O Balé da Cidade de São Paulo estreia duas coreografias no SescTV



"Balcão do Amor" e "BandOneón" vão ao ar dia 13/02, sexta, às 21h

 

Foto: Alex Ribeiro

Balé da Cidade de São Paulo, que completa 47 anos neste mês (07/02/1968), apresenta as coreografias: O Balcão do Amor, concebida pelo israelense Itzik Galili e inspirada nas canções do pianista e compositor cubano Pérez Prado; e BandOneón  do coreógrafo argentino Luis Arrieta, criada a partir  de tango do compositor Astor Piazzolla, com participação de Daniel Binelli, ambos bandoneonistas da Argentina. As trilhas dos espetáculos são executadas ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, com a regência do maestro Victor Hugo Toro. Inédito, o programa vai ao ar dia 13/02, sexta, às 21h, no SescTV, e integra a série Dança Contemporânea, dirigida por Antonio Carlos Rebesco.


Para a diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo, Iracity Cardoso, convidar nomes internacionais é importante para o estímulo artístico da companhia e também para o público. Ela lembra que Itzik Galili estava em Cuba quando foi convidado para montar a coreografia. Ali ele se apaixonou pela música de Pérez Prado (1916 – 1989), conhecido também como "Rei do Mambo", surgindo então inspiração para idealizar O Balcão do Amor, espetáculo com pinceladas de humor e poesia.  "É muito divertido você ver um coreógrafo israelense querer trabalhar com a música cubana", comenta Iracity.


Já Luis Arrieta se inspirou no clássico Concierto para Bandoneón, de Piazzola, para criar a dança BandOneón. Sobre o título, ele explica que o uso da letra "O" maiúscula no meio da escrita funciona como a estrutura da coreografia, que tem um alegro no início e o final é ríspido, como as quatro letras de um lado e do outro, porque o "O" é circular como o duo que junta os dois movimentos.  O coreógrafo conta que este espetáculo traz uma conversa entre homens. "Por isso, esse lado matemático e geométrico e, ao mesmo tempo, com a capacidade de poder extravasar delicadezas e afetos", elucida.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado