Curta!: DESTAQUES DE 23 A 27 DE MARÇO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 23/03


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
VISCERAL BRASIL: A ENCANTADORA DE BOTOS” (série)
Dia 23 de março, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 18h30 / domingo, às 6h30                                                                                                                                                                                                                                             
A série “Visceral Brasil”, dirigida por Marcia Paraiso, fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens. Este episódio traz uma viagem ao universo de Dona Onete, que quando menina cantava para os botos na beira do rio e aos 70 anos se tornou compositora e cantora de sucesso no Brasil e no exterior.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: HUGO LINNS” (série)
 Dia 23 de março, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / domingo, 19h15                                                                                                                                                                                         

A atração apresenta novos grupos musicais de Pernambuco em diferentes estilos - do popular tradicional ao rock. Nesta semana, Hugo Linns é o protagonista da vez. O músico, que é um dos poucos a utilizar a viola dinâmica como instrumento solo, estudou violão e contrabaixo no Conservatório Pernambucano de Música. Ele acumula três CDs em seu currículo: “Fita Branca” (2010), “Sonoras” (2011) e “Vermelhas Nuvens” (2013).

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS” (documentário)  
Dia 23 de março, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h / domingo, às 19h30

Dirigido pelo premiado Lírio Ferreira, o filme fala da trajetória do compositor Humberto Teixeira, que fez dupla com Luiz Gonzaga, criador do baião, e responsável pelos sucessos "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô". Produzido pela filha Denise Dumont, o filme conta com depoimentos de figuras como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Belchior, Bebel Gilberto, Daniel Filho, Gal Costa, Lenine e Elba Ramalho. A produção ainda traz apresentações musicais de composições de Humberto, na voz de grandes cantores brasileiros. Lançado em 2009, o documentário é vencedor de melhor roteiro e som no prêmio Oscarito, da Câmara Municipal de Fortaleza, no 19º Cine Ceará.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
A IDADE DE OURO DA MÚSICA DE FILME” (documentário)
Dia 23 de março, segunda, às 23h          
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / domingo, à 0h e às 17h
O documentário apresenta títulos clássicos da filmografia mundial, imortalizados por intermédio de suas trilhas sonoras. Ao visitar os compositores responsáveis pela fixação destas obras no imaginário coletivo, inúmeras passagens de filmes são comentadas e associadas às suas inspirações, enquanto outros artistas contemporâneos revelam uma obra fortemente influenciada pelo movimento musical iniciado nos anos sessenta. 


TERÇAS DAS ARTES – 24/03

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ENSAIO ABERTO BRASIL: TÁ NA RUA” (série)
Dia 24 de março, terça, às 20h        
Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h / sábado, às 7h30 / domingo, às 13h30
O programa "Ensaio Aberto Brasil" é uma série composta por seis episódios de 26 minutos, cada um retratando uma região diferente do Brasil e sua cultura regional, tendo como fio condutor grupos brasileiros de teatro com tradição e importância histórica. O documentário é uma rica viagem pelo Brasil e pelas formas culturais que refletem as regiões de nosso país. Neste episódio, um dos maiores nomes do teatro brasileiro e defensor incansável do teatro de rua, Amir Haddad, fala sobre o trabalho do Tá na Rua, grupo carioca do qual é diretor e fundador.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“GRANDE ARTE: INGRES - RETRATOS” (série)  
Dia 24 de março, terça, às 20h30  
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30
A série francesa “Grande Arte” desta semana mostra as obras do pintor Ingres. Ao longo do episódio, o telespectador confere uma minuciosa exploração dos mais suntuosos retratos do século XIX.  Considerado como reacionário, o artista também construiu as bases para uma estética da fotogenia contemporânea. A direção é de Hector Obalk.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
FIGURAS DA DANÇA: ANA BOTAFOGO” (série)
Dia 24 de março, terça, às 21h    
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 8h30 / domingo, às 4h30 e às 21h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Ana Botafogo, que é um dos maiores nomes da dança no Brasil. Aluna da academia de dança da bailarina Leda Iuqui, teve seu primeiro contrato como bailarina profissional no Ballet de Marseille, na França, com direção de Roland Petit. Na década de 70, foi bailarina do Teatro Guaíra, no Paraná, e posteriormente da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Desde 1981, Ana ocupa o cargo de primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela dançou as mais importantes obras do repertório clássico como solista, entre elas Giselle, de Jean Coralli e Jules Perrot - considerada pela crítica uma de suas maiores interpretações. Se apresentou no mundo todo e teve importantes parcerias com Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Richard Cragun, Francisco Timbó, Marcelo Misailidis, Vitor Luis e muitos outros.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“ENTRENÓS: DIEGO BRESANI” (série)
Dia 24 de março, terça, às 21h30  
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, ás 15h30  
A série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, investiga o processo criativo de artistas brasileiros. No episódio desta semana, a equipe aporta em Brasília, cidade que é fonte de inspiração para o protagonista, o fotógrafo Diego Bresani. Com o olhar cuidadoso e reflexivo, Bresani expõe suas ideias e impressões da cidade e da forma como seus moradores se relacionam com ela. Em deslocamento no seu carro ou fazendo cooper pelas Super Quadras, Diego guarda momentos efêmeros para depois encená-los, emoldurando esses instantes em fotos. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
DESIGNERS BRASILEIROS: “EXPOSIÇÃO EM BERLIM” e “BERNARDO SENNA” (série)                                     
Dia 24 de março, terça, às 22h      
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, às 8h / domingo, às 14h
  

Por meio de 14 episódios de cinco minutos cada, a produção de Leonardo Domingues mostra curiosidades e histórias de designers brasileiros. Em “Exposição em Berlim”, o telespectador confere uma amostra de móveis com designers da atualidade, como Zanini de Zanine, Carlos Motta e Maneco Quinderé. Já em “Bernardo Senna, o artista especializado em produtos desvenda curiosidades sobre seu processo criativo.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CONTATOS FOTOGRÁFICOS: MARTIN PARR” (série)
Dia 24 de março, terça, às 22h15
Horários alternativos: quarta, às 2h15 e às 16h15 / quinta, às 10h15
A série “Contatos Fotográficos” mostra a abordagem artística dos maiores fotógrafos contemporâneos. Por meio de uma série de imagens, o telespectador mergulha no mundo secreto da criação do artista. Nesta semana, as fotografias de Marin Parr são exibidas no Curta!. Seus retratos desnudam os lados obscuros, neuroses e mitos de nossas sociedades industriais em uma linguagem coerente, com cores brilhantes, close-ups, luz intensa e contrastes fortes. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CAROLYN CARLSON” (documentário)
Dia 24 de março, terça, às 22h30
Horários alternativos: quarta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30 / sábado, às 14h30 / domingo, às 16h
O documentário retrata a grande coreógrafa americana Carolyn Carlson e seu trabalho, trazendo um olhar fascinante sobre a arte da coreografia. Depois de Helsinki e Estocolmo, ela escolheu, em 2004, viver e trabalhar no norte da França. Lá ela dirige o National Dance Studio of Roubaix em busca de seu rico trabalho de criação.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CONTATOS FOTOGRÁFICOS: SOPHIE CALLE” (série)
Dia 24 de março, terça, às 23h45
Horários alternativos: quarta, às 3h45 e às 17h45 / quinta, às 11h45

A série “Contatos Fotográficos” mostra a abordagem artística dos maiores fotógrafos contemporâneos. Sophie Calle também é destaque da programação. Suas fotografias são itens de evidência com os quais ela conta histórias que são tão comuns, quanto perturbadoras, usando suas próprias experiências de vida como matérias primas para reconstruções que pairam entre a verdade e a ficção. 


QUARTAS DO CINEMA – 25/03

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! – “NELSON FILMA: TRAJETÓRIA”, “PIOVE, IL FILM DI PIO” e “DE VOLTA AO QUARTO 666” (documentário)
 Dia 25 de março, quarta, às 20h  
 Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / domingo, à 1h
     

A faixa “A Vida é Curta” desta quarta estreia três produções que abordam o cinema em diferentes estilos e contextos históricos. Em “Nelson Filma: Trajetória”, o protagonista é o cineasta Nelson Pereira dos Santos, cuja produção traça o caminho percorrido pelo Cinema Novo. Imagens históricas ilustram o documentário e mostram o diretor em momentos descontraídos nos bastidores das produções. Em seguida, o curta-metragem “Piove, Il Film di Pio, com direção de Thiago Mendonça, faz um retrato de PioZamuner, um cineasta esquecido, que dirigiu os 12 últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. Para encerrar, a faixa exibe “De Volta ao Quarto 666”. Em 1982, durante o festival de Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem qual seria o futuro do cinema. Após o encontro, o diretor realizou o filme "Quarto 666" ("Chambre 666"). Em 2008, 26 anos depois, o cineasta Gustavo Spolidoro faz a mesma pergunta ao próprio Wenders, que dessa vez está do outro lado da câmera.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“SOY CUBA – O MAMUTE SIBERIANO” (filme)
Dia 25 de março, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, à 20h / domingo, às 8h

No início dos anos 60, o diretor soviético Mikhail Kalatozov, junto a uma equipe de 200 pessoas, rodou em Cuba a superprodução "Soy Cuba". A intenção original era que o filme fosse uma poderosa arma de divulgação sobre a revolução cubana, mas acabou sendo ignorado após sua estreia em Havana e em Moscou. O filme ficou então desconhecido para o ocidente até a década de 90, quando foi descoberto pelos diretores Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário, dirigido por Vicente Ferraz, apresenta depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes de "Soy Cuba", mostrando o contraste entre as culturas cubana e eslava. Entre as participações no documentário, estão Othon Bastos, Alexander Calzatti, Raúl García e Glauber Rocha.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
“CURTA! RELÂMPAGO: O PORTO DE SANTOS” (documentário)
Dia 25 de março, quarta, às 22h40
Horários alternativos: quinta, às 2h40 e às 16h40 / sexta, às 10h40
Com direção de Aloysio Raulino, o documentário “O Porto de Santos” é um filme de 1978. A produção é uma descrição poética do Porto de Santos e seus trabalhadores, provavelmente envolvidos em uma paralisação grevista. O filme ressalta a importância histórica do local e mostra a rotina das pessoas que trabalhavam na região. Destaque para o mulato dançando, com sensualidade, a canção "Amante Latino" e outros homens jogando capoeira. O movimento noturno na zona de meretrício com prostitutas e luminosos de bares. Retorna o dia, e a rotina no porto recomeça. Aloysio Raulino (1947-2013) foi fotógrafo de importantes filmes do cinema brasileiro como "Serras da Desordem", de Andrea Tonacci, e "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento. Como realizador, dirigiu uma série de curtas, médias e o longa "Noites Paraguayas", além de ter sido um dos mais generosos profissionais do cinema brasileiro.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“OS DIRETORES: BARBRA STREISAND” (série)
Dia 25 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h

Barbra Streisand já se definiu como uma "atriz que canta". Por mais de 40 anos, ela se aperfeiçoou como cantora, atriz, produtora, compositora, roteirista e diretora. Barbra fala do início da sua carreira e a influência de seu primeiro diretor, William Wyler. 


QUINTAS DO PENSAMENTO – 26/03

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PALAVRA (EN)CANTADA” (documentário)
Dia 26 de março, quinta, às 20h  
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 22h / domingo, às 10h
O documentário de Helena Solberg é uma viagem na história do cancioneiro brasileiro. Com um olhar especial para a relação entre poesia e música, a produção fala dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo. “Palavra (En)cantada” é um grande passeio pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da cultura do país, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Os artistas falam sobre a palavra e a presença da poesia em suas canções e sobre o encontro entre música e poesia.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
PAUL VIRILIO - PENSAR A VELOCID” (documentário)
Dia 26 de março, quinta, às 22h                                                                                                                            
Horários alternativos: sexta, à 2h e às 16h / sábado, às 16h

Nesta “Quinta do Pensamento”, o Curta! traz para a sua tela “Paul Virílio –Pensar a Velocidad”, documentário dirigido por Stéphane Paoli. Através de escritos e reflexões, o especialista acredita que a velocidade acabou colocando em questão todos os aspectos da vida cotidiana, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Junto à análise de Paul Virílio, grandes especialistas contemporâneos e observadores informados, como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal comentam o assunto.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O BRASIL DE DARCY RIBEIRO: HAVEMOS DE AMANHECER” (série)  
Dia 26 de março, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 12h30 / domingo, às 22h
O programa traça a trajetória do antropólogo Darcy Ribeiro. O telespectador confere as etapas de sua vida, desde Montes Claros e o ambiente familiar, passando pela influência da II Guerra em sua definição política no meio universitário, e o despertar para a literatura em Belo Horizonte. No episódio desta semana, há uma análise sobre seu exílio. Darcy semeia reformas educacionais em universidades e torna-se um cidadão latino-americano. Em Lima, militares fazem uma revolução social e Darcy projeta o socialismo cibernético. No meio a isso tudo, o antropólogo descobre que tem câncer e consegue autorização especial para se operar no Brasil.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 27/03

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“DOCE BRASIL HOLÂNDES” (documentário)
Dia 27 de março, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 13h30 / domingo, às 15h / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
O documentário de Monica Schmiedt ressalta a importância da colonização holandesa na formação do Brasil. A produção surgiu de uma pesquisa realizada por duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley, que se encontraram no Recife em março de 2009 para investigar as raízes e as contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa a Pernambuco, no século 17. Maurício de Nassau, que governou do Recife o Brasil Holandês entre 1637 e 1644, é curiosamente definido por alguns moradores de Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve”. Até hoje, aquela época é lembrada como melhor que a atual. “Doce Brasil Holandês” recebeu o prêmio de Melhor Documentário no 5° BRAFFTV – BrazilianFilm& TV Festival of Toronto.

 PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
SERRAS DA DESORDEM” (documentário)
Dia 27 de março, sexta, às 21h        
Horários alternativos: sábado, à 1h30 / segunda, à 0h / segunda, às 14h30 / terça, às 8h30
Com direção de Andrea Tonacci, o documentário “Serras da Desordem” mostra a vida de Carapirú, um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, ele anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, o índio vira manchete nacional e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.

 PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ADEUS CAMARADAS!: AMEAÇAS ” (documentário)
Dia 27 de março, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 17h / domingo, às 5h e às 23h /segunda, às 17h /  terça, às 11h
O astronauta Alexej Leonow, do voo espacial soviético americano "Soyuz-Apollo", observa o planeta Terra, onde o ideal comunista alcançou sua mais alta extensão. Contudo, as primeiras rachaduras na fachada imperial já começam a aparecer: a erosão começa na periferia, onde a cultura pop e as crescentes necessidades consumistas acentuam a insatisfação e o papa polonês é a única figura real de autoridade. No segundo episódio, “Ameaças”  mostra o princípio da decadência do Partido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado