Canal exibe maratona de série que desmembra diferentes vertentes da ficção científica, uma febre nas telas da TV e do cinema



Da franquia Guerra nas Estrelas ao clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, e de Jurassic Park a Doctor Who, cada um dos quatro episódios da série A Verdadeira História da Ficção Científica, que o HISTORYexibe na sequência, é recheado de depoimentos dos colaboradores por trás dessas criações e traça o desenvolvimento dos temas RobôsEspaçoInvasão e Viagem no Tempo.

Narrado por Mark Gatiss, roteirista da longeva série Doctor Who e ator e cocriador da série da BBC Sherlock, a série esmiúça o por quê a ficção científica não é meramente um gênero. Para os fãs desse estilo, ele é bem mais do que isso: um portal não somente para o universo, mas também para um “multiverso” – um lugar complexo onde é muito fácil mergulhar e se perder.

Episódios:

20h – Espaço: O que aconteceria se pudéssemos explorar a imensidão do espaço? A ficção científica sempre se alimentou da necessidade do homem de explorar e de imaginar o que existe além da Terra. As jornadas no espaço sempre intrigaram, das primeiras ideias de Julio Verne sobre as tentativas de sair de nosso planeta, até a galáxia distante de Guerra nas Estrelas e a revelação de Michelle Nichols sobre como seu papel inovador de Tenente Uhura em Jornada nas Estrelas a levou a participar de um recrutamento de astronautas da NASA.

21h – Invasão: O que aconteceria se alienígenas aterrissassem na Terra? A maior parte da ficção científica explora o momento do primeiro contato, isto é, o que as pessoas farão quando os alienígenas chegarem. Do livro inovador de H.G. Wells, A Guerra dos Mundos, até os filmes Independence Day, Homens de Preto e Distrito 9, o episódio aborda nosso medo da chegada de ETs à Terra. David Tennant explica a atração pelos Daleks e Cybermen em Doctor, enquanto John Carpenter e Chris Carter exploram a enorme atração pela paranoia alimentada pelos alienígenas escondidos no filme A Coisa e na série The X-Files. Questiona também o que aconteceria se os monstros fossem apenas uma invenção do próprio homem. Com a ajuda de testes de animação raramente vistos na telinha, o apresentador Phil Tippett leva os telespectadores aos bastidores para conhecer a criação dos dinossauros do filme Jurassic Park.

22h – Robôs: E se nossas próprias criações se voltarem contra nós? A ideia de criar vida fascina o mundo desde os primeiros dias da ficção científica. Neste capítulo, os robôs transportam os telespectadores desde os primeiros passos de Frankenstein até a ameaça feita pelo Exterminador e o espaço cibernético. Revela como Rutger Hauer criou uma das melhores falas de toda a ficção científica para o filme Blade Runner, o Caçador de Androides. Explica o desafio de Kenny Baker ao atuar em Guerra nas Estrelas no corpo de R2D2, e como Anthony Daniels foi atraído pelo papel de C-3PO devido ao conceito de arte moldada num robô do clássico filme mudo Metropolis.  Douglas Trumbull (2001: Uma Odisseia no Espaço; Blade Runner, o Caçador de Androides) comenta como conseguiu criar uma abordagem totalmente nova no design de robôs.

23h – Viagem no Tempo: O que aconteceria se pudéssemos viajar não apenas através do espaço, mas também através do tempo? Se isso fosse possível, você mudaria o passado ou o futuro? Que preço o viajante do tempo - e as pessoas próximas a ele - teriam de pagar? Este episódio faz uma jornada pela máquina do tempo de H.G. Wells através de ideias como o “paradoxo do avô” e o “efeito borboleta”, até o viajante do tempo profissional, que é o eternamente popular Doctor Who. Steven Moffat, David Tennant, Karen Gillan e Neil Gaiman oferecem uma perspectiva única sobre o famoso Doutor da série. Edward James Olmos revela o significado oculto da linguagem criada por ele para a visão do futuro no filme Blade Runner, o Caçador de Androides. Bob Gale e Christopher Lloyd nos levam aos bastidores de De Volta para o Futuro, enquanto Ed Solomon descreve a alegria de resolver o enigma da viagem no tempo para a excelente aventura Bill & Ted, Dois Loucos no Tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado