CURTA!: DESTAQUES DE 09 A 13 DE FEVEREIRO





SEGUNDAS DA MÚSICA – 09/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
TOM ZÉ OU QUEM IRÁ COLOCAR UMA DINAMITE NA CABEÇA DO SÉCULO?” (documentário)
Dia 09 de fevereiro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 15h / domingo, às 9h
Uma investigação estética sobre o cantor e compositor Tom Zé, revelando as diversas características de sua personalidade. Lançado em 2000 pela diretora Carla Gallo, o filme conta com depoimentos do próprio Tom Zé e do maestro Hans-Joachim Koellreutter, professor do músico durante a graduação.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS” (documentário)
Dia 09 de fevereiro, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h / sábado, às 20h / domingo, às 13h

Dirigido pelo premiado Lírio Ferreira, o filme fala da trajetória do compositor Humberto Teixeira, que fez dupla com Luiz Gonzaga, criador do baião, e responsável pelos sucessos "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô". Produzido pela filha Denise Dumont, o filme conta com depoimentos de figuras como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Belchior, Bebel Gilberto, Daniel Filho, Gal Costa, Lenine e Elba Ramalho. A produção ainda traz apresentações musicais de composições de Humberto, na voz de grandes cantores brasileiros. Lançado em 2009, o documentário é vencedor do melhor roteiro e som e prêmio Oscarito, da Câmara Municipal de Fortaleza, no 19º Cine Ceará.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ÍCONES DO JAZZ: ART BLAKLEY” (série)
Dia 09 de fevereiro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h e às 22h / domingo, às 17h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz nas décadas de 1950 a 1970. O episódio desta semana é dedicado a Art Blakey. Gravado em Paris, em 1965, o show apresenta uma das poucas bandas de Blakey não documentadas, a New Jazzmen, com o incomparável Freddie Hubbard no trumpete, Jaki Byard no piano, Reggie Workman no baixo, Nathan Davis no sax e, claro, Art Blakey da bateria. A performance incendiária de Freddie Hubbard em ´Blue Moon´ e a versão de 24 minutos de sua ´Crisis´ servem para lembrar que ele foi um dos mais inovadores trumpetistas da história do jazz.


TERÇAS DAS ARTES – 10/02

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CONTATOS FOTOGRÁFICOS: DON MCCULLIN” (série)
Dia 10 de fevereiro, terça, às 20h
Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h
A série “Contatos fotográficos” mostra a abordagem artística dos maiores fotógrafos contemporâneos. Por meio de uma série de imagens, o telespectador mergulha no mundo secreto da criação do artista. Nesta terça é a vez de Don Mccullin. Um viajante incansável desde os anos 50, bem humorado e sempre à espreita de momentos preciosos.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: O LEVANTE” (documentário)
Dia 10 de fevereiro, terça, às 20h20
Horários alternativos: quarta, à 0h20 e às 14h20 / quinta, às 8h20

Jonathas de Andrade, artista plástico e responsável pela direção do filme “O Levante”, fez todas as articulações necessárias para promover a 1ª Corrida de Carroças no marco zero da cidade de Recife. A partir das imagens desta corrida ele produziu o curta-metragem, que realiza uma leitura artística das questões sociais, econômicas e políticas que envolvem a vida dos carroceiros, atualmente proibidos de circular na área urbana. O projeto foi comissionado pela fundação austríaca Thyssen-Bornemisza Art Contemporary.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ARQUITETURAS: CASA MILÁ DE ANTONIO GAUDÍ” (série)
Dia 10 de fevereiro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 9h / dom, às 11h30

A série “Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta terça fala sobre a Casa Milá, em Barcelona, mais conhecida como "La Pedrera". Ela é um prédio de apartamentos construído entre 1906 e 1909 por Antonio Gaudi, e é considerada um dos seus trabalhos mais incomuns.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“FIGURAS DA DANÇA: SÔNIA MOTA” (série)               
Dia 10 de fevereiro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 14h30 / domingo, às 8h30
O episódio desta terça da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Sônia Mota. A bailarina, coreógrafa e diretora foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos no The Royal Ballet of Flanders, na Bélgica, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal (SP) e do Teatro Galpão (SP). Em 1989, iniciou um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreógrafa e professora, desenvolveu sua metodologia. Chamada de Arte da Presença, esse método utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente, Sônia Mota é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte (MG).

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA” (documentário)
Dia 10 de fevereiro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / domingo, à 1h30
A obra do urbanista Affonso Eduardo Reidy, um dos principais nomes da arquitetura moderna brasileira, é o tema do documentário da diretora Ana Maria Magalhães. Nascido em Paris e radicado no Rio de Janeiro, ele se destacou pela primeira vez ao vencer a Bienal de 1953 com o projeto do Conjunto Habitacional do Pedregulho. Nas décadas seguintes trabalhou em várias obras que moldaram a cidade maravilhosa, como o Museu de Arte Moderna, o aterro e o Parque do Flamengo.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“O MUNDO SEGUNDO ANISH KAPOOR” (documentário)
Dia 10 de fevereiro, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / domingo, às 20h
Dirigido por Heinz Peter Schwerfel, o documentário traz as curiosidades por trás das obras do enigmático artista plástico Anish Kapoor, considerado um multicultural mágico, perfeccionista estético e engenheiro do impossível. Nascido na Índia, mas residente da Inglaterra desde os anos 70, Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos como, por exemplo, sua enorme estrutura inflável que tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Suas obras são cercadas de ineditismo e mistério.

QUARTAS DO CINEMA – 11/02


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! – “NO TEMPO DE MILTINHO” e “BETHÂNIA BEM DE PERTO
Dia 11 de fevereiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
         

A faixa “A Vida é Curta” desta semana traz dois documentários exclusivos. “No Tempo de Miltinho”, de André Weller, faz uma homenagem ao cantor Milton Santos de Almeida, mais conhecido como Miltinho. Ele é lembrado como um dos maiores intérpretes de samba do Brasil, na década de 60, com os clássicos “Mulher de Trinta”, “Leva Meu Samba” e “Meu Nome é Ninguém”. O curta conta com depoimentos de Elza Soares, Zeca Pagodinho, Pery Ribeiro, entre outros. Em seguida, é a vez de “Bethânia Bem de Perto – A Propósito de um Show”. Com direção de Júlio Bressane e Eduardo Escorel, a atração mostra a chegada da cantora para o seu primeiro show no Rio de Janeiro. A produção de 1966 acompanha o cotidiano da cantora e encontros com Caetano Veloso, Jards Macalé, Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles, entre outros.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
ÔNIBUS 174 (documentário)
Dia 11 de fevereiro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 16h / segunda, à 0h
Lançado em 2002 e dirigido por José Padilha, “Ônibus 174” é uma investigação baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O seqüestro ocorreu em 12 de junho de 2000, e foi filmado e transmitido ao vivo por 4 horas, paralisando o país. Ao mesmo tempo em que narra o seqüestro, conta a história da vida do seqüestrador. O documentário intercala as imagens que a televisão fez da ocorrência policial com uma narrativa que revela o bandido como um típico menino de rua carioca, que virou bandido. As duas narrativas dialogam e acabam demonstrando algumas razões da violência no país.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: “MARIUS E JEANNETTE” (série)
Dia 11 de fevereiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h
A série francesa traz documentários que revelam as curiosidades e os bastidores de clássicos do cinema. Desta vez, ela relembra “Marius e Jeannette”, o sétimo longa-metragem de Robert Guédiguian. O filme mostra a história de amor entre duas pessoas que compartilham de dificuldades em suas vidas. Marius vive sozinho em uma velha fábrica abandonada, em Marselha, na França. Jeanette cria seus dois filhos com seu mísero salário de balconista de uma loja. O longa descreve como ambos redescobrem a felicidade após o grande encontro. Selecionado no Festival de Cannes de 1997, o filme ganhou o Prêmio Louis Delluc e o César de Melhor Atriz para Ariane Ascaris.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 12/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
LIVROS QUE AMEI: LIA RODRIGUES” (série)
 Dia 12 de fevereiro, quinta, às 20h
 Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 9h30 / domingo, às 18h / segunda, às 8h
No episódio desta semana da série “Livros Que Amei” a convidada é a bailarina e coreógrafa Lia Rodrigues. Suas escolhas literárias são: "O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa/Bernardo Soares; "O Turista Aprendiz", de Mário de Andrade, e "É Isto um Homem?", de Primo Levi. O historiador Joel Rufino e a professora Patrícia Simões debatem sobre as obras.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
POR QUE A GENTE É ASSIM?: SEXO” (série)
Dia 12 de fevereiro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / domingo, às 10h / segunda, às às 8h30
A série “Por que a gente é assim” aborda os valores que norteiam as escolhas dos brasileiros. O tema central desta quinta é sobre sexo. Atores do grupo Timbre de Galo, da região sul do país, abrem o programa encenando questões relevantes através do espetáculo "O Casamento de Hermelinda". No estúdio, o jornalista Arthur Dapieve recebe as médicas Lêda Gama Bravo e Marília Grabois, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, a escritora Antonia Pellegrino e o proprietário de sex shop Ralf Furtado. Os convidados discutem o assunto a partir dos curtas “Sagrado Ofício” (2011), de Sérgio Borges, que conta a história da transexual Dani; “Preservativo” (2011), dirigido por Filipe Matzembacher, que aborda um relato sobre a fabricação de camisinha; e “Amador” (2010), de Wellington Sari, que expõe a facilidade dos jovens em captar imagens íntimas no ambiente escolar.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
LET´S PLAY JAZZ (filme)
Dia 12 de fevereiro, quinta, às 21h
Horários alternativos: sexta, à 1h e às 15h / domingo, à 0h e às 18h30 / segunda, às 9h
Em um apartamento no Rio de Janeiro, um grupo de pessoas se reúne para falar e ouvir filosofia. Nos encontros, tudo se passa com o rigor e o improviso de uma "jam session". A direção é de Juan Posada. Participam do filme Ivana Bentes, Juan Posada, Auterives Maciel, Jorge Vasconcellos, Tatiana Roque, Ricardo Reis, Rodrigo Guéron, Gabriela Estevão, Yasmin Garcez, Bruna Spínola, Michelle Dias e Luiz Rosemberg Filho.
                           
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“CURTA! RELÂMPAGO: FERREIRA GULLAR - A NECESSIDADE DA ARTE” (documentário)
Dia 12 de fevereiro, quinta, às 22h30
Horários alternativos: sexta, às 2h30 e às 16h30 / domingo, às 12h30 / segunda, às 10h30
No curta-metragem dirigido por Zelito Viana, Ferreira Gullar fala da arte como necessidade vital do ser humano. Ele também lembra as transformações que aconteceram desde o Renascimento até a produção contemporânea, passando por obras de artistas como Giotto, Michelangelo e Leonardo da Vinci, e também dos brasileiros Iberê Camargo e Mário Pedrosa. O filme, lançado em 2005, foi exibido no Festival CineSul.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
 “GRANDES ESCRITORES: JORGE LUIS BORGES - O HOMEM NO ESPELHO” (série)
Dia 12 de fevereiro, quinta, às 23h30
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 10 / domingo, às 21h / segunda, às 11h
Importante escritor latino americano do século XX, Borges nasceu em 1899, na Argentina. Seus contos incluem 'O Labirinto', publicado em 1953, que consolida sua reputação internacional. Em seus últimos anos, estava quase completamente cego, mas continuava a escrever prosa e poesia.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 13/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
DOMÍNIO PÚBLICO” (documentário)
Dia 13 de fevereiro, sexta, às 20h
Horários alternativossábado, à 0h30 / domingo, à 3h e às 22h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
Filmado entre 2011 e 2014, o documentário investigou as transformações no Rio de Janeiro por conta dos megaeventos: UPPs nas favelas, remoções forçadas, privatizações de espaços públicos e revoltas populares. O filme independente – que tem direção de Henrique Ligeiro, Fausto Mota e Raoni Vidal – foi feito com recurso do Catarse e está em domínio publico, disponível no YouTube. O documentário tem depoimentos de Juca Kfouri, Romario, Orlando Zaccone e Ivana Bentes.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
ALÔ, ALÔ TEREZINHA” (documentário)
Dia 13 de fevereiro, sexta, às 21h45
Horários alternativos: sábado, às 2h15 e às 18h15/ segunda, às 2h15 e às 15h15 / terça, às 9h15

O filme, dirigido por Nelson Hoineff, fala sobre Chacrinha, o apresentador de programas de auditório mais famoso do Brasil entre os anos 50 e 80. Irreverente e com um estilo próprio, ele comandou programas que se tornaram recordistas de audiência e atraíram o gosto popular. Ao mesmo tempo em que fazia este sucesso, ele lançou diversos artistas que depois se firmaram na música brasileira, além de criar aquelas que ficaram no imaginário popular masculino: as chacretes. O documentário conta com a participação de grandes nomes como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Alcione, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Fábio Jr., Cauby Peixoto, Fafá de Belém, Rita Cadillac, Elke Maravilha, Baby do Brasil e muito mais.


PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ERNESTO "CHE" GUEVARA - O DIÁRIO DA BOLÍVIA – PARTE 2” (série)
Dia 13 de fevereiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 10h30 / segunda, às 4h e às 17h / terça, às 11h

Com direção de Richard Dindo, o documentário é uma adaptação do diário de Guevara com documentos originais, arquivos e entrevistas de testemunhas oculares. Nesta sexta-feira, o Curta! exibe a segunda parte do filme, que foi lançado em 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado