NATGEO Fevereiro

logotipo

 

Nat Geo estreia série sobre história da comida "Prazer à La Carte" em fevereiro

  • Estreia: "Destino Selvagem - Congo e Flórida". Domingo, dia 1º, às 0h15.
  • Nova Temporada: "Desafios Mentais". Sexta-feira, 6 de Fevereiro, às 21h45.
  • Nova Temporada: "Obras do Nazismo". Sexta-feira, dia 6, às 0h.
  • Nova Temporada: "Desafio Alasca". Domingo, dia 15 de Fevereiro, às 17h.

 

Nat Geo estreia "Prazer à La Carte"
Sábado, dia 7 de Fevereiro, às 22h30

Há mais de 50 anos a chef Julia Child apareceu em um programa de televisão para promover seu livro de receitas e, involuntariamente, lançou o mundo da comida no meio de comunicação. Desde então, tem surgido centenas de chefs na TV, milhares de horas de programas culinários e vários canais dedicados exclusivamente ao tema. Mas, apesar de tudo isso, nenhum canal ou programa olhou para trás e respondeu às perguntas de quando comemos o quê, o porquê de comermos ou como a comida nos tornou o que somos hoje em dia...Até agora.

O Nat Geo apresenta no sábado, dia 7, às 22h30, a história da comida em "Prazer À La Carte". A série de seis episódios responde a todas as perguntas que já vieram à tona, e até as que não vieram, sobre a evolução da comida, desde os nossos antepassados colocando carne crua no fogo pela primeira vez a equipes de técnicos de laboratório aperfeiçoando a batata frita. E ainda mais importante, o programa vai mostrar como essa evolução do que comemos e como comemos tem definido a civilização humana e culturas ao redor do mundo.

Para esse aprofundamento na história da comida, o Nat Geo entrevistou mais de 70 chefs, autores, especialistas em alimentos e cientistas de alimentos, incluindo:

  • José Andrés
  • Dan Barber
  • Anna Boiardi
  • Graham Elliot
  • Eric Greenspan
  • Kerry Heffernan
  • Padma Lakshmi
  • Nigella Lawson
  • Simon Majumdar
  • Nobuyuki Matsuhisa
  • Mashahuru Morimoto
  • Nathan Myhrvold
  • Garrett Oliver
  • Michael Pollan
  • Rachael Ray
  • Ruth Reichl
  • Eric Ripert
  • Marcus Samuelsson
  • Barton Seaver
  • Andrew F. Smith
  • Richard Wrangham
  • Curtis Stone

Da maneira como o SPAM (alimento feito de carne pré-cozida e enlatada) ajudou a derrotar Hitler à forma como a salsicha se espalhou pelo Império Romano, e como especiarias criaram a economia global. Cada um dos seis episódios de "Prazer À La Carte" é centrado em um tema diferente: os revolucionários da comida, a carne, o açúcar, frutos do mar, junk food e os grãos. Ao longo dos episódios, este incrível grupo de embaixadores de alimentos compartilham suas histórias pessoais e reflexões sobre a comida, não apenas contando sobre o passado, mas olhando para o futuro e para impacto cultural do consumo. O autor Simon Majumdar faz um resumo sobre o assunto quando afirma: "Existem poucas ocasiões na vida de qualquer família em qualquer cultura que não são marcadas por uma refeição; desde a chegada de um bebê até um velório irlandês e todos os pontos entre esses eventos".

Os episódios incluem:

Santa Carne - A história da carne: é o que fez nós sermos nós mesmos. Ela aumentou nosso cérebro e diminuiu nosso intestino. Ela fez de nós caçadores. Ela fez de nós assassinos. Ela formou nossas famílias. E os hambúrgueres nos permitiram sonhar. Desde então, não conseguimos comer o bastante dela. O apetite insaciável do homem pode ter criado seu caminho desde as criaturas pré-históricas, efetivamente modificando a cadeia alimentar e, por consequência, a paisagem. Ao que o homem continuou sua jornada pelos séculos, ele viveu momentos icônicos relacionados à cultura, tecnologia, inovação e pura inspiração, que mudaram e definiram seu relacionamento com a carne... para melhor e para pior. Desde assar carne de mamute em uma fogueira até procurar um filé à Chateaubriand em Wall Street, a história da carne é a história da humanidade.

O Mundo dos Cereais - Os grãos, assim como a descoberta de como cultivá-los e cozinhá-los, levaram ao estabelecimento da agricultura, o que permitiu ao homem encerrar suas práticas de caça e de coleta de alimentos para se fixar em grupos familiares que formaram as primeiras civilizações. Hoje, a civilização considera os cereais algo certeiro e garantido e, nesta hora, vamos explicar por que esta pode ser uma visão de curto alcance. Pães, cervejas, massas, pizzas, noodles e arroz fazem o mundo girar diariamente, e todas as culturas têm algum tipo de variação destes temas culinários.

Viciados em Frutos do Mar - Frutos do mar ricos em ômega e com alta concentração de proteínas salvaram nossa espécie de sua primeira ameaça de extinção, guiaram os vikings, financiaram a revolução americana, deram esperança aos Aliados durante duas guerras mundiais, e cada vez mais alimentam nossos cérebros e músculos. Peixes de mercado como bacalhau e atum definiram eras inteiras da história, mas práticas insustentáveis estão nos obrigando a redefinir nossos objetivos comerciais no oceano. A demanda atual necessita de uma mudança radical em nossas atitudes com relação aos frutos do mar. Cada vez mais, procuramos formas de pescar, comer e preparar "o que o mar nos dá" ao invés de criar demandas sustentáveis para uma única espécie. Recentes técnicas 3D de cultivo de ostras, mexilhões e algas no oceano não apenas tornam a situação sustentável, mas também c ura os oceanos.

 

Estreia: "Destino Selvagem - Congo e Flórida"
Domingo, dia 1º, às 0h15

A série "Destino Selvagem - Congo e Flórida" que estreia no domingo, dia 1º, às 0h15, mostra, em dois episódios, o vaso sanguíneo do coração sombrio da África, com elefantes selvagens, gorilas de planícies e monstros subaquáticos nunca filmados. Em mais dois outros episódios, o programa traz a bela e vasta paisagem e vida selvagem do estado da Flórida.

O primeiro episódio 'O Rio dos Monstros' mostra que o rio Congo, o segundo maior do mundo, nasce como um riacho no norte da Zâmbia, que é o cenário de uma das maiores migrações de mamíferos do mundo. Em seu caminho ao oeste, o rio aumenta constantemente seu tamanho e seu fluxo, assim como seus habitantes - por exemplo, a misteriosa cegonha-bico-de-sapato, uma das maiores aves do mundo, que se esconde nos densos papiros dos pântanos de Bangweulu. Cobras de um metro de comprimento perseguem suas presas nas árvores enquanto majestosos hipopótamos lutam na água. Para sobreviver no Congo, estes animais precisaram se adaptar às condições extremas do rio, o que permitiu que a evolução criasse algumas criaturas realmente únicas. Peixes com pulmões ou asas e peixes que podem caçar em terra são alguns dos exemplos de animais que podem ser encontrados apenas no Congo.

Nova Temporada: Desafios Mentais
Sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, às 21h45

Hora de um desafio científico: como você pode parar a aceleração de uma bala pelo ar com um conjunto de balões de festa? Quando se trata de transformar uma missão impossível em uma maravilha da engenharia, o apresentador Tim Shaw revela como a ciência pode transformar objetos do cotidiano em catalisadores para experiências incríveis na segunda temporada de "Desafios Mentais".

Com estreia na sexta-feira, dia 6, às 21h45- com episódio duplo -, a série segue Shaw enquanto ele desconstrói a física e engenharia por trás de experiências marcantes e seus resultados sempre surpreendentes, desafiando as percepções das pessoas para ilustrar as maravilhas da ciência.

Em um experimento, Shaw desafia os telespectadores a adivinhar qual peça de roupa oferece a melhor produção contra uma tempestade de raios. Utilizando uma máquina, Shaw transmite um milhão de volts de eletricidade em quatro manequins - um que ostenta uma capa de chuva e bota de borracha, um vestindo uma armadura, um vestindo uma roupa de borracha e outro não usando nada. A resposta pode surpreender a todos. Mesmo que todos saibam que o uso do metal em uma tempestade seria muito perigoso, as circunstâncias especiais criadas pela armadura podem proteger o manequim.

Então, como é que Tim para uma bala com um conjunto de balões de festas? Pendurá-los em uma linha e encher os balões com água faz com que a bala perca velocidade, eventualmente perdendo força o suficiente para evitar que viaje rápido o suficiente para romper o outro lado do balão.

No primeiro episódio 'Explosão Máxima', Tim Shaw mostra o sensacional mundo da ciência de rua quando ele demonstra a incrível verdade sobre o mundo. Em um passeio em Las Vegas, Tim faz foguetes com extintores de incêndio e descobre o que acontece quando uma pessoa é embalada a vácuo.

No segundo episódio 'Esmagar e Queimar', Tim Shaw mostra os blocos de cimento que esmagam carros, como parar um projétil a 160km/h saindo de uma Magnum, um hovercraft colocado à prova e uma bola de fogo feita com um tanque de combustível.

 

Nova Temporada: "Obras do Nazismo
Sexta-feira, 6 de Fevereiro, 0h

Em seis episódios, o Nat Geo explora as grandes máquinas de terror, as mais famosas e originais máquinas de destruição em massa na segunda temporada de "Obras do Nazismo", que estreia na sexta, dia 6, às 0h. A série desvenda as construções mais secretas e ambiciosas de Hitler e mostra quem eram as mentes por trás dessas engenhocas obras do mal que mudaram a história das guerras para sempre.

No primeiro episódio 'Cidade de Concreto' enquanto os países europeus caem como peças de dominós para os conquistadores exércitos alemães, Hitler fica convencido de sua genialidade militar. Ele planeja invadir a Rússia e ordena a construção de um imenso e altamente protegido complexo de bunkers e prédios de comando chamado Wolf's Lair. Mas quando ele se isola em sua cidade de concreto, a guerra começa a fugir de seu controle, e surge uma conspiração para fazer da base secreta seu túmulo.

 

Nova Temporada: "Desafio Alasca"
Domingo, dia 15, às 17h

Uma das competições mais difíceis do mundo está de volta para a terceira temporada. "Desafio Alasca" retorna no domingo, dia 15, às 17h. Na série, 12 dos homens mais corajosos do mundo enfrentam eles mesmos, a Mãe Natureza e sua própria vontade de sobreviver. Quatro equipes formadas por lenhadores, montanhistas, veteranos do exército e atletas de resistência se enfrentam em uma competição épica que só o Nat Geo poderia realizar.

Doze amantes da vida ao ar livre no meio da área intocada do Alasca, sem truques, sem hotéis confortáveis e sem alimentos ??. Nenhum dispositivo eletrônico; nem mesmo um prêmio no final. Os aventureiros buscam apenas orgulho e satisfação.

O primeiro dos dos treze episódios, 'Gelo Quebradiço', traz a primeira parte de uma competição com treze etapas, na qual quatro equipes lutam para chegar ao topo do Monte Gerdine. Para chegar lá, eles precisam cruzar um lago que está descongelando rapidamente, atravessar uma geleira repleta de fendas, e escalar paredes de gelo quebradiço. Depois de perder por pouco para a equipe Endurance na última temporada, a equipe Military está em busca de vingança. Quando os militares atravessam o lago descongelando, o campeão Dallas Seavey leva sua equipe, Endurance, atrás. Disposto a defender seu título, a decisão de Dallas de passar pela fina camada de gelo tem um preço alto. Enquanto isso, a equipe The Alaskans, liderada pelo veterano Marty Raney, que já esteve três vezes no Desafio Alasca, escolhe a rota mais curta e íngreme para a montanha. A equipe The Lower 48, representando os Estados Unidos continentais, tem problemas desde o princípio, quando o time luta para chegar a um consenso sobre a jornada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado