DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 8 A 12 DE DEZEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 08/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
VISCERAL BRASIL: O MESTRE DO MARACANÔ (série)
Dia 8 de dezembro, segunda, às 20h
Horários alternativosterça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 11h / segunda, às 5h30
Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, a atração se dedica a um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
O episódio desta semana é sobre o Mestre Humberto. À frente do Batalhão do Boi de Maracanã, representa a tradição do bumba meu boi do Maranhão. O episódio, que foi filmado durante o batizado do Boi de Maracanã, fala do premiado cantador – condecorado Mestre da Cultura Brasileira -, do início de sua carreira, dos filhos que herdaram o dom musical e a comunidade do Maracanã.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“BOSSA NOVA SOL NASCENTE” (documentário)
Dia 8 de dezembro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / Sábado às 14h / domingo às 08h
A Bossa Nova, que no centenário da imigração japonesa no Brasil completou 50 anos, atravessou mares e fincou raízes no Japão. No ritmo de João Donato, Leila Pinheiro, Carlinhos Lyra e Menescal, muitos artistas brasileiros lançam primeiro seus discos em Tóquio. Se em 1908 a comunidade nipônica veio para cá fugindo da crise, hoje é atraída pelos acordes dissonantes de João Gilberto. No documentário dirigido por Paulo Maurício Germany Costa, ele retrata o vaivém imigratório no compasso da música brasileira. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“ROGÉRIO DUPRAT – VIDA DE MÚSICO” (documentário)
Dia 8 de dezembro, segunda, às 21h30
Horários alternativos: terça, à 1h30 e às 15h30 / quarta, às 9h30 / domingo, às 14h10 e às 18h
O documentário "Rogério Duprat - Vida de Músico" retrata a vida e a obra de Rogério Duprat, compositor brasileiro, autor do Manifesto da Música Nova e responsável pela sonoridade da Tropicália. Sempre um revolucionário, ele rompeu com o nacionalismo na composição musical erudita e foi pioneiro nas composições eletrônicas seriais e aleatórias. A narrativa do filme é conduzida por depoimentos do próprio Rogério, assim como de importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Décio Pignatari, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Rita Lee, Walter Hugo Khouri e Walter Lima Júnior.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“KAYA N’GAN DAYA” (documentário)
Dia 8 de dezembro, segunda, às 22h30
Horários alternativos: terça, às 2h30 e às 16h30 / quarta, às 10h30 / sábado, às 21h30 / segunda, às 3h30

O documentário traz o show ao vivo do disco Kaya N’Gan Daya, de Gilberto Gil. Filmado em película na cidade de São Paulo, a apresentação do álbum lançado em 2001 foi uma homenagem do músico brasileiro ao famoso compositor jamaicano Bob Marley. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o especial traz o espetáculo que colocou no palco releituras de vários clássicos do reggae.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: BANDA DESSINÉE” (série)
Dia 8 de dezembro, segunda, às 23h45
Horários alternativos: terça, às 3h45 e às 17h45 / quarta, às 11h45 / sábado, às 22h45 / segunda, às 4h45

A atração apresenta novos grupos musicais do estado de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock.  No episódio desta semana, a série fala da Bande Dessinée. Com uma proposta dançante e um som cheio de balanço, o grupo vem construindo uma identidade original a partir das diversas influências de cada um dos seus integrantes.


TERÇAS DAS ARTES – 09/12

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
“GRANDE ARTE: INGRES – ARTE ERÓTICA” (série)
Dia 9 de dezembro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 8h30 / domingo, às 11h30

Em paralelo às suas pinturas históricas, Jean-Dominique Ingres (1780-1867) pintou nus - obras que podem ser consideradas “eróticas”. Ainda que sejam raros e muito pouco conhecidos na sua época, os trabalhos são muito famosos nos dias de hoje. Entre eles, estão incluem “La Baigneuse”, “La Grande Odalisque” e “The Turkish Bath”, que estão entre as pinturas mais desafiadoras e enigmáticas do século XIX.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA: Jair Moraes (série)
Dia 9 de dezembro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 15h30 / domingo, às 10h

O episódio da série de documentários dirigida por Inês Bogéa é dedicado a Jair Moraes. Sua vida tem uma trajetória marcada pela entrega e dedicação à arte da dança. Teve como mestras duas figuras emblemáticas: Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova. O carioca, que tem uma forte ligação com Curitiba, já ocupou o posto de primeiro-bailarino do Balé Teatro Guaíra. Com mais de 50 anos de carreira, hoje ele comanda a Companhia de Dança Masculina Jair de Moraes.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CAVERNA LUMINOSA” (documentário)
Dia 9 de dezembro, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, às 13h / domingo, às 7h

Com humor e intimidade, a artista plástica brasileira Denise Milan traça um paralelo entre sua vida, sua obra e a arte em si. E entre sua casa e o seu atelier, a câmera busca suas fotografias pessoais, esculturas, gestos e silêncios para completar o seu retrato. Além da própria artista, o documentário conta com a participação do crítico de arte francês Jean Galard, e do poeta paulista Haroldo de Campos e do professor de História da Arte da UNICAMP Jorge Coli. Confira a promo do programa: www.youtube.com/watch?v=t2nH74etqGo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
5+5+” (documentário)
Dia 9 de dezembro, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / sábado, 16h / domingo, às 10h30
O documentário dirigido por Rodrigo Lamounier tenta descobrir quais os diferentes significados de uma obra de arte. Ele repensa a questão a partir d relação de pessoas com uma mesma gravura de Carlos Vergara da série "Cinco Problemas, Cinco Estampas”, de 1967.
Por se tratar de uma serigrafia com tiragem inicial de duzentas cópias, diferentes pessoas têm esta mesma obra. Através dessa relação entre múltiplos personagens e um mesmo objeto artístico, o filme explora os significados da arte no cotidiano.


QUARTAS DO CINEMA – 10/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
A VIDA É CURTA! - “Lacrimosa”, “O Tigre e a Gazela” e “O Porto de Santos”
Dia 10 de dezembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h


A Vida é Curta! desta semana exibe três curtas-metragens dirigidos e fotografados por Aloysio Raulino nos anos 1970 e restaurados em 2009 pela Cinemateca Brasileira: “Lacrimosa”, “O Tigre e a Gazela” e “O Porto de Santos”. Os filmes são experiências de linguagem que retratam, de forma não convencional, o marginal e arrebatam o espectador pela força de suas imagens. Durante a faixa, serão apresentados depoimentos exclusivos do cineasta e montador Paulo Sacramento e do ensaísta e ator Jean-Claude Bernardet sobre a importância da obra de Raulino.
  
“Lacrimosa” – lançado em 1970, e codirigido por Luna Alkalay - é um retrato da cidade de São Paulo a partir da inauguração de uma nova avenida na cidade, a Marginal Tietê. Em seguida, “O Tigre e a Gazela”, de 1976, que carrega as fisionomias, os gestos e as falas de mendigos, pedintes, loucos e foliões que passam pelas ruas de São Paulo. Por fim, “O Porto de Santos”. Lançado em 1978, o curta-metragem é uma descrição poética do Porto de Santos e seus trabalhadores – doqueiros, prostitutas, marinheiros, um capoeirista –, provavelmente envolvidos numa paralisação grevista.

Aloysio Raulino (1947-2013) foi fotógrafo, realizador e um dos mais generosos profissionais do cinema brasileiro. Fez parte da primeira turma do curso de Cinema da ECA/USP, onde se graduou, deu aulas e também teve essencial atuação na ABD nos 70. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
ALÉM DA ESTRADA” (filme)
Dia 10 de dezembro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, à 0h e às 19h30

O primeiro longa de Charly Braun, lançado em 2009, conta a história de dois jovens que buscam um novo rumo. Além disso, a produção traz um lado menos conhecido do Uruguai. O filme, que traz uma história de encontros e desencontros, tem o argentino Santiago (Esteban Feune de Colombi) como protagonista. Próximo aos seus 30 anos, ele decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado como herança por seus pais. No caminho da pequena cidade de Rocha, ele dá carona à jovem Belga Juliette (Jill Mulleady), que está em busca de um antigo namorado. Juntos eles cruzam as estradas do país e encontram várias figuras locais, se aproximando cada vez mais.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO – “Papo de Botequim” (documentário)
Dia 10 de dezembro, quarta, às 22h38
Horários alternativos: quinta, às 2h38 e às 16h38 / sexta, às 10h38

Bem humorado, o documentário de Allan Ribeiro fala sobre a importância cultural e democrática dos botequins na cidade do Rio de Janeiro. Lançado em 2004, recebeu diversos prêmios – entre eles, o de Melhor Documentário no Gramado Cine Vídeo de 2005.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob”
Dia 10 de dezembro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sextas, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 17h
A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob”. Dirigido por Gérard Oury em 1973, o filme tem Louis de Funès como protagonista, na pele de Victor Pivert, um personagem marcado pelo preconceito. No desenrolar do filme, Victor acaba se envolvendo em diversas situações onde se vê forçado a quebrar paradigmas.
Mais de sete milhões de pessoas foram aos cinemas para assistir a esta fábula sobre aprendizado e tolerância. O roteiro foi escrito em uma época em que aviões eram sequestrados por palestinos e durante a crise dos reféns nos Jogos Olímpicos de Munique. O lançamento foi realizado quinze dias depois do início da Guerra de Yom Kipur.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 11/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA 
LIVROS QUE AMEI: Fausto Fawcett” (documentário)
Dia 11 de dezembro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / domingo, à 1h30 e às 19h / segunda, às 8h

No episódio de estreia da série “Livros Que Amei”, de Suzana Macedo, no Curta!, o compositor e escritor Fausto Fawcett apresenta suas escolhas de livros: "Eu", de Augusto dos Anjos; "Trópico de Capricórnio", de Henry Miller e "Breviário de Decomposição", de Cioran. O filósofo José Thomaz Brum e o escritor Luiz Carlos Maciel contextualizam as obras escolhidas. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
ENCONTRO COM LACAN” (documentário)
Dia 11 de dezembro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 17h / domingo, às 21h / segunda, às 8h30
O documentário sobre o psicanalista e psiquiatra Lacan mostra sua vida cotidiana através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos próximos e família. Nascido na virada do século XX, numa família burguesa católica, Lacan tinha um conhecimento enciclopédico e treinado como psiquiatra. Ele era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Mas, apesar de ser um brilhante psicanalista e marcante na teoria e na prática, seus próprios colegas o condenavam, como se ele fosse o demônio. Atualmente, Lacan é considerado o mais moderno, estimulante e até mesmo o mais controverso dos psicanalistas. A direção é de Gerard Miller.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
LET’S PLAY JAZZ” (documentário)
Dia 11 de dezembro, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 1h30 e às 15h30 / sábado, às 20h / segunda, à 0h e às 9h30
Em um apartamento no Rio de Janeiro, um grupo de pessoas se reúne para falar e ouvir filosofia. Nos encontros, tudo se passa com o rigor e o improviso de uma "jam session". A direção é de Juan Posada. Participam do filme Ivana Bentes, Juan Posada, Auterives Maciel, Jorge Vasconcellos, Tatiana Roque, Ricardo Reis, Rodrigo Guéron, Gabriela Estevão, Yasmin Garcez, Bruna Spínola, Michelle Dias e Luiz Rosemberg Filho.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO - ”Boca a Boca” (ficção)
Dia 11 de dezembro, quinta, às 22h42
Horários alternativos: sexta, às 2h42 e às 16h42 / segunda, às 10h42

João e Maria não querem almoçar com os amigos. Eles precisam inventar uma desculpa, mas não sabem como fazê-lo sem perder a dignidade. Adaptação do conto de Luis Fernando Veríssimo, dirigida pelo carioca Allan Ribeiro.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
PAUL VIRILIO – PENSAR A VELOCIDAD” (documentário)
Dia 11 de dezembro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 2h e às 15h / segunda, às 11h

Nesta Quinta do Pensamento, o Curta! traz para a sua tela “Paul Virílio –Pensar a Velocidad”, documentário dirigido por Stéphane Paoli. Com um dos principais teóricos no assunto, Paul Virílio, ele faz reflexões sobre a velocidade. Através de escritos e reflexões, o especialista mostra que a História contemporânea é filha da velocidade. Com a o advento da internet, a velocidade acabou colocando em questão todos os aspectos da vida cotidiana, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Junto à análise de Paul Virílio, grandes especialistas contemporâneos e observadores informados, como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal comentam o assunto.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 12/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
OS CARVOEIROS” (documentário)
Dia 12 de dezembro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 / domingo, à 3h e às 22h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30

O documentário dirigido por Nigel Noble fala sobre as famílias que ganham a vida produzindo carvão vegetal para as multinacionais e o impacto que essa atividade tem em suas vidas. Através de depoimentos dos carvoeiros, o filme monta um retrato das famílias pobres do interior do Brasil e do trabalho infantil e semi-escravo usado para a produção do carvão.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“500 ALMAS” (documentário)
Dia 12 de dezembro, sexta, às 21h10
Horários alternativos: sábado, à 1h40 e às 18h / domingo, às 5h30 e às 22h30 / segunda, à 1h30 e às 16h40 / terça, às 8h30

Com mais de 50 prêmios, “500 Almas” é um dos documentários mais reconhecidos do Brasil. O documentário dirigido por Joel Pizzini fala sobre a perda de identidade baseado na cultura dos índios Guatós. Filmado na ilha Insua, no Pantanal, e em localidades como Cáceres, Poconé e Corumbá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, Recife e Berlim (Alemanha), tem como ponto de partida o resgate da identidade de toda uma população indígena, os índios Guatós - tidos como extintos. Até a produção do filme, lançado em 2005, os não sabiam sua própria história.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  
CURTA! RELÂMPAGO – “O Velho e o Novo” (ficção)
Dia 12 de dezembro, sexta, às 23h
Horários alternativos: sábado, às 3h30 / segunda, às 16h30 / terça, às 10h30

O curta, que conta com Gregório Duvivier no elenco, se passa em 1989 e fala de uma investigação feita por um inspetor de polícia francês e um enviado da embaixada do Brasil sobre as causas da morte de uma jovem repórter brasileira. A partir das fitas cassetes gravadas por ela, descobrem que o ex-presidente brasileiro JK falseou sua própria morte para evitar ser assassinado. A direção é de Daniel Caetano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado