‘Pernambuco Contemporâneo’ estreia hoje no Curta!

Série apresenta nova safra musical do estado como a Banda de Joseph Tourton e o grupo Rua

Legenda: apresentação da Banda Rua (Crédito/ Pedro Rampazo/Divulgação Curta!) /  Para baixar a imagem em alta resolução clique na imagem com o botão esquerdo e selecione salvar como...

A série documental "Pernambuco Contemporâneo" estreia no Curta! na próxima segunda-feira (3/11), às 23h45. Em seis episódios, a atração traz os novos representantes da extensa produção musical do estado com seus diferentes estilos: do popular tradicional ao rock.

O primeiro programa da série apresenta a banda Rua, de 2010, que produz uma mistura de samba, free jazz e trip rock. O grupo que desenvolve trilhas sonoras para espetáculos de dança e tem parcerias com diversas companhias brasileiras já lançou dois álbuns: "Do Absurdo" (2011) e "Limbo" (2013). A banda é formada por Caio Lima (voz), Bruno Giorgi (guitarra), Hugo Medeiros (bateria), Yuri Pimentel (baixo e teclado) e Nelson Brederode (bandolim e cavaquinho).

A Banda de Joseph Tourton (Gabriel Izidoro, Pedro Bandeira, Rafael Gadelha, Diogo Guedes) é tema do segundo episódio da série que vai ao ar no dia 10/11, às 23h45. Valendo-se do improviso e de experimentações, o grupo produz um som instrumental. Entre as influências da Banda de Joseph Tourton, que lançou o primeiro CD homônimo em 2010, estão Dub Incorporation, Nação Zumbi, Radiohead e Hurtmold.

O compositor, arranjador e instrumentista Hugo Linns está no terceiro episódio de "Pernambuco Contemporâneo", que vai ao ar no dia 17/11 (segunda), às 23h45. O músico é um dos poucos a utilizar a viola dinâmica como instrumento solo. Ele estudou violão e contrabaixo no Conservatório Pernambucano de Música e cursou Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco. Hugo já lançou três CDs: "Fita Branca" (2010), "Sonoras" (2011) e "Vermelhas Nuvens" (2013).

No dia 24/11, às 23h45, a série apresenta Wassab, grupo composto por Juliano Holanda (violão e guitarra), Hugo Linns (viola e baixo) e Gilú (percussão e bateria). Figuras conhecidas do cenário pernambucano, os três músicos decidiram se juntar para criar um som diferente. O resultado foi uma mistura de influências como jazz, rock, trip hop e ritmos afro. Wassab se diferencia pela ampla utilização de pedais de efeitos no baixo e na guitarra e pela combinação de timbres criados pela percuteria. O primeiro CD da banda foi lançado em 2011 e também se intitula Wassab

Dezembro

No dia 01/12, às 23h45, é a vez da banda Pouca Chinfra formada em 2005 por doze amigos com diversas influências musicais. O foco do grupo é no trabalho autoral de seus integrantes que mistura samba com poesia. O primeiro CD, que leva o nome do grupo, foi lançado em 2011. O grupo já se apresentou nos festivais Rec-Beat, em Pernambuco e DoSol, no Rio Grande do Norte, entre outros. Pouca Chinfra é formado por Adonis Garcia (trombone), Alexandre Rodrigues (sax, clarinete e flauta), André de Moura (percussão), Daniel Coimbra (cavaquinho), Ernesto Silva (voz e percussão), Fabrício Coelho (voz e violão), Filipe Novais (voz e surdo), José Demóstenes (voz e cavaquinho), Lucas Araújo (bateria), Lucas Temporal (voz e percussão), Rafael Marques (bandolim) e Vinícius Sarmento (violão de sete cordas).

A série "Pernambuco Contemporâneo" também tem um episódio dedicado à Bande Dessinée, grupo que se formou em 2007, com uma proposta dançante e inspiração na música francesa dos anos 1960 e 1970. Em 2011 a banda lançou o seu primeiro CD com músicas autorais em português, italiano e francês. O programa vai ao ar no 08/12 às 23h45.

 

 

 

Da cima para baixo: A Banda de Joseph Tourton, Hugo Linns e Bande Dessineé (Crédito: Pedro Rampazzo/Divulgação Curta!).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado