Show com Mercan Dede Secret Tribe, gravado no “Festival Istambul Agora”, estreia no SescTV


  
O espetáculo será exibido dia 04/02, quarta, às 22h 


Mercan Dede. Foto: Divulgação.

SescTV dá continuidade às exibições de shows inéditos gravados na segunda edição do Festival Istambul Agora, em 2013, no Sesc Pompeia, na capital paulista, quando reuniu artistas de diferentes estilos, que vão desde o tradicional ao moderno da música da Turquia. Dia04/02, quarta, às 22h, é a vez de Mercan Dede Secret Tribe, que mostra a criatividade e originalidade do compositor, DJ e produtor turco Mercan Dede, da world music. O artista mistura sonoridades eletrônicas com música Sufi e outros gêneros, sempre dando um toque pessoal. A direção geral do programa é de Daniel dos Santos. 
  
Uma realização do Sesc São Paulo, o Festival Istambul Agora  propõe uma conexão entre o tradicional e o contemporâneo das manifestações culturais da Turquia, promovendo intercâmbio com a capital paulista. O evento, realizado em 2013 nas unidades do Sesc Pompeia, Araraquara e CineSesc, reuniu nomes importantes do cenário artístico da Turquia na música, nas artes visuais, nas artes cênicas e no cinema. 
  
Neste show, Dede fala sobre seu grupo Mercan Dede Essemble, que tem como uma de suas características criar uma linguagem mais contemporânea. "Temos um princípio que jamais quebramos: nós nunca ensaiamos e nem escrevemos os sets", revela. Além de receberem influência do sufismo, as composições executadas por eles são construídas a partir da energia emanada pelo público durante o espetáculo, conta. "Nunca sabemos quando uma canção termina e quando será a próxima, mas seguimos com a potência que construímos a música", comenta. Dede afirma ainda que fazem isso porque gostam de surpreender.  
  
Formada por músicos de conservatórios de diversas culturas, como cigano, curdo e armênio, que receberam diferentes influências, a banda é comparada, por Dede, a Istambul, por possuir uma combinação de culturas e etnias que, segundo ele, torna a música da Mercan Dede Essemble mágica. O grupo é constituído por Mercan Dede, no bendir e eletrônicos; Cafer Nazlibas, no kemane e nos cumbus; Mert Elmas, na percussão; Ergun Selendirici, no clarinete; Tanju Yidiz, na baglama; Burack Malçok, na flauta ney; e Cyhun Varisli,  no dervixe rodopiante. 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado