TELECINE TOUCH APRESENTA ‘ESPECIAL DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA’


O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, inspirou o Especial homônimo do Telecine Touch. Nesta data, o canal vai exibir em sequência cinco produções que levaram para o cinema os dramas e abismos sociais provocados pelo racismo. A partir das 15h30, Pride – Orgulho de uma Nação abre a maratona. Inspirado em uma história real, o filme conta a trajetória do carismático professor Jim Ellis (Terrence Howard).  Ele revolucionou a vida dos jovens de sua comunidade ao criar uma equipe de natação formada por negros em um dos bairros mais problemáticos da Filadélfia.
Às 17h30, vai ao ar O Grande Desafio. Outra trama baseada numa história verídica apresenta o criativo professor Melvin Tolson (Denzel Washington), que utiliza métodos pouco convencionais de ensino. O mestre cria um grupo de debate com alunos da pequena Wiley College, num campeonato em Harvard, e os faz questionar a segregadora sociedade em que vivem.
Às 19h50, é a vez de No Balanço do Amor levar a questão racial para o campo afetivo. Aos 17 anos, Sara Johnson (Julia Stiles) sonha se tornar uma bailarina internacional. Mas os planos da jovem mudam quando a mãe morre em um acidente de carro e ela é obrigada a viver com o pai em Chicago. Para se adaptar à nova vida, ela passa a frequentar os clubes locais, onde conhece Derek (Sean Patrick Thomas), um jovem negro que compartilha com ela da paixão pela dança. Em meio às tensões que os cercam, nasce um amor verdadeiro.
Às 22h, o clássico Duelo de Titãs retrata o racismo latente nos Estados Unidos no início dos anos 70. Na ocasião, Herman Boone (Denzel Washington), um técnico de futebol americano é contratado para dirigir um time universitário dividido pelo preconceito, os Titans. Boone, que é negro, precisa conquistar o respeito dos jovens e ensiná-los a superar as diferenças para vencer o campeonato. O filme é inspirado em uma história real.
À 0h10, já na madrugada do dia 21, Ray, cinebiografia de Ray Charles encerra o especial. A obra rendeu a Jamie Foxx o Oscar de Ator e foi laureada na mesma premiação na categoria Mixagem de Som. O filme mostra como o menino, que ficou cego aos sete anos de idade, encontra seu dom em um teclado de piano. Não demora muito para que o talentoso músico seja reconhecido mundialmente por mesclar o gospel, o country e o jazz, com uma marca única e inédita. No entanto, todas as vitórias pessoais e profissionais do astro são postas em risco quando ele se vicia em heroína.
SERVIÇO:                                    
No Telecine Touch, quinta, 20/11.
Às 15h30: Pride – Orgulho de uma Nação (Pride)
Direção: Sunu Gonera.
Elenco: Terrence Howard, Bernie Mac e Kimberly Elise.
ALE, EUA, 2007. Drama. 106 min. 10 anos.
Às 17h30:  O Grande Desafio  (The Great Debaters)
Direção: Denzel Washington.
Elenco: Denzel Washington, Forest Whitaker e Nate Parker.
EUA, 2007. Drama. 123 min. 12 anos.
Às 19h50: No Balanço do Amor (Save The Last Dance)
Direção: Thomas Carter.
Elenco: Julia Stiles, Kerry Washington e Sean Thomas.
EUA, 2001. Romance. 113 min. 12 anos.
Às 22h: Duelo de Titãs (Remember The Titans)
Direção: Boaz Yakin.
Elenco: Denzel Washington, Will Patton e Wood Harris.
EUA, 2000. Drama. 110 min. Livre.
À 0h10: Ray (Ray)
Direção: Taylor Hackford.
Elenco: Regina King, Jamie Foxx e Kerry Washington.
EUA, 2004. Drama. 147 min. 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado