SescTV estreia o documentário “Leituras”, que reflete sobre a literatura como desenvolvimento humano


  
Além desta, o canal exibe mais quatro produções que abordam a literatura. As atrações vão ao ar de 16 a 20/12, sempre às 20h 

  
SescTV apresenta o documentário inédito Leituras, que analisa a literatura como ferramenta de desenvolvimento humano, proporcionando ao sujeito diferentes formas de interpretar a vida. Dirigida por Mario Kuperman, a produção faz uma conexão entre literatura, arte e cultura. Depoimentos, em off, de diversos pensadores e especialistas de áreas distintas do saber  traçam um panorama da importância da leitura para a formação das pessoas. O filme será exibido dia 16/12, terça, às 20h. 
  
A literatura também é tema dos longas-metragens Bruta Aventura em Versos, com direção de Letícia Simões, que o canal exibe dia 17/12Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, dia 18/12Vozes da Guerra, de Cristina Fonseca, dia 19/12; e De Corpo Inteiro, de Nicole Algranti, dia 20/12Sempre às 20h. 
  
O documentário Leituras fala sobre a ideia individualizada que cada pessoa cria a partir de sua percepção em contato com a escrita. Apesar dos indivíduos já nascerem com capacidades básicas para o desenvolvimento do cérebro, será necessário trabalhar suas habilidades pessoais, que sofrerão influências da cultura de cada um. Essas tarefas podem ter início na infância, quando a criança tem entre três e seis anos de idade e começa a observar os acontecimentos em sua volta. As informações recebidas serão transformadas em memórias e possibilitarão ao pequeno estabelecer conceitos mais complexos. 
  
O filme mostra que o leitor é capaz de entender o mundo através do aprendizado extraído de suas leituras e, consequentemente, transformar a própria realidade e ampliar as suas experiências. Ainda são assuntos tratados no documentário: a arte como gerador de percepções e reprodução da realidade e a cultura do analfabeto. 
  
O longa Leituras tem participação de nomes como os sociólogos Antonio Candido e Muniz Sodré; o psicanalista Contardo Calligaris; os escritores Pedro Bandeira e Fanny Abramovich; e o dramaturgo Rodolfo Garcia Vázquez. 
  
No filme Bruta Aventura em Versos, a diretora Letícia Simões resgata a trajetória da poetisa e tradutora brasileira Ana Cristina Cesar, ícone da Geração Mimeógrafo e Poesia Marginal e autora do livro A Teus Pés. Sua obra serve de inspiração para diversos artistas. Já em Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, os diretores Bruno Polidoro e Cacá Nazario revisitam cidades por onde passou o escritor Caio Fernando Abreu, como Londres, Paris, Porto Alegre, São Paulo. Imagens poéticas pontuam depoimentos e releituras de seus escritos por seus amigos, como Maria Adelaide Amaral e Adriana Calcanhotto. 
  
No documentário Vozes da Guerra, a diretora Cristina Fonseca resgata a história da Guerra de Canudos sob múltiplas visões, inclusive a da terceira geração dos seguidores de Antonio Conselheiro. Para fechar, o filme De Corpo Inteiro, baseado no livro Entrevistas, é dirigido pela sobrinha-neta de Clarice Lispector, Nicole Algranti. O longa reproduz entrevistas realizadas por Clarice com autores da literatura brasileira, como Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Rubem Braga e Jorge Amado. Trechos de ficção mostram a escritora sendo interpretada pelas atrizes Aracy Balabanian, Beth Goulart, Leticia Spiller e Dora Pellegrino. A atração também refaz algumas entrevistas conduzidas por Clarice, com personalidades como Oscar Niemeyer, Tônia Carrero, Elke Maravilha e Nélida Piñon. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado