DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 16 A 20 DE FEVEREIRO




DESTAQUES DE 16 A 20 DE FEVEREIRO


SEGUNDAS DA MÚSICA – 16/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DANÇAS BRASILEIRAS - 1ª TEMPORADA: SAMBA” (série)
Dia 16 de fevereiro, segunda, às 19h30
Horários alternativos: terça, às 13h30 / quarta, às 7h30 / sábado, às 8h30 / domingo, às 12h
A série "Danças Brasileiras" circula por todo o Brasil para mostrar grupos regionais e folclóricos de dança. O trabalho de pesquisa de Antônio Nóbrega e Rosane Almeida tem o desafio de criar uma linguagem de movimentos corporais. Nesta semana, é a vez do samba. Com a cara do Brasil, o ritmo já foi marginalizado pelas elites no início do século passado. Suas origens são africanas, como o lundu, cateretê e o batuque.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“SOU FEIA, MAS TÔ NA MODA” (documentário)
Dia 16 de fevereiro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 15h / domingo, às 9h

O documentário de 2005, dirigido por Denise Garcia, fala sobre o funk carioca, que está repleto de MCs e bondes formados por mulheres. No mercado dos bailes, as atrações femininas são essenciais ao sucesso da noite. Envolvidos na produção destas festas estão equipes de som, empresários, DJs, donos e funcionários de clubes, equipes de iluminação, ambulantes vendendo comidas e bebidas nos locais e muitos frequentadores. Trata-se de uma economia sendo sustentada pelo desejo e talento de uma enorme população que vive nas favelas e subúrbios cariocas. 


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: O BRILHO DOS MEUS OLHOS” (filme)
Dia 16 de fevereiro, segunda, às 21h10
Horários alternativos: terça, à 1h10 e às 15h10 / quarta, às 9h10
Em “O Brilho Dos Meus Olhos”, o diretor Allan Ribeiro retrata a dura rotina de um pedreiro. Solitário e melancólico, os olhos do trabalhador brilham quando, após o trabalho, canta no karaokê o sucesso “Sangrando”, de Gonzaguinha. O curta-metragem ganhou prêmios como Melhor Filme no Festival Internacional de Cine de Punta Del Este em 2008 e Melhor Roteiro no Festival de Itu (SP) em 2007.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: WHAT ARE YOU LOOKING FOR” (filme)
Dia 16 de fevereiro, segunda, às 21h25
Horários alternativos: terça, à 1h25 e às 15h25 / quarta, às 9h25
O curta-metragem “What Are You Looking” aborda os caminhos, os passos e a trajetória do músico e compositor norte-americano Philip Glass. Com direção de Camila Gonzatto, o filme reflete sobre a origem da música e das ideias que se transformam em cada nota de seu piano. Figura lendária da cultura, Glass colaborou com artistas como Allen Ginsberg, Woody Allen e David Bowie.

 PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: “RAIMUNDO FAGNER” (filme)
Dia 16 de fevereiro, segunda, às 21h40
Horários alternativos: terça, à 1h40 e às 15h40 / quarta, às 9h40
“Raimundo Fagner” mostra o início da carreira do cantor cearense em um registro precioso que passou anos perdido até ser encontrado em 2005. Seu amigo e cineasta Sérgio Santos aproveitou o momento de ascensão do astro para produzir o curta, que mostra cenas caseiras de Fagner jogando futebol, passeando de carro, e claro, mandando ver na sua guitarra e música.

 PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CORAÇÃO DO SAMBA” (documentário)
Dia 16 de fevereiro, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h / quarta, às 10h / sábado às 19h30
Lançado em 2011, o documentário de Thereza Jessouroun faz um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. O filme é centrado na bateria da Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da escola. Além disso, ainda mostra os ensaios nas ruas, na sede da Mangueira e explora o passado e o presente da tradição que passa de pai para filho.
                       
TERÇAS DAS ARTES – 17/02

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CONTATOS FOTOGRÁFICOS: ELLIOTT ERWITT” (série)
Dia 17 de fevereiro, terça, às 20h
Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h

A série “Contatos Fotográficos” mostra a abordagem artística dos maiores fotógrafos contemporâneos. Por meio de uma série de imagens, o telespectador mergulha no mundo secreto da criação do artista. Hoje é a vez de Elliott Erwitt. Repórter da “Magnum”, o francês é conhecido pelo seu senso de humor e por suas fotos em preto e branco.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: ENSAIO DE CINEMA” (filme)
Dia 17 de fevereiro, terça, às 20h14
Horários alternativos: quarta, à 0h14 e às 14h14 / quinta, às 8h14
Um balé de corpos recheados de citações a grandes obras da história do cinema. O curta-metragem “Ensaio de Cinema”, de Allan Ribeiro, mostra a intimidade de um casal de dançarinos interpretados por Gatto Larsen e Rubens Barbot. Em uma performance que faz a coreografia de uma paixão, as duas mentes por trás da Companhia de Dança Rubens Barbot arrebataram prêmios em vários festivais pelo Brasil.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ARQUITETURAS: A CASA SUGIMOTO” (série)
Dia 17 de fevereiro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 8h / dom, às 12h30
A série “Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas do mundo. O episódio desta terça fala sobre a Casa Sugimoto, construída em 1743 em Kyoto. O imóvel possui códigos invisíveis que hierarquizam o uso do espaço: não há paredes, nem janelas e os quartos são localizados lado a lado. Esse espaço fluido e flexível é uma das inspirações da arquitetura contemporânea. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“FIGURAS DA DANÇA: DÉCIO OTERO” (série)        
Dia 17 de fevereiro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 13h30 / domingo, às 7h30
O episódio desta terça da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala Décio Otero. Uma das figuras mais conhecidas da dança nacional, Otero foi um dos grandes responsáveis pela guinada da dança brasileira no início da década de 1970 ao fundar o Ballet Stagium (SP), onde já formou diversos profissionais, de bailarinos e iluminadores de espaço cênico. Junto à companhia, percorreu o Brasil com coreografias que retratavam as situações do país e, com isso, fez mais de 50 trabalhos ao longo dos quase 40 anos do grupo. Otero também atuou como diretor artístico e organizador de projetos educativos em instituições e escolas.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PAULO GRACINDO – O BEM AMADO” (documentário)
Dia 17 de fevereiro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 16h15 / domingo, às 10h15
Intérprete de personagens icônicos da TV brasileira, Paulo Gracindo é homenageado neste documentário dirigido pelo filho, Gracindo Jr. Com depoimentos de colegas e amigos, além de rico material de arquivo, o filme aborda a trajetória (1911-1995) de Gracindo, que foi apresentador de rádio e ator de radionovela e de televisão. O ator imortalizou personagens como Odorico Paraguaçu, da novela "O Bem-Amado”, o primo rico do quadro humorístico Primo Pobre & Primo Rico do programa “Balança mas não cai”, o bicheiro Tucão, da novela “Bandeira 2” e Coronel Ramiro Bastos, da novela “Gabriela”.

 PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O SÉCULO STANISLAVSKI: PARTE 1” (série)
Dia 17 de fevereiro, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / sábado, às 10h / domingo, às 17h
A série conta um pouco mais sobre Konstantin Stanislavski, que foi o fundador lendário do Teatro de Arte de Moscou. Nascido em um ambiente de investigação cultural, a dança, a ópera e o teatro eram as áreas que poderia brilhar. O primeiro episódio conta sobre a infância e o início dos trabalhos do ator no meio de uma Rússia marcada por mudanças.


QUARTAS DO CINEMA – 18/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! – “No Balanço de Kelly”, “Martinho da Vila, Paris 77” e “Viva Volta”
Dia 18 de fevereiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
     
A faixa “A Vida é Curta” comemora o espírito do carnaval e estreia o filme “No Balanço de Kelly”, do diretor André Weller. O filme é feito a quatro mãos, uma conversa na banqueta de piano, onde o compositor João Roberto Kelly e o diretor do filme nos revelam um repertório surpreendente e fazem um balanço na carreira do autor de famosas marchinhas, como "Cabeleira do Zezé" e “Mulata Bossa Nova”. Na sequência, mais duas personalidades musicais: Martinho da Vila, em “Martinho da Vila, Paris 77”, de Ari Cândido Fernandes, filme que traz o cantor bem extrovertido, com amigos, pelos bairros e bares parisienses; e o trombonista Raul de Souza no curta “Viva Volta”, de Heloísa Passos, relembrando sua trajetória.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
LEILA DINIZ (documentário)
Dia 18 de fevereiro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, à 0h e às 18h
O Curta! exibe nesta Quarta do Cinema a cinebiografia da atriz Leila Diniz (1945-1972). Com direção de Luiz Carlos Lacerda, um dos seus melhores amigos, o filme fala sobre a vida da “moça que, sem discurso, nem requerimento, soltou as mulheres de 20 anos presas ao tronco de uma especial escravidão”, como escreveu Carlos Drummond de Andrade. Leila Diniz revolucionou o comportamento nos anos 60 e 70 e quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil. O filme, que é protagonizado por Louise Cardoso, conta ainda com Diogo Vilela, Tony Ramos, Paulo César Grande, Marieta Severo, Stenio Garcia e Antonio Fagundes no elenco. No Festival de Brasília de 1987, Louise Cardoso recebeu o Troféu Candango de Melhor Atriz e Paulo César Grande o Candango de Melhor Ator Coadjuvante.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO: “O TIGRE E A GAZELA” (filme)
Dia 18 de fevereiro, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, às 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45 / domingo, às 15h30
O filme “O Tigre e a Gazela”, filme de 1976, é uma experiência linguística que arrebata o espectador pela força de suas imagens. Com direção de Aloysio Raulino, o curta explora as fisionomias, os gestos e as falas de mendigos, pedintes, loucos e foliões que transitam pelas ruas de São Paulo. Os sons e imagens são ilustrados com extratos de Frantz Fanon.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: “ÓDIO” (série)
Dia 18 de fevereiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h
A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. Neste episódio, ela revisita “Ódio”, de Mathieu Kassovitz, filmado em 1995. Marcado pela implacável contagem regressiva de um drama predeterminado, a produção é a história de três jovens amigos de um subúrbio de Paris, no dia seguinte de uma noite de protestos. É o retrato de uma juventude desempregada encarando a violência policial e o tédio. Depois de vagarem e lidarem com os obstáculos do dia, a jornada dos três amigos termina com a morte acidental de um deles.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 19/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“LIVROS QUE AMEI: MARCOS VINICIUS NEVES” (série)
Dia 19 de fevereiro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / segunda, às 8h
No episódio desta semana da série “Livros Que Amei” o convidado é o historiador Marcos Vinicius Neves. Suas obras escolhidas são: “O Palácio de Circe e outra lendas gregas”, adaptação de Orígenes Lessa para a Odisséia, de Homero; o “IChing”, livro de sabedoria oriental; e “Um Paraíso Perdido”, de Euclides da Cunha. O dramaturgo Hamilton Vaz Pereira e o sacerdote taoísta Francisco Mourão comentam sobre os livros.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“POR QUE A GENTE É ASSIM?: FÉ” (série)
Dia 19 de fevereiro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 13h / domingo, às 7h / segunda, às 8h30
A série “Por que a gente é assim” aborda os valores que norteiam as escolhas dos brasileiros. O tema central desta quinta é sobre fé. A discussão gira em torno das diferenças entre religião, fé e as inúmeras crenças existentes na sociedade brasileira. “Borboletas Azuis” (2010), de Ana Bárbara Ramos, narra a história das remanescentes de um credo no interior da Paraíba. Cavi Borges e Leonardo Kopke são os responsáveis por “A Grande Comissão” (2011), que apresenta o universo dos evangélicos. Por fim, “A Palavra na Boca Tem o Poder da Flecha no Arco” (2011), de Sérgio Borges, divide a opinião do ateu Moacyr Goés e da babalorixá Wanda Araújo sobre os cultos indígenas.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“SIMONE DE BEAUVOIR, UMA MULHER ATUAL” (documentário)
Dia 19 de fevereiro, quinta, às 21h
Horários alternativos: sexta, à 1h e às 15h / sábado, às 21h / segunda, à 1h30 e às 9h

No documentário, a diretora Dominique Gros propõe evocar a personalidade da romancista, filósofa e ativista política e feminista de Simone de Beauvoir. O filme vai ao encontro desta mulher, em toda a sua riqueza e complexidade, à luz de um período rico em mudanças.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O ENGENHO DE ZÉ LINS” (documentário)
Dia 19 de fevereiro, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / domingo, às 2h e às 20h / segunda, às 10h

Com direção de Vladimir Carvalho, o longa-metragem traça o perfil do escritor paraibano José Lins do Rego. O documentário fala desde os tempos de sua infância até sua maturidade. A infância, vivida em ambiente ligado ao ciclo da cana-de-açúcar, inspirou romances como “Menino de Engenho”. Ao mesmo tempo em que revela outras manifestações de sua marcante figura humana, “O Engenho de Zé Lins” apresenta o escritor como um homem solidário e afetivo, amigo fiel, amante apaixonado pelas coisas simples da vida e pelo povo. Além de patrono da cadeira 39 da Academia Paraibana de Letras, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1955. Ao lado de Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Jorge Amado, ele é considerado um dos principais romancistas regionalistas da literatura nacional.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: COM VISTA PARA O CÉU” (filme)
Dia 19 de fevereiro, quinta, às 23h45
Horários alternativos: sexta, às 3h45 e às 17h45 / segunda, às 11h45
“Com Vista para o Céu” é a estreia de Adriana Calcanhotto no cinema. O curta-metragem é dirigido por Allan Ribeiro e reflete sobre o cotidiano entre um homem e uma mulher, onde o som urbano invade os espaços arquitetônicos e também suas vidas.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 20/02

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“FILHOS DE GANDHY” (documentário)
Dia 20 de fevereiro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 18h / segunda, às 2h30 e às 13h30 / terça, às 7h30
Com direção de Lula Buarque de Hollanda, o filme conta a história do grupo de afoxé Filhos de Gandhy. O grupo desfila desde 1949 nas ruas de Salvador durante o Carnaval, tendo como bandeira os ideais pacifistas do líder político indiano Mohandas Gandhi (1869-1948), o Mahatma (a grande alma). Na verdade, quando surgiu, o bloco funcionou como palanque, uma forma de burlar a então proscrição do Partido Comunista Brasileiro, determinada em 1948. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“OS ANOS JK - UMA TRAJETÓRIA POLÍTICA” (documentário)
Dia 20 de fevereiro, sexta, às 21h30
Horários alternativos: sábado, às 2h / domingo, às 3h45 e às 21h45 / segunda, às 15h / terça, às 9h
Dirigido por Silvio Tendler, o documentário conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, desde sua estreia como político, passando pela construção de Brasília e indo até a perda dos direitos políticos. Lançado em 1980, durante o período da ditadura militar, o filme aborda a democracia e o desenvolvimento e conta com a participação de políticos como Tancredo Neves, Renato Archer, Magalhães Pinto e Henrique Teixeira Lott. A narração fica por conta de Othon Bastos. No Festival de Gramado, “Anos JK” recebeu o Prêmio Especial do Júri e Melhor Montagem. No Troféu APCA, foi considerado Melhor Montagem, e ainda faturou o Troféu Margarida de Prata – CNBB, Prêmio São Saruê – FCCRJ e Prêmio de Qualidade – Concine.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“A DEMONIZAÇÃO DA CANNABIS” (documentário)
Dia 20 de fevereiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 22h / segunda, às 4h e às 17h / terça, às 11h
O filme mostra o interesse ambiental na variedade do cânhamo como uma versátil fibra industrial, e não como droga, documentando a história de sua proibição. Durante a Segunda Guerra Mundial, a planta era tão estratégica, que o governo dos Estados Unidos encorajou fazendeiros a aderirem ao cultivo do cânhamo. O documentário passa pela Austrália, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos e mostra como a planta está sendo cultivada como uma fibra industrial para ser usada como alternativa à madeira, na produção de papel, ao algodão, para roupas, e ao compensado, para construções. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado