DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 26 A 30 DE JANEIRO




SEGUNDAS DA MÚSICA – 26/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
KAYA N´GAN DAYA” (documentário)
 Dia 26 de janeiro, segunda, às 20h
 Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 16h50 / domingo às 10h50  

O documentário traz o show ao vivo do disco Kaya N’Gan Daya, de Gilberto Gil. Filmado em película na cidade de São Paulo, a apresentação do álbum lançado em 2001 foi uma homenagem do músico brasileiro ao famoso compositor jamaicano Bob Marley. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o especial traz o espetáculo que colocou no palco releituras de vários clássicos do reggae.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“FILHOS DE JOÃO – O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO” (documentário)
 Dia 26 de janeiro, segunda, às 21h15
Horários alternativos: terça, às 1h15 e às 15h15 / quarta, às 9h15 / dom às 2h30 e às 21h30

Os Novos Baianos estão de volta na Segunda da Música no documentário “Filhos de João – o admirável mundo novo baiano”. Recheado de imagens de arquivo e de belos momentos musicais, o filme contextualiza, através de depoimentos de Tom Zé, a trajetória do grupo e a influência exercida pelo cantor João Gilberto. 
Os Novos Baianos é um conjunto musical brasileiro que teve seu auge nos anos setenta. O grupo lançou trabalhos antológicos e era formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ÍCONES DO JAZZ: ERROL GARNER” (série)
Dia 26 de janeiro, segunda, às 22h45
Horários alternativos: terça, às 2h45 e às 16h45 / quarta, às 10h45 / sábado, às 21h50 / domingo, às 16h55
A série americana “Jazz Icons” traz registros preciosos de apresentações memoráveis de ícones do jazz nas décadas de 1950 a 1970. O episódio desta semana é dedicado a Erroll Garner e traz duas raras apresentações do pianista na Bélgica e na Suécia, em dezembro de 1963 e janeiro de 1964, respectivamente. Nos shows, Garner conta com o baixista Eddie Calhoun e o baterista Kelly Martin, com quem forma um trio musical. No repertório, sucessos como “Fly Me To The Moon” e “I Get A Kick Out Of You”, e também as canções originais “Erroll’s Theme”, “Mambo Erroll” e a conhecida “Misty”.


TERÇAS DAS ARTES – 27/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO: NILSON PIMENTA - A CAMINHO DE TUDO” (documentário)       
 Dia 27 de janeiro, terça, às 20h
 Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h / sábado, às 7h30

O documentário exibe a arte e personalidade de Nilson Pimenta, um pintor e professor mato-grossense. Por entre onças e capivaras, tribos e florestas, rituais e orgias, o telespectador confere a força da obra de Pimenta, que se materializa nas esquinas da estrada de sua vida, quando as pinceladas mágicas e potentes do artista iluminam, de súbito, os gestos e depoimentos tranquilos do simpático professor. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
 “ARQUITETURAS: O FAMILISTÉRIO DE GUISE (série)
 Dia 27 de janeiro, terça, às 20h30
 Horários alternativos: quarta, às 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30

“Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta semana se dedica ao Familistério de Guise, na França. Lá, Jean-Baptiste Godin colocou em prática as ideias de Charles Fourier sobre vivência comunitária, construindo uma habitação coletiva suntuosa para os trabalhadores de sua fábrica. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
FIGURAS DA DANÇA: ANTONIO CARLOS CARDOSO” (série)
Dia 27 de janeiro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 13h / dom, às 7h

Com direção de Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa, a série de documentários desta semana fala sobre Antonio Carlos Cardoso. Em 1957, ele se aproximou da dança em Porto Alegre (RS), sua cidade natal, e no início dos anos 60 embarcou para o Rio de Janeiro, onde passou a fazer parte do Corpo de Baile do Theatro Municipal. E, após ter passado por algumas companhias europeias, o bailarino ajudou a mudar o caminho da dança brasileira ao assumir a direção do Corpo de Baile Municipal, o atual Balé da Cidade, em 1974. Em 1981, participou da criação do Balé Teatro Castro Alves (BA), companhia que dirigiu com intervalos até 2005. Em Salvador (BA), começou sua carreira de fotógrafo, que já lhe rendeu publicações em respeitadas revistas e catálogos. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CAVERNA LUMINOSA” (documentário)
 Dia 27 de janeiro, terça, às 21h30
 Horários alternativos: quarta, às 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 14h / domingo, às 8h

Com humor e intimidade, a artista plástica brasileira Denise Milan traça um paralelo entre sua vida, sua obra e a arte em si. E entre sua casa e o seu atelier, a câmera busca suas fotografias pessoais, esculturas, gestos e silêncios para completar o seu retrato. Além da própria artista, o documentário conta com a participação do crítico de arte francês Jean Galard, e do poeta paulista Haroldo de Campos e do professor de História da Arte da UNICAMP Jorge Coli.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
 “O DESAFIO: UM TRIBUTO À ARTE MODERNA: - PARTE 1” (série)
Dia 27 de janeiro, terça, às 22h30
Horários alternativos: quarta, às 2h30 e às 16h05 / quinta, às 10h30 / sábado, às 9h / segunda, às 4h
O canal exibe nesta terça-feira a primeira parte do documentário dirigido por Herbert Kline e indicado ao Oscar em 1977. Com narração e apresentação de Orson Welles, “O Desafio – Um Tributo à Arte Moderna” é uma introdução ilustrada às artes plásticas do século XX. A série mostra o desenvolvimento da arte nos últimos 100 anos, trazendo preciosas imagens de artistas como Chagall, Dali, Miró e Picasso em seus estúdios, criando e comentando seus trabalhos.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“DANÇA EM FOCO: SOLOS E DUOS” (série)
Dia 27 de janeiro, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 12h
Nesse programa vamos ver seis videodanças de solos e duos com estéticas e conceitos bem diferentes. O primeiro filme é de um minuto: “Encantada” foi produzido na praia do algodoal no Pará. O segundo solo é uma produção francesa que traz um olhar delicado e contemporâneo sobre uma tradição milenar. O terceiro filme desse programa é o argentino “Ciclon”, um trabalho sofisticado de ritmos e sons. “Aceno” é um curta sueco de três minutos com um solo dançado precisamente por uma bailarina na natureza. O penúltimo filme do programa é “Staff”, que traz uma dança aérea vigorosa. E, por fim, é exibido o “Liquid Path”, um solo italiano que combina o efeito da distorção do corpo visto por um copo com delicadas animações.



QUARTAS DO CINEMA – 28/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
A VIDA É CURTA! – “VIVA VOLTA”, “SENHORAS”, “PIOVE, II FILM DI PIO” e “NÃO ESTAMOS SONHANDO”
Dia 28 de janeiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h

 
 
 


“A Vida É Curta!” desta semana traz quatro curtas-metragens. Em “Viva Volta”, de Heloísa Passos, o trombonista Raul de Souza volta às origens em Bangu (RJ) e relembra sua trajetória. Em seguida, o documentário “Senhoras”, dirigido por Allan Ribeiro, mostra, de forma bem humorada, a terceira idade feminina no Rio de Janeiro. Após este curta, é a vez de “Piove, II Film Di Pio”, com direção de Thiago Mendonça, que faz um retrato de Pio Zamuner, cineasta esquecido, que dirigiu os 12 últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. Para encerrar a faixa, o curta experimental “Não Estamos Sonhando”, de Luiz Pretti, exibe a seguinte mistura: cidade, especulação imobiliária, arquitetura e sonho.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“O CINEASTA DA SELVA” (filme)                  
Dia 28 de janeiro, quarta, às 21h                                           
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 18h30 / segunda, à 0h

O filme dirigido por Aurélio Michiles fala sobre a vida de Silvino Santos (1886-1970), um fotógrafo e cinegrafista português que se apaixonou pelo Rio Amazonas. Aos treze anos, Silvino cruzou o Oceano Atlântico na passagem do século em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913, aos 27, realizou seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveu sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do Fausto à queda do monopólio da borracha. O elenco da produção conta com Rosi Campos, Denise Fraga e José de Abreu.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO: O CANTO DA LONA” (documentário)
Dia 28 de janeiro, quarta, às 22h30
Horários alternativos: quinta, às 2h30 e às 16h30 / sexta, às 10h30

O Canto da Lona” conta, através de depoimentos de cinco artistas circenses dos anos 30 e 70, a história dos circo-teatros marginalizados do interior de São Paulo. A direção é de Thiago Mendonça e o filme conquistou o prêmio de melhor documentário no Shanghai International Film Festival 2013.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: A RAINHA MARGOT” (série)
Dia 21 de janeiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h
A série francesa traz documentários que revelam as curiosidades e os bastidores de clássicos do cinema. Nesta quarta, ela relembra o filme “A Rainha Margot”, lançado em 1994, que narra um dos episódios mais sangrentos da história da França: o massacre dos protestantes em 1572 e seus acontecimentos posterioresCom direção de Patrice Chéreau, o filme ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (para Virna Lisi) no Festival de Cannes.  


QUINTAS DO PENSAMENTO – 29/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
LIVROS QUE AMEI: ALICE RUIZ” (série)
Dia 29 de janeiro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 18h / segunda, às 3h30 e às 8h

No episódio desta semana da série “Livros Que Amei” a convidada é a poeta e compositora Alice Ruiz. Suas escolhas literárias são: “O Segundo Sexo”, de Simone Beauvoir”, e "A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen", de Eugen Herrigel. A poeta Claudia Roquette-Pinto e a editora Izabel Aleixo também participam do programa, contribuindo para o entendimento das obras escolhidas.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
GRANDES ESCRITORES: JEAN COCTEAU” (série)
Dia 29 de janeiro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 16h / domingo, às 10h / segunda, às 8h30

Este episódio da série “Grandes Escritores” é dedicado ao poeta, romancista, dramaturgo, designer e cineasta francês Jean Cocteau (1889-1963). Com a ajuda de imagens de arquivo, a série explora a versatilidade do trabalho de Cocteau e a sua alta produção, o que lhe tornou famoso internacionalmente. Lembrado por muitos por seus filmes - incluindo A Bela e a Fera – o autor também é considerado um dos maiores iluministas literários do século 20.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“CURTA! RELÂMPAGO – O DIVINO, DE REPENTE” (documentário)
Dia 29 de janeiro, quinta, às 21h20
Horários alternativos: sexta, à 1h20 e às 15h20 / segunda, às 9h20
“O Divino, De Repente", do animador Fábio Yamaji, é um “documentário animado com ficção experimental” e apresenta Ubiraci Crispim de Freitas, mais conhecido como Divino, um trabalhador que tem como hábito cantar os repentes que aprendeu na infância. Além do live action (imagem real, não-animada), o filme apresenta diferentes técnicas artesanais de animação (flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion). A produção foi selecionada em 60 festivais no Brasil e no exterior e conquistou mais de 25 prêmios.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“PALAVRA (EN) CANTADA” (documentário)
Dia 29 de janeiro, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 1h30 e às 15h30 / sábado, às 20h15 / segunda, à 1h45 e às 9h30
O documentário de Helena Solberg é uma viagem na história do cancioneiro brasileiro. Com um olhar especial para a relação entre poesia e música, a produção fala dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo. “Palavra (En)cantada” é um grande passeio pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da cultura do país, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Os artistas falam sobre a palavra e a presença da poesia em suas canções e sobre o encontro entre música e poesia.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“SARTRE POR ELE MESMO: PARTE 4” (série)
Dia 22 de janeiro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 4h e às 18h/ segunda, às 11h

Em situação inédita, o escritor Sartre aceita falar sobre sua vida e filosofia para as câmeras. Uma reunião de imagens e entrevistas traz o grande filósofo dando um depoimento autobiográfico, relembrando sobre suas experiências pessoais e refletindo também sobre o universo político que o cerca. 


SEXTAS DA SOCIEDADE – 30/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DOCE BRASIL HOLANDÊS” (documentário)
 Dia 30 de janeiro, sexta, às 20h
Horários alternativossábado, à 0h30 e às 10h / domingo, à 14h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
O documentário de Monica Schmiedt ressalta a importância da colonização holandesa na formação do Brasil. A produção surgiu de uma pesquisa realizada por duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley, que se encontraram no Recife em março de 2009 para investigar as raízes e as contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa a Pernambuco, no século 17. Maurício de Nassau, que governou do Recife o Brasil Holandês entre 1637 e 1644, é curiosamente definido por alguns moradores de Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve”. Até hoje, aquela época é lembrada como melhor que a atual. “Doce Brasil Holandês” recebeu o prêmio de Melhor Documentário no 5° BRAFFTV – BrazilianFilm& TV Festival of Toronto.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“SERRAS DA DESORDEM” (documentário)
 Dia 30 de janeiro, sexta, às 21h
 Horários alternativos: sábado à 1h30 / domingo, à 0h e às 19h / segunda, às 14h30 / terça às 8h30
Com direção de Andrea Tonacci, o documentário “Serras da Desordem” mostra a vida de Carapirú, um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, ele anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, o índio vira manchete nacional e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS
“MEMÓRIA DOS CAMPOS” (documentário)
Dia 23 de janeiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 5h e às 23h / segunda, às 17h / terça, às 11h
Por mais de trinta anos, o filme “Memórias dos Campos” – que trata dos campos de concentração nazistas - esteve guardado em um cofre do Imperial War Museum, em Londres, na Inglaterra. Atualmente, ele é reconhecido como um dos mais definitivos e inesquecíveis registros do momento mais sombrio do século XX. Algumas partes do documentário, inclusive, foram editadas sob a supervisão de Alfred Hitchcock. A direção é de Sydney Bernstein.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado