Pedro Alterio e Bruno Piazza: conectando talentos em uma poética homenagem


 

Lá se vai quase um ano desde que Pedro Alterio e Bruno Piazza debruçaram-se no projeto do DVD Noite de Primavera, registro único da bem sucedida parceria entre a música erudita e a popular, que além de composições do primeiro álbum e inéditas, traz uma homenagem ao centenário de O Guardador de Rebanhos, compilação de poemas de Alberto Caieiro.

Juntos desde 2011 e a frente do Música dos Dois, para a realização do trabalho a dupla juntou-se ao diretor e homem de frente da Zoe Films, Carlos Gayotto Rolim, que assina a produção junto com Alterio e Piazza. Sem contar, é claro, com toda musicalidade de convidados para lá de especiais. "A gente tem uma conexão muito forte com terceiros, com autores e artistas...a gente sempre flertou com eles”, revela Pedro.

A composição escolhida para dar o pontapé inicial nessa jornada pela boa música foi Ouro em Pó, que com seu duo de violinos, viola de arco e cello, abre espaço para os inconfundíveis acordes de violão e a marcante presença do piano de Piazza. “Essa é a primeira música do Pedrinho, lindíssima, que quase entrou em nosso primeiro trabalho e não poderia ficar de fora deste”, complementa Bruno.

Numa bela Ironia do destino, a composição homônima de Rafael e Rita Alterio é um verdadeiro presente de pais para filho. Numa emocionada interpretação e fazendo jus ao afinado clã, Pedro é enfático ao ovacionar a faixa."Quando eu a ouvi pela primeira vez, dizia que era um clássico da música. Uma história de redenção do amor, que caminha entre o popular e o moderno", entusiasma-se.

Já Travessia, nos remete a uma calorosa reunião de bambas, com as participações especiais do Trio Oritá – projeto paralelo de Bruno Piazza com Fi Maróstica e Gabriel Alterio – e a cativante voz de Vanessa Moreno. "Travessia foi composta especialmente para esse trabalho, durante o processo de gravação do DVD", comenta Piazza com a deixa de Pedro: "É meu playground essa música".

Sexto Sentido, outra contribuição dos Alterios, conta com Gabriel Sater, violinista, compositor e cantor, que desde os 19 anos vem mostrando-se um talento ímpar, colecionando prêmios e uma legião cada vez maior de fãs.

Mas como o show não pode parar e de participações especiais o DVD está muito bem servido, Alguém Dirá traz toda sonoridade das cordas de Neymar Dias, multi-instrumentista consagrado e que leva toda sua expertise em experimentar, mesclar e fundir variados estilos musicais para essa inesquecível noite de primavera. "Neymar Dias é um músico incrível, uma pessoa maravilhosa, com arranjos de outro mundo", fala com ares de fã Piazza.

E chegamos a XLII, uma competente e bem estruturada homenagem a Fernando Pessoa, que há 100 anos lançava o Guardador de Rebanhos, obra composta por 49 poemas, que marcava ainda a estreia de seu heterônimo Alberto Caieiro. Pensando em reproduzir fielmente a paixão da dupla pelo maior poeta da Língua Portuguesa no século XX, Pedro e Bruno mostram-se estetas em sua arte ao conseguir musicar esse ícone literário. "A música não podia deixar de ser um poema cantado...e conseguimos esse resultado", comemora Alterio.

Para tornar o DVD Noite de Primavera possível, a dupla - além da parceria com a Zoe Films – juntou-se ao Partio, site de crowdfunding cultural, que apoia financeiramente projetos voltados para a cultura. Num sistema de pre-order do lançamento oficial, que acontece em 24 de dezembro, antigos e novos fãs podem optar por qualquer valor a partir de R$1 (um real), que dá direito ao download de uma faixa do DVD, além de agradecimentos no site oficial e fanpage no Facebook.

Quanto maior a contribuição, mais conteúdo é disponibilizado, podendo englobar no final o download do DVD Digital, DVD Noite de Primavera autografado, além dos CD’s do Música dos Dois, Oritá e Batista & Bando, projetos paralelos de Pedro Alterio e Bruno Piazza.

Para fazer parte desse verdadeiro turbilhão de sons, conhecer ou continuar curtindo o trabalho da dupla, basta acessar http://goo.gl/owXIsD e mostrar que com boas ideias e ideais, o cenário musical brasileiro ainda tem muita qualidade, diversidade e grandes nomes a oferecer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado