EM MINISSÉRIE INÉDITA, SOCORRISTAS COMBINAM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA SALVAR VIDAS DIANTE DAS CÂMERAS



 
 Produção coloca o telespectador no centro da ação enquanto equipes de elite prestam os primeiros socorros a pacientes em estado grave

Cena de "Resgate no Limite"

A primeira hora depois de um acidente com vítimas em estado grave é um momento crítico; as providências tomadas nesse estágio pré-hospitalar determinam as chances de sobrevivência do paciente. Os ferimentos severos precisam ser identificados e amenizados o mais rápido possível – em locais distantes do preparo e estrutura dos hospitais.

A partir de quarta-feira, 28 de janeiro, às 20h40, o Discovery exibe a minissérie RESGATE NO LIMITE (An Hour to Save Your Life), o registro emocionante do trabalho desses profissionais treinados para lidar com situações de vida e morte nas mais adversas condições.

Dividida em três episódios com uma hora de duração, a produção acompanha equipes de atendimento pré-hospitalar que atuam na região metropolitana de Londres. Cada um dos episódios retrata o socorro a três vítimas desde o momento zero, quando a chamada ao serviço de emergência é feita, até o final da primeira hora, com os eventos dispostos em uma linha do tempo.

Quando chega uma ligação ao serviço de emergência, começa uma batalha contra o tempo que o telespectador presencia – colocado no centro da ação, ele ouve e vê todas as etapas do atendimento. Na tela, o contador marca o passar dos minutos enquanto ciência e adrenalina se revezam na narrativa dos casos reais.

A produção recorre ao áudio original, captado durante o socorro. Os médicos também participam com depoimentos, nos quais explicam os procedimentos adotados e a perspectiva única desses profissionais sobre a vida, a morte e o papel deles no salvamento das vítimas.

A Dra. Marietjie Slabbert, ou apenas "MJ", resume suas funções: "Não é mágica, é medicina". Na estreia da minissérie ela socorre um homem atropelado por um carro e conta como antecipa as providências antes mesmo de chegar ao local. Quando ouve no rádio que se trata de um atropelamento, já calcula as possíveis lesões sofridas pelo paciente: costelas, pélvis, cavidade torácica, coluna e hemorragia interna entram para sua lista mental de prioridades.

MJ encontra Rumen, o rapaz acidentado, ainda consciente. Com calma, ela investiga as dores antes de sedá-lo – na ausência de equipamentos para o diagnóstico de lesões internas, as reações do paciente são fundamentais. O objetivo é claro e MJ o persegue com tenacidade: estabilizar Rumen, priorizando os ferimentos que ameaçam sua vida, antes de enviá-lo ao hospital mais próximo.

Experiência e tecnologia são aliados desses médicos que desconhecem a rotina e sempre esperam pelo pior. Entretanto, o caso que Dr Gareth Davies enfrenta no primeiro episódio desafia a capacidade de toda equipe ao apresentar um cenário surpreendente até mesmo para os que fazem parte da unidade móvel especializada em emergências cardíacas.

Quando Gareth é chamado a uma das ruas mais movimentadas de Londres para socorrer uma mulher que sofrera um infarto, não esperava encontrar Zoe, uma jovem de 29 anos recém-casada. Em depoimento tocante, o médico conta suas impressões, sentimentos e o que fez para evitar que Zoe sofresse danos cerebrais irreversíveis.

Ainda no primeiro episódio, a minissérie conta o caso de Bill, trabalhador rural esmagado por uma vaca de 650 quilos. Fora de Londres, atender pacientes nos limites dos sessenta minutos fica ainda mais difícil. Uma equipe de socorro aéreo é destacada e os médicos tentam identificar os ameaçadores ferimentos internos antes de lavarem Bill ao hospital.

A edição desenvolve os três casos em paralelo e, ao final dos episódios, os sobreviventes contam a versão de quem teve a vida salva por um estranho.

SERVIÇO
RESGATE NO LIMITE (An Hour to Save Your Life)
Estreia: quarta-feira, 28 de janeiro, às 20h40
Classificação indicativa: 16 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado