DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 02 A 06 DE FEVEREIRO




DESTAQUES DE 02 A 06 DE FEVEREIRO


SEGUNDAS DA MÚSICA – 02/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
ROGÉRIO DUPRAT – VIDA DE MÚSICO” (documentário)
 Dia 02 de fevereiro, segunda, às 20h
 Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 16h / domingo às 12h  
O documentário "Rogério Duprat - Vida de Músico" retrata a vida e a obra de Rogério Duprat, compositor brasileiro, autor do Manifesto da Música Nova e responsável pela sonoridade da Tropicália. Sempre um revolucionário, ele rompeu com o nacionalismo na composição musical erudita e foi pioneiro nas composições eletrônicas seriais e aleatórias. A narrativa do filme é conduzida por depoimentos do próprio Rogério, assim como de importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Décio Pignatari, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Rita Lee, Walter Hugo Khouri e Walter Lima Júnior.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CARMEM MIRANDA – BANANAS IS MY BUSINESS” (documentário)
 Dia 02 de fevereiro, segunda, às 21h15
Horários alternativos: terça, às 1h15 e às 15h15 / quarta, às 9h15 / dom à 0h e às 18h
O documentário dirigido por Helena Solberg conta a história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo. A talentosa Carmen Miranda, nascida em Portugal e criada no Brasil, já era famosa na América do Sul quando foi descoberta por Lee Schubert, que a levou para os EUA em 1939, onde se tornou “The Brazilian Bombshell”. Carmen Miranda permanece como a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema, mas para os norte-americanos era mais conhecida como uma figura caricata que carregava uma enorme pilha de frutas na cabeça. O filme exibido nesta Segunda da Música tenta resgatar o brilho desta artista, devolvendo-lhe seu merecido valor.


PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ÍCONES DO JAZZ: WOODY HERMAN” (série)
Dia 02 de fevereiro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 22h / domingo, às 17h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz nas décadas de 1950 a 1970. O episódio desta segunda é dedicado a Woody Herman e exibe um show do músico na Inglaterra, em 1964. No palco, ele é acompanhado de Bill Chase, Phil Wilson e Sal Nistico na linha de frente e de Jake Hanna, Chuck Andrus e Nat Pierce na seção rítmica. Woody e sua banda encantam o público durante todo o show, que inclui sucessos como “Lonesome Old Town” e "After You’re Gone”, e também canções originais, incluindo “Better Git It In Your Soul”, de Charles Mingus.


TERÇAS DAS ARTES – 03/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO: GETÚLIO DAMADO – ARTE É RECICLAGEM” (documentário)
Dia 03 de fevereiro, terça, às 20h
Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h / sábado, às 10h

O documentário explora os caminhos sobre a transformação da arte. Com direção de Cláudio Assis, a produção apresenta o artista plástico carioca Getúlio Damado, que transforma sucata em obras lúdicas, as quais ele chama de “engenhocas”. Seu local de trabalho é em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, onde tem um ateliê com suas invenções.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
 “ARQUITETURAS: A CASA DE VIDRO (série)
 Dia 03 de fevereiro, terça, às 20h30
 Horários alternativos: quarta, às 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado às 13h
“Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta terça fala sobre a Casa De Vidro. De 1928 a 1932, o decorador Pierre Chareau construiu em Paris, na França, uma casa de vanguard, feita de aço em vidro. Poética e lúdica, a construção é cheia de surpresas e provoca choques de inspiração.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
FIGURAS DA DANÇA: RUTH RACHOU” (série)
Dia 03 de fevereiro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 14h30 / dom, às 9h30
Com direção de Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa, a série de documentários desta terça mostra a vida de Ruth Rachou.Considerada uma das artistas fundamentais da dança moderna no Brasil, Ruth Rachou iniciou sua carreira em 1954 no histórico Ballet do IV Centenário (SP) e influenciou toda uma geração da dança. Ruth tem uma extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora. Como atriz, participou de filmes produzidos pelos estúdios da Vera Cruz e dançou no balé da TV Record. No Brasil, foi responsável pela disseminação de algumas dessas técnicas de dança moderna americana e, em 1972, abriu o Espaço de Dança Ruth Rachou em São Paulo, que, além de aulas regulares de técnicas de dança moderna e pilates, é um lugar de reflexão e diálogo sobre as artes cênicas. Em 2013, aos 86 anos,Ruth ganhou o grande prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CONTATOS FOTOGRÁFICOS: ANDREAS GURSKY” (série)                            
 Dia 03 de fevereiro, terça, às 21h30                                          
Horários alternativos: quarta, às 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 9h15
A série “Contatos fotográficos” mostra a abordagem artística dos maiores fotógrafos contemporâneos. Por meio de uma série de imagens, o telespectador mergulha no mundo secreto da criação do artista. Nesta semana, é a vez do alemão Andreas Gursky. Muito mais que fotografias arquitetônicas ou de paisagens, as imagens de Gursky são, principalmente, variações na distância. Elas oferecem uma espécie de mapa do mundo, em uma escala que revela o pequeno espaço que o homem ocupa nele. Gursky é uma figura central no movimento da fotografia objetiva.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DESIGNERS BRASILEIROS: MANÉCO QUINDERÉ, OVO e SÉRGIO MATOS” (série)
Dia 03 de fevereiro, terça, às 21h50
Horários alternativos: quarta, às 1h50 e às 15h50 / quinta, às 9h50 / domingo, às 9h15
  
  

Por meio de 14 episódios de cinco minutos cada, a produção de Leonardo Domingues mostra curiosidades e histórias de designers brasileiros. Desta vez, o bate-papo começa com o design de luminárias Manéco Quinderé, que conta um pouco mais sobre seu processo de trabalho, o material utilizado e suas inspirações. Em seguida, em “Ovo”, é a vez das entrevistas com os designers de móveis e objetos Gerson Oliveira e Luciana Martins. Em seguida, a conversa final é com o designer Sérgio Matos, que opina sobre seu processo de trabalho com móveis e o uso de materiais inusitados.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: HUMOR AMARGO” (filme)
Dia 03 de fevereiro, às 22h15
Horários alternativos: quarta, às 2h15 e às 16h15 / quinta, às 10h15

O clássico “Humor Amargo”, de Sérgio Santeiro, traz os atores Hugo Carvana e Paulo José em cinco esquetes. Filmado na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1973, a produção reflete sobre as dores e as delícias de viver no Brasil daquela época. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O DESAFIO: UM TRIBUTO À ARTE MODERNA” - PARTE 2 (série)
Dia 3 de fevereiro, às 22h30
Horários alternativos: quarta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30 / domingo, às 5h e às 23h  
O canal exibe a segunda parte do documentário dirigido por Herbert Kline e indicado ao Oscar em 1977. Com narração e apresentação de Orson Welles, “O Desafio – Um Tributo à Arte Moderna” é uma introdução ilustrada às artes plásticas do século XX. A série mostra o desenvolvimento da arte nos últimos 100 anos, trazendo preciosas imagens de artistas como Chagall, Dali, Miró e Picasso em seus estúdios, criando e comentando seus trabalhos.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
"BONFANTI" (documentário)
Dia 3 de fevereiro, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / sábado, às 17h / domingo, às 11h
Dirigido por Adriana Nolasco e Camila Márques, o curta-metragem fala sobre o pintor brasileiro Gianguido Bonfanti, que trabalha obsessivamente em busca de si mesmo. O documentário traz três olhares distintos sobre a obra de um artista com 40 de ofício enfrentando o eterno medo de recomeçar.

 QUARTAS DO CINEMA – 04/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! – “Efeito Casimiro”, “O Divino, de Repente” e “Sweet Karolynne”
Dia 04 de fevereiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
     

A faixa “A Vida é Curta” esta semana exibe “Efeito Casimiro”, estreia exclusiva e prêmio aquisição do Canal Curta! e Porta Curtas na última edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Dirigido por Clarice Saliby, “Efeito Casimiro” relembra o dia 8 de março de 1980, quando mais de 10 mil pessoas foram até Casimiro de Abreu à espera de um disco voador vindo de Júpiter. Na época, a mídia cobriu amplamente o evento registrando a presença ostensiva do exército, toda estrutura montada pela prefeitura e a chegada de milhares de pessoas de diversas cidades do Brasil e até do exterior. Um documentário que parece filme de ficção científica sobre o Woodstock ufológico brasileiro. Na sequência, o documentário animado com ficção experimental “O Divino, de Repente“, de Fábio Yamaji e a produção paraibana “Sweet Karolynne”, de Ana Barbara Ramos.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“A FALTA QUE NOS MOVE” (filme)                  
Dia 04 de fevereiro, quarta, às 21h                                           
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, às 3h15 e às 21h15
Com direção de Christiane Jatahy, o filme rompe a fronteira entre a realidade e a ficção. Na produção, cinco atores se encontram em uma casa na véspera da noite de Natal para fazer um filme. Enquanto esperam para jantar, eles revelam segredos e fazem um retrospecto de suas vidas. A partir desse encontro, alegrias, frustrações, ausências e paixões vêm à tona no limite da tensão. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: A FITA BRANCA” (série)
Dia 04 de fevereiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h
A série francesa traz documentários que revelam as curiosidades e os bastidores de clássicos do cinema. Nesta quarta, ela revisita o filme “A Fita Branca”. Lançado em 2009, mostra a história de uma aldeia alemã com uma rigorosa tradição luterana, em 1913. Com direção do austríaco Michael Haneke, o longa ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2009. Com o subtítulo de "uma história alemã para crianças", o filme mostra a violência educacional praticada na Alemanha no início do século XX e como isto carregava as sementes do nazismo.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 05/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
LIVROS QUE AMEI: Francisco Bosco” (série)
 Dia 05 de fevereiro, quinta, às 20h
 Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 17h30 / segunda, às 8h

No episódio desta semana da série “Livros Que Amei” o convidado é o ensaísta Francisco Bosco. Suas escolhas literárias foram: "Ecce Homo", de Nietzsche; "O Império dos Signos", de Roland Barthes; e "Guerra e Paz", de Leon Tolstói. A filósofa Maria Cristina Ferraz ajuda o telespectador a entender a filosofia de Nietzsche, enquanto o professor Pedro Sussekind conversa sobre o monumental romance russo. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
POR QUE A GENTE É ASSIM?: CONSUMO” (série)
 Dia 05 de fevereiro, quinta, às 20h30
 Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / domingo, às 7h / segunda, às 5h30 e às 8h30
Neste episódio, a série aborda as necessidades e consequências do consumo. Tudo começa com a trupe cearense de teatro “Bagaceira” satirizando o desejo compulsivo de comprar. Em estúdio, o jornalista André Trigueiro, o ensaísta Francisco Bosco e o publicitário Armando Strozenberg discutem temas importantes como o impacto dos anúncios sobre as pessoas, as diversas formas de se gastar dinheiro e percurso do lixo jogado na rua, a partir dos curtas “O Carro do Ano”, “Praia Atlântico Clube” e “Gincana no Lixo”, respectivamente.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“GRANDES ESCRITORES: JEAN COCTEAU” (série)
Dia 05 de fevereiro, quinta, às 21h
Horários alternativos: sexta, à 1h e às 15h / domingo, às 7h30 / segunda, às 9h  

Este episódio da série “Grandes Escritores”  é dedicado ao poeta, romancista, dramaturgo, designer e cineasta francêsJean Cocteau (1889-1963).  Com a ajuda de imagens de arquivo, a série explora a versatilidade do trabalho de Cocteau e a sua alta produção, o que lhe tornou famoso internacionalmente. Lembrado por muitos por seus filmes - incluindo A Bela e a Fera – o autor também é considerado um dos maiores iluministas literários do século 20. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“LONGO AMANHECER” (documentário)
Dia 05 de fevereiro, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / sábado, às 20h30 / segunda, às 2h15 e às 10h
Dirigido por José Mariani, o filme é uma cinebiografia de Celso Furtado. Ele faz uma análise das ideias do economista e da sua participação de projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 40. Além de retratar a sua trajetória acadêmica e profissional, aborda os marcos teóricos de seu pensamento histórico-econômico sobre o Brasil.  Com imagens de arquivo, entrevistas com intelectuais e um bate-papo com o próprio Celso Furtado – gravado em 2004 –, “Longo Amanhecer” constrói um panorama da história brasileira.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
 “CURTA! RELÂMPAGO: CARTAS DA MÃE” (documentário)
Dia 05 de fevereiro, quinta, às 23h30
Horários alternativos: sexta, às 3h30 e às 17h30 / segunda, às 5h e às 11h30

O premiado “Cartas da Mãe”, de Fernando Kinas e Marina Willer, é uma crônica sobre o Brasil dos últimos anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe, Dona Maria. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual. Depoimentos de Lula, Angeli, Laerte, Veríssimo, Zuenir Ventura e outras personalidades completam o documentário.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 06/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
OS CARVOEIROS” (documentário)
 Dia 06 de fevereiro, sexta, às 20h
Horários alternativossábado, à 0h30 / domingo, à 2h e às 20h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30

O documentário dirigido por Nigel Noble fala sobre as famílias que ganham a vida produzindo carvão vegetal para as multinacionais e o impacto que essa atividade tem em suas vidas. Através de depoimentos dos carvoeiros, o filme monta um retrato das famílias pobres do interior do Brasil e do trabalho infantil e semi-escravo usado para a produção do carvão.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
CORUMBIARA (documentário)
 Dia 06 de fevereiro, sexta, às 21h15
 Horários alternativos: sábado, à 1h40 e às 18h/ segunda, à 0h e às 14h45 /  terça, às 8h45

Em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO). Assim, o diretor Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia e cai no esquecimento. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, o documentário "Corumbiara" revela essa busca e a versão dos índios

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ERNESTO "CHE" GUEVARA - O DIÁRIO DA BOLÍVIA – PARTE I” (série)
Dia 06 de fevereiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 15h / segunda, às 17h / terça, às 11h

Com direção de Richard Dindo, o documentário é uma adaptação do diário de Guevara com documentos originais, arquivos e entrevistas de testemunhas oculares. Nesta sexta-feira, o Curta! exibe a primeira parte do filme, que foi lançado em 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado