 7 de novembro, sexta, 20h45
Horários alternativos: sábado, às 1h15 / segunda às 14h15 / terça às 8h15
“Lacrimosa” (1970), de Aloysio Raulino com codireção de Luna Alkalay, é um retrato da cidade de São Paulo a partir da inauguração de uma nova avenida na cidade, a Marginal Tietê. Um mosaico de imagens de terrenos baldios, construções de edifícios, fachadas de fábricas que introduz à problemática de uma megalópole do Terceiro Mundo. Clássico do nosso cinema, o filme foi restaurado pela Cinemateca Brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado