DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 05 A 09 DE JANEIRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 05/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
VISCERAL BRASIL: PELAS ALMAS DE BEM” (série)
Dia 05 de janeiro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 11h30 / segunda, às 5h30

Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, a atração se dedica a um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
O episódio desta semana é sobre o Zambiapunga. Formado por 40 homens, o grupo tem a tradição de sair pelas ruas da pequena cidade baiana de Nilo Peçanha na madrugada da véspera do dia de finados chamando pelas almas de bem, como uma catarse coletiva.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO: HEITOR DOS PRAZERES” (documentário)
Dia 05 de janeiro, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h

O curta-metragem dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e lançado em 1965 é um poema em forma de filme. Ele retoma as memórias da infância do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em um Rio de Janeiro que só sobrevivia em seus sambas, seus quadros e suas recordações.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DOMINGUINHOS” (documentário)
Dia 05 de janeiro, segunda, às 21h15
Horários alternativos: terça, à 1h15 e às 15h15 / quarta, às 9h15 / sábado, às 20h / segunda, à 0h
O documentário trata da vida e da obra de um dos maiores sanfoneiros brasileiros, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos. O filme conta com participações de importantes parceiros de Dominguinhos, como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ÍCONES DO JAZZ: COUNT BASIE” (série)
Dia 05 de janeiro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 22h / domingo, às 17h

A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Count Basie e traz uma apresentação do pianista na Suécia, em 1962, com uma das melhores orquestras na época, composta por 18 integrantes – incluindo Marshal Royal, Freddie Green, Quentin “Butter” Jackson, Frank Wess e Sonny Payne. A gravação, descoberta recentemente, conta com canções como “Corner Pocket,” “Old Man River,” e “One O’Clock Jump”. É o primeiro show de Count Basie com a banda registrado em vídeo.

TERÇAS DAS ARTES – 06/01

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ARQUITETURAS: A ESCOLA BAUHAUS DE DASSAU” (série)
Dia 06 de janeiro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 14h30 / domingo, às 8h30
“Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta terça-feira se dedica a mais importante construção do arquiteto alemão Walter Gropius, a Bauhaus de Dessau. Construída em 1926, a escola de arte e arquitetura é um dos exemplos mais famosos da arquitetura do século XX.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
FIGURAS DA DANÇA: RUTH RACHOU” (série)
Dia 06 de janeiro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 15h30 / domingo, às 9h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Ruth Rachou. Considerada uma das artistas fundamentais da dança moderna no Brasil, Ruth Rachou iniciou sua carreira em 1954 no histórico Ballet do IV Centenário (SP) e influenciou toda uma geração da dança. Ruth tem uma extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora. Como atriz, participou de filmes produzidos pelos estúdios da Vera Cruz e dançou no balé da TV Record. No Brasil, foi responsável pela disseminação de algumas dessas técnicas de dança moderna americana e, em 1972, abriu o Espaço de Dança Ruth Rachou em São Paulo, que, além de aulas regulares de técnicas de dança moderna e pilates, é um lugar de reflexão e diálogo sobre as artes cênicas. Em 2013, aos 86 anos, Ruth ganhou o Grande Prêmio da Crítica APCA.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO” – Parte 1 (série)
Dia 06 de janeiro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, às 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / domingo, às 13h

Aos 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções. O arquiteto, que morreu em 2012, dá o testemunho de um artista que acreditou até o fim no ideal socialista.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 10 ANOS
ARIANE MNOUCHKINE - A AVENTURA DO THÉÂTRE DU SOLEIL” (documentário)
Dia 06 de janeiro, terça, às 22h30
Horários alternativosquarta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30 / sábado, às 8h / domingo, às 14h

Com peças tão conhecidas, a militante ativa do serviço público e digna herdeira de Jean Vilar, Ariane Mnouchkine, defende o culto de um teatro que eleve tanto a alma, quanto o coração, mantendo-se popular. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo, o documentário dirigido por Catherine Vilpoux fala da sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior. Tudo isso a faz uma mulher e artista excepcional, que dedicou a vida à sua paixão, conseguindo manter a coesão de um grupo por mais de 40 anos. Hoje, Ariane alcançou um momento na vida onde se questiona sobre o futuro de sua trupe em um mundo que vai contra os valores do Théâtre du Soleil.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
DANÇA EM FOCO: TRANSCRIAÇÕES” (série)
Dia 06 de janeiro, terça, às 23h30
Horários alternativosquarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30
O primeiro filme da série, dirigido por Leonel Brum, Paulo Caldas, Regina Levy e Eduardo Bonito, é uma produção inglesa que traz um duo de bailarinas nas ruas de Milão. Nele, a dança é testemunhada quase que cegamente por uma cidade que tem uma arquitetura que vai dialogando com esta dança.

QUARTAS DO CINEMA – 07/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
A VIDA É CURTA! – “Ser Tão Cinzento”, “De Volta Ao Quarto 666” e “What Are You Looking For”
Dia 07 de janeiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
 
“A Vida É Curta!” traz três curtas-metragens esta semana. O primeiro é “Ser Tão Cinzento”, que tem direção de Henrique Dantas. O curta é uma recriação da memória do filme "Manhã Cinzenta", do cineasta autodidata Olney São Paulo, uma das mais belas obras cinematográficas produzidas sobre o período da Ditadura Militar. Em seguida, a faixa exibe “De Volta Ao Quarto 666”. Qual o futuro do cinema? Em 1982, durante o festival de Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem a esta pergunta e realizou o filme "Quarto 666" ("Chambre 666"). Vinte e seis anos depois, em 2008, o cineasta Gustavo Spolidoro faz amesma pergunta ao próprio Wenders, que dessa vez está do outro lado da câmera.
Por fim, vem “What Are You Looking For”, de Camila Gonzatto. Lançado em 2008, aborda os caminhos, os passos e o tempo do músico e compositor norte-americano Philip Glass. De forma poética, ele reflete sobre a origem da música e das ideias que se transformam em cada nota de seu piano. Figura lendária da cultura, Glass colaborou com artistas como Allen Ginsberg, Woody Allen e David Bowie e ainda compôs sinfonias e óperas.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
CABRA-CEGA” (filme)
Dia 07 de janeiro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, às 3h e às 21h

O filme de Toni Venturi é um thriller político centrado na história de Tiago, Rosa e Pedro, jovens militantes que vivem o sonho e o pesadelo da revolução armada. O longa-metragem faturou cinco Candangos de Ouro no Festival de Brasília nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo Medeiros), Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. No Festival de Campo Grande, recebeu o Prêmio Especial pela Pesquisa Histórica. O pano de fundo do enredo é um Brasil amordaçado, sem liberdades democráticas.  O elenco conta com nomes como Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch, Michel Bercovitch, Milhem Cortaz, Odara Carvalho e Bri Fiocca.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: O PEQUENO MUNDO DE DON CAMILO” (série)
Dia 07 de janeiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h

A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. Neste episódio, ela revisita “O Pequeno Mundo de Don Camilo”, de Julien Duvivier, filmado em 1952.
No filme, logo depois da Segunda Guerra Mundial, em um vilarejo italiano em Emilia-Romagna, o padre Don Camillo e o prefeito comunista Peppone brigavam pela volta de seus eleitores. Antes unidos pela Resistência, eles tornaram-se inimigos políticos que algumas vezes se unem por causas e interesses comuns. A comédia social ficou entre os maiores sucessos pós-guerra, tendo uma bilheteria de 12 milhões de ingressos vendidos.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 08/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA 
LIVROS QUE AMEI: Tenório Telles” (série)
Dia 08 de janeiro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / segunda, às 8h
Neste episódio da série “Livros Que Amei”, de Suzana Macedo, o professor, poeta e crítico literário Tenório Telles apresenta suas escolhas de livros: “Quincas Borba”, de Machado de Assis; “O Sentimento do Mundo”, de Drummond; e o “Eclesiastes”, livro da Bíblia. Para contextualizar as obras escolhidas, o programa recebe o crítico José Castello, o poeta Carlito Azevedo e o jornalista Luiz Paulo Horta.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
ZWEIG - A MORTE EM CENA” (documentário)
Dia 08 de janeiro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 13h45 / domingo, às 7h45 / segunda, às 8h30

Com testemunhas contemporâneas e um olhar cinematográfico dos anos 40, o documentário de Sylvio Back discute a “vida brasileira” do escritor austríaco Stefan Zweig, autor do emblemático livro “Brasil, País do Futuro”. Ele, aos 60 anos, e sua esposa, Lotte, aos 33, suicidaram-se em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na semana seguinte ao carnaval carioca de 1942.
O filme traz imagens de arquivo com o próprio Zweig, além de depoimentos de personalidades que tiveram contato ou conheceram a obra do autor.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“VICTOR HUGO, O OLHAR DO ARTISTA” (documentário)
Dia 08 de janeiro, quinta, às 21h15
Horários alternativos: sexta, à 1h15 e às 15h15 / domingo, às 11h / segunda, às 9h15

O filme é uma odisseia que permite mapear a vasta imaginação de Victor Hugo. Além de escrever livros, Victor Hugo também desenhou e pintou, produzindo guaches, aquarelas, desenhos, caricaturas, esboços, gravuras decorativas e caligrafias. O diretor Henry Colomer apresenta um retrato do gênio levando em conta todos os aspectos de sua obra.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CIENTISTAS BRASILEIROS” (documentário)
Dia 08 de janeiro, quinta, às 22h10
Horários alternativos: sexta, às 2h10 e às 16h10 / domingo, às 2h e às 20h / sábado, às 10h10
Com direção de José Mariani, o filme mostra a trajetória dos físicos brasileiros José Leite Lopes e César Lattes e sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil. O documentário apresenta a carreira científica dos dois cientistas no Brasil e no exterior, com destaque para a descoberta do Méson Pi e para a participação de Lattes e Leite Lopes na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1949 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1951. “Cientistas Brasileiros” conta com depoimentos dos protagonistas e também de Simon Schwartzman, Alfredo Marques, Fernando de Souza Barros, Marcelo Damy, Henrique Lins de Barros, Amélia Império Hamburguer, Edson Shibuya e Humberto Siqueira Brandi.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“SARTRE POR ELE MESMO: PARTE 1” (série)
Dia 08 de janeiro, quinta, às 23h10
Horários alternativos: sexta, às 3h10 e às 17h10 / sábado, às 17h / segunda, às 11h10

O próprio Sartre, em uma situação inédita, aceita abrir-se para as câmeras e falar sobre sua vida e sobre a filosofia. Uma reunião de imagens e entrevistas traz o grande filósofo dando um depoimento autobiográfico. O filósofo e escritor fala sobre suas experiências pessoais, refletindo também sobre o universo político que o cerca.

SEXTAS DA SOCIEDADE – 09/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“DOUTORES DA ALEGRIA” (documentário)
Dia 09 de janeiro, sexta, às 20h
Horários alternativossábado, à 0h30 e às 18h / segunda, às 3h e às 13h30 / terça, às 7h30

Com sua versão TV indicada ao Emmy Award 2005 e versão para cinema premiada em diversos festivais nacionais e internacionais, o documentário registra o trabalho que o grupo Doutores da Alegria desenvolve com milhares de crianças hospitalizadas em todo o Brasil. A direção é de Mara Mourão.
O objetivo central do filme é transmitir a importância do papel social da arte, destacando o triunfo da alegria em meio à adversidade, alegria essa que é gerada pelos encontros de crianças e palhaços dentro do hospital. O documentário mostra desde a preparação do grupo de atores até a atuação deles diante das crianças internadas – momento em que os risos arrancados pelas trapalhadas soam como a melhor trilha sonora. Ele ainda conta com depoimentos dos palhaços, de familiares e médicos.
Mostrando o dia a dia dos hospitais que recebem as visitas do grupo, o documentário ressalta a transformação pela qual o ambiente passa com a presença dos Doutores da Alegria e registra momentos engraçados e tocantes causados por esse projeto. O público também pode conferir na web o depoimento do criador do grupo, Wellington Nogueira, sobre o trabalho realizado: https://www.youtube.com/watch?v=knywEwgrgPc.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“TANCREDO NEVES - A TRAVESSIA” (documentário)
Dia 09 de janeiro, sexta, às 21h40
Horários alternativos: sábado, às 2h10 / domingo, à 0h e às 18h / segunda, às 15h10 / terça, às 9h10

Dirigido por Silvio Tendler, “Tancredo Neves - A Travessia” é um documentário que retrata a biografia do ex-presidente Tancredo Neves através de depoimentos. O filme conta a história do homem firme em suas decisões e sereno nas atitudes, do político moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com ética, retidão e extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história do país.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“O TALMUDE” (documentário)
Dia 09 de janeiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 5h e às 23h / segunda, às 17h / terça, às 11h
O Talmude é a realização mais importante da cultura judaica. Ainda assim, esta verdadeira herança da humanidade permanece até hoje como alvo de curiosidade, cercada de mistério e muito pouco conhecida. Essa criação é uma tarefa contínua, sempre avançando e sempre em construção. É um livro aberto em movimento perpétuo. Enquanto a tradição oral se estende por gerações, comentários são acrescentados a comentários. Um patrimônio do conhecimento, o Talmude também apresenta uma metodologia analítica impressionante. A direção do documentário é de Pierre-Henry Salfati.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado