Documentário e show inéditos têm o percussionista Wilson das Neves como atração

  
Dia 04/01, domingo, a partir das 21h, no SescTV 
  
  

Foto: Adi Leite

Aos 78 anos de idade e 60 de carreira, o percussionista e sambista carioca Wilson das Neves é considerado um dos mais importantes bateristas do País. O músico, que já gravou com Paulo Cesar Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque e Nei Lopes, entre outros nomes da MPB, é atração de dois programas inéditos no SescTV: um documentário da série Passagem de Som, que aborda a sua carreira, e um show da série Instrumental Sesc Brasil, com repertório que funde diversos ritmos brasileiros, todos "sambeados". Com direção para TV de Max Alvim e Carlos Zen, os programas serão exibidos dia 04/01, domingo, a partir das 21h. 
  
No documentário, o rapper Emicida comenta sobre a importância de Wilson das Neves para a música brasileira, acompanhando nomes como Elza Soares. Ele também destaca a carreira solo do sambista e lembra quando o conheceu. Eles participavam de um projeto musical, que reunia diferentes gerações para trabalharem em parceria em uma canção. Resultado: Emicida compôs Ó Sorte em homenagem a Neves, que os dois gravaram juntos. A música menciona títulos de sucessos do percussionista. 
  
O radialista Moisés Rocha rememora a época em que Neves integrou o grupo de samba jazz Os Catedráticos, criado pelo pianista Eumir Deodato, e o lançamento do álbum homônimo ao grupo em 1973. O percussionista visita o compositor e músico Osvaldinho da Cuíca, na capital paulista, onde recordam acontecimentos inusitados sobre a Escola de Samba Vai-Vai, da qual Osvaldinho foi fundador da ala dos compositores. O programa também traz os bastidores do show de Neves para a série Instrumental SescTV Brasil, que o canal exibe na sequência. 
  
No espetáculo, Wilson das Neves executa composições que fundem sonoridades brasileiras, todas tocadas em ritmo de samba. Dentre elas estão: Tema para Elizete, de sua autoria; Berimbau, de Badden Powell e Vinicius de Morais; Essa Moça Tá Diferente, de Chico Buarque;Wave, de Tom Jobim; e Rock Around the Clock, de James E. Meyers & Max Freedman. 
  
Tocando bateria, o instrumentista é acompanhado por Diogo Gomes, no trompete; Itamar Assieri, no piano; André Tandeta, na bateria; José Carlos Santos, na guitarra; Rômulo Gomes, no contrabaixo; Armando Marçal, Zero Telles e Zé Trambique, nas percussões; Zé Carlos "Bigorna", no sax e flauta; Marcelo Martins, no saxofone; Jessé Sadoc e Altair Martins, nos trompetes; e Serginho do Trombone, no trombone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado