DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 12 A 16 DE JANEIRO




SEGUNDAS DA MÚSICA – 12/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
MUSICA LIBRE: TRINIDAD & TOBAGO” (série)
Dia 12 de janeiro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 11h30


De todos os países do Caribe, Trinidad & Tobago é o que tem a mais curiosa mistura racial entre indianos e africanos. Neste episódio de Música Libre, primeiro é revelado o "Calypso", grande abre-alas da música de Trinidad. Além dele, há a "Soca", o estilo mais tocado durante o “Carnaval”, que foi criado a partir do “Calypso” e de ritmos indianos. Além desses gêneros, há as "Steel Bands”, enormes bandas com tambores feitos a partir de grandes latas de petróleo deixados nos portos de Trinidad.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES” (documentário)
Dia 12 de janeiro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / sábado às 18h / segunda à 0h


O documentário apresenta as ideias e a obra musical de Gilberto Mendes, o maior compositor brasileiro vivo de música erudita de vanguarda. Com direção de Carlos Moura Ribeiro Mendes, a produção mostra a trajetória artística do precursor da bossa nova nos anos 40. Com filmagens na Rússia, Alemanha, Bélgica, Holanda e Brasil, o longa ressalta a importância musical de Gilberto Mendes, que introduziu as músicas aleatória, concreta e eletrônica nos anos 60 no Brasil. Além disso, ele é reconhecido devido a criação da música Teatro nos anos 70 e do minimalismo nos anos 80.  

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – MEU NOME É GAL” (documentário)
Dia 12 de janeiro, segunda, às 22h45
Horários alternativos: terça, às 2h45 e às 16h45 / quarta, às 10h45

Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, “Meu Nome É Gal” mostra a jovem Gal Costa tropicalista curtindo sua vitrola, seu violão, seu fusca vermelho e seu black power psicodélico. No filme, gravado no Rio de Janeiro de 70, ela interpreta as canções “Saudosismo”, “Divino Maravilhoso” e “Meu Nome é Gal”.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ÍCONES DO JAZZ: LIONEL HAMPTON” (série)
Dia 12 de janeiro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 22h / domingo, às 17h


A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Lionel Hampton, um dos músicos mais amados da história do jazz. Em um show na Bélgica, em 1958, ele canta, toca bateria, piano e dança e, ao lado de sua banda, leva o público ao delírio.
Com solistas como Andy McGhee, Art Hoyle, Billy Mackel, Lou Blackburn, Bobby Plater, Wilbert Hogan e Eddie Williams, a Orquestra de Hampton toca a mistura a clássica mistura do músico, de jump blues, jazz e R&B. No repertório, as músicas “The High & The Mighty”, “Hamp’s Piano Blues”, “History Of Jazz”, “Hot Club Blues”, “I Found A New Baby”, “The Chase (Part I & II)”, “Brussels Sprouts”, “Sticks Ahoy” e “Gladys”.


TERÇAS DAS ARTES – 13/01

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ARQUITETURAS: ÓPERA GARNIER” (série)
Dia 13 de janeiro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 13h / domingo, às 7h



“Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta semana se dedica a um dos símbolos da capital francesa. A suntuosa Ópera de Paris, de Charles Garnier, é uma das jóias da arquitetura do século XIX. Desde o momento de sua inauguração, o público ficou maravilhado com a rica variedade dos materiais usados em sua construção e decoração.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
FIGURAS DA DANÇA: LUIS ARRIETA” (série)
Dia 06 de janeiro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / domingo, às 9h


O documentário dirigido por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Luis Arrieta. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele chegou ao Brasil em 1974 a convite de Marilena Ansaldi para integrar o Ballet Stagium, em São Paulo. Ao longo de mais de 40 anos de trajetória como bailarino, coreógrafo e diretor artístico, constituiu uma das mais destacadas obras na arte da dança produzida no país. Com quase uma centena de coreografias, teve papel decisivo na história de importantes companhias, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador, Bahia. Luis Arrieta ocupou por duas vezes o posto de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e foi um dos fundadores e diretor artístico do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo, de Belo Horizonte, Minas Gerais.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO” – Parte 2 (série)
Dia 13 de janeiro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, às 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / domingo, às 14h


Aos 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções. O arquiteto, que morreu em 2012, dá o testemunho de um artista que acreditou até o fim no ideal socialista.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CAROLYN CARLSON” (documentário)
Dia 13 de janeiro, terça, às 22h30
Horários alternativosquarta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30

O documentário retrata de forma profunda e pessoal a grande coreógrafa americana Carolyn Carlson e seu trabalho, trazendo um olhar fascinante sobre a arte da coreografia. Depois de Helsinki e Estocolmo, ela escolheu, em 2004, viver e trabalhar no norte da França. Lá ela dirige o National Dance Studio of Roubaix busca seu rico trabalho de criação, celebrado no mundo todo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
DANÇA EM FOCO: INTERIORES” (série)
Dia 13 de janeiro, terça, às 23h30
Horários alternativosquarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 15h
Com direção de Leonel Brum, Paulo Caldas, Regina Levy e Eduardo Bonito, o programa traz três filmes gravados em interiores. O mote deste episódio é mostrar espaços que são alterados pelo lirismo de danças que ocorrem neles.


QUARTAS DO CINEMA – 14/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
A VIDA É CURTA! – “Depois das Nove”, “Julie, Agosto, Setembro”, “Várias Vidas de Joana”, “Uma Visita a Elizabeth Teixeira” e “Humor Amargo”
Dia 14 de janeiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h

  
    


“A Vida É Curta!” traz cinco curtas-metragens esta semana. “Depois das Nove”, dirigido pelo cineasta carioca Allan Ribeiro e que trata da relação de Rafael com sua avó. O filme levou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília 2008. Em seguida, “JulieAgostoSetembro”, de Jarleo Barbosa, que conta a história de Julie, uma suíça que acabou de se mudar pra Goiânia (GO) e aos poucos vai entendendo a cidade - até se transformar em uma parte dela.
Depois é a vez de “Várias Vidas de Joana”. O documentário, dirigido por Cavi Borges e Abelardo de Carvalho, foi feito apenas com imagens de arquivo cedidas pela Cinemateca e Arquivo Nacional. O filme mistura a vida de Joana, que em 1964 foi estudar no Rio de Janeiro, com a história da ditadura no Brasil. Em “Uma Visita a Elizabeth Teixeira” depois de quase 30 anos da realização de "Cabra marcado para morrer", de Eduardo Coutinho, a diretora Susanna Lira faz uma visita à Elizabeth Teixeira, viúva do camponês João Pedro Teixeira, que teve a história eternizada no clássico e que mantém viva sua luta pelos direitos do homem do campo.
Finalizando a faixa, um clássico de Sérgio Santeiro, “Humor Amargo”. Filmado na Cinemateca do MAM RJ em 1973, o filme traz os atores Hugo Carvana e Paulo José em cinco esquetes que evidenciam o drama de viver no Brasil daquela época.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
SOY CUBA – O MAMUTE SIBERIANO” (filme)
Dia 14 de janeiro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, às 4h e às 22h
No início dos anos 60, o diretor soviético Mikhail Kalatozov, junto a uma equipe de 200 pessoas, rodou em Cuba a superprodução "Soy Cuba". A intenção original era que o filme fosse uma poderosa arma de divulgação sobre a revolução cubana, mas acabou sendo ignorado após sua estreia em Havana e em Moscou. O filme ficou então desconhecido para o ocidente até a década de 90, quando foi descoberto pelos diretores Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário, dirigido por Vicente Ferraz, apresenta depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes de "Soy Cuba", mostrando o contraste entre as culturas cubana e eslava. Entre as participações no documentário, estão Othon Bastos, Alexander Calzatti, Raúl García e Glauber Rocha.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO: TREMOR” (filme)
Dia 14 de janeiro, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, à 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45



Em clima de suspense, “Tremor” mostra a saga de um homem que anda pela noite de Belo Horizonte à procura do corpo da mulher desaparecida. Com estreia em 2013, o diretor Ricardo Alves Jr. ganhou prêmios como melhor direção, fotografia e montagem no Festival de Brasília; melhor filme no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e no Festival Kinoforum de Cinema de Londrina.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: LACOMBE LUCIEN” (série)
Dia 14 de janeiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h

A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. Neste episódio, ela revisita “O Lacombe Lucien”, filmado por Louis Malle em 1973. A história se ambienta em uma pequena cidade no sudoeste da França, em junho de 1944, logo depois dos Aliados aterrissarem. Filho de camponeses, Lacombe Lucien se junta às perseguições e torturas de membros da Resistência. No entanto, ele se apaixona por uma garota judia que vive escondida na pequena cidade, com seu pai e sua avó. Aos poucos, ele vai se afeiçoando a essa família e até impede que parte dela seja presa.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 15/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA 
LIVROS QUE AMEI: LUCIA LAGUNA” (série)
Dia 15 de janeiro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 15h30 / domingo, às 9h30/ segunda às 8h

Neste episódio da série “Livros Que Amei”, de Suzana Macedo, a pintora Lucia Laguna apresenta suas escolhas de livros. Dentre os favoritos, ela elegeu a poesia de Manuel Bandeira e de Cecília Meirelles e a prosa poética de "Histórias de Cronópios" e de "Famas", de Julio Cortazar. O jornalista Eric Nepomucemo fala de Julio Cortazar e o poeta José Almino fala de seu conterrâneo Manuel Bandeira.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
GRANDES ESCRITORES: TENNESSEE WILLIAMS - O ORFEU DO TEATRO AMERICANO - PARTE 1” (série)
Dia 15 de janeiro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 13h45 / sábado, às 17h/ domingo, às 11h / segunda, às 8h30

“Tennessee Williams” é o primeiro documentário televisivo feito na dramaturgia desde sua morte e é o único estudo de sua vida e seu trabalho como um todo. O telespectador confere a trajetória do dramaturgo desde a sua juventude no Mississippi e em St. Louis, até seus difíceis anos finais. Junto com as sequências de entrevistas e conversas com pessoas que conheceram e trabalharam com Williams, estão algumas das cenas mais célebres de filmes adaptados de suas obras. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CARO FRANCIS” (documentário)
Dia 15 de janeiro, quinta, às 21h20
Horários alternativos: sexta, à 1h20 e às 15h20 / domingo, à 0h e às 18h/ segunda, às 9h20


O filme dirigido por Nelson Hoineff traça um painel sobre Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. À sua maneira, denunciou a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, independente de qual seja no momento. Irreverente, ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“SARTRE POR ELE MESMO: PARTE 2” (série)
Dia 15 de janeiro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 12h / segunda, às 11h


O próprio Sartre, em uma situação inédita, aceita abrir-se para as câmeras e falar sobre sua vida e sobre a filosofia. Uma reunião de imagens e entrevistas traz o grande filósofo dando um depoimento autobiográfico. O filósofo e escritor fala sobre suas experiências pessoais, refletindo também sobre o universo político que o cerca.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CURTA! RELÂMPAGO – NADA A DECLARAR” (ficção)
Dia 15 de janeiro, quinta, às 23h50
Horários alternativos: sexta, às 3h50 e às 17h50 / segunda, às 11h50


O cineasta Gustavo Acioli assina o curta-metragem “Nada a Declarar”, lançado em 2003. A proposta é encenar um retrato da elite brasileira de forma provocativa, através de uma entrevista realizada com um artista, interpretado por Bruce Gomlevsky.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 16/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO: PRAÇA WALT DISNEY” (documentário)
Dia 16 de janeiro, sexta, às 18h30
Horários alternativos: segunda, às 12h / terça, às 6h


“Praça Walt Disney”, premiadíssimo filme de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, é um documentário reflexivo sobre uma praça, um bairro, uma cidade, um país. Segundo os próprios diretores uma "quase música" sobre a cultura de ocupação urbana que reflete a sociedade brasileira e mundial. O filme privilegia a acuidade sensorial que o audiovisual propicia para a percepção/construção de uma realidade que se passa à nossa frente, que muitas vezes não é percebida. Premiado em dez festivais e eleito, em 2011, o melhor curta-metragem brasileiro pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“UTOPIA E BARBÁRIE” (documentário)
Dia 16 de janeiro, sexta, às 20h
Horários alternativossábado, à 0h30 / domingo, às 1h45 e às 19h45 / segunda, às 13h30/ terça, às 7h30

Lançado em 2005, o filme de Silvio Tendler aborda e interpreta os eventos políticos e econômicos que, desde a 2ª Guerra Mundial, aumentaram a chances de desaparecimento dos sonhos de igualdade, justiça e harmonia. O documentário fala das consequências da guerra, dos movimentos de contracultura, ditaduras militares na América Latina e outros grandes fatores influenciadores na questão. Chico Diaz e Leticia Spiller participam da produção.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO” (documentário)
Dia 16 de janeiro, sexta, às 22h05
Horários alternativos: sábado, às 2h35 e às 20h30 / segunda, às 2h30 e às 15h35 / terça, às 9h35

O fio condutor do documentário é Ivanilda, que durante 31 anos procurou sinais do seu marido, desaparecido político. O filme mostra também as ações de militantes e parentes das vitimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje. Integrantes do Grupo Tortura Nunca Mais encaram lembranças traumáticas para trazer à tona a memória de fatos recentes.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“O ALCORÃO – A ORIGEM DO LIVRO” (documentário)
Dia 09 de janeiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 13h / segunda, às 17h / terça, às 11h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado