SescTV estreia filmes da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


As produções abordam temas como consumo, água, energia e mudanças climáticas e serão exibidas de 10 a 15/11, sempre às 20h 


Filme: A Terra da Lua Partida. Foto: Divulgação.

  
Seis documentários da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental - que aborda os temas: consumo, água, energia e mudanças climáticas e recebe produções de diversos países - serão exibidos pela primeira vez no SescTV, com curadoria de Chico Guariba. Produzidos na Alemanha, França, Argentina, Dinamarca, Estados Unidos e Brasil, os filmes vão ao ar de10 a 15/11, sempre às 20h. 

Dia 10/11, segunda, a primeira atração, Quem Controla a Água? (França/Alemanha, 2010, 82'), dirigida por Leslie Franke e Herdolor Lorenz, conscientiza as pessoas sobre o controle da água, a partir de uma pesquisa que está sendo realizada com as empresas francesas Veolia e Suez, que estão entre as maiores no mercado mundial de abastecimento de água e marcam presença nos cinco continentes. Porém, estão perdendo espaço na França, onde ficam suas bases, na Europa, na África, nos Estados Unidos e na América Latina. Nesses lugares estão surgindo movimentos para trazer o fornecimento de água de volta ao domínio dos cidadãos. 

Dia 12/11, terça, o documentário premiado A Terra da Lua Partida (Brasil, 2010, 52'), dirigido por Marcos Negrão e André Rangel, acompanha o dia-a-dia de Sonam, um velho nômade que vive no Vale de Spanshang, no Himalaia, com sua família e seu povo.  Devido às alterações climáticas, a paisagem da região vem se transformando. Os rios quase não têm água e os vales estão ficando desertos. Prevendo o que pode acontecer e sem querer deixar o lugar onde viveram seus ancestrais, Sonan luta pela sobrevivência e tenta encontrar soluções para a sua vida e a de sua tribo.  

Dia 12/11, quarta, o longa Blood in the Mobile (Dinamarca, 2010, 52'), dirigido por Frank Piasecki Poulsen, faz um retrato do lado nebuloso e sangrento da produção de celulares, que envolve a extração ilegal de minerais para a confecção dos aparelhos e, indiretamente, financia a guerra civil na República Democrática do Congo. 

Dia 13/11, quinta, o filme Deserto Verde (Argentina, 2013, 84'), dirigido por Ulises de la Orden, fala sobre o uso de produtos químicos na produção agrícola, muitas vezes de forma abusiva e escondendo os efeitos prejudiciais à saúde. O fato vem ocorrendo há mais de um século, intervindo  na produção de uma infinidade de hectares de alimentos, como plantações de soja e de milho da região de Córdoba, na Argentina, que chegam à mesa do consumidor com o veneno. Especialistas de todo o mundo discutem o tema.  

Dia 14/11, sexta, às 20h, a produção Bag It (EUA, 2010, 74'), dirigida por Suzan Beraza, é guiado por Jeb Berrier, um homem que parte em uma turnê global para investigar os impactos ambientais do uso do plástico. O filme aborda o uso das sacolas de plástico e os danos que o produto pode causar para o meio ambiente, como poluição dos oceanos, ameaçando a fauna marinha, e problemas para a saúde das pessoas. Como melhorar a situação? 

Dia 15/11, sábado, às 20h, o documentário Crude (EUA, 2009, 105'), dirigido por Joe Berlinger, investiga o caso Amazon Chernobyl, um tragédia ambiental com a petrolífera norte-americana Texaco, posteriormente adquirida pela Chevron, que aconteceu na Floresta Amazônica, do lado equatoriano. O ocorrido envolveu 27 bilhões de dólares e uma longa ação judicial requerida por cerca de 30 mil equatorianos em 1993, que tiveram suas terras e água contaminadas com resíduos químicos provenientes da extração do petróleo. 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado