Futura: Cine Conhecimento apresenta “O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras”, de Jean-Paul Rappeneau, no sábado, dia 11


"Cyrano", do mesmo cineasta, será reprisado no dia 12/04

 

No sábado, dia 11/04, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta "O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras" (1995), de Jean-Paul Rappeneau.  O longa acontece em 1832 e conta a história de Angelo, um jovem nobre italiano, coronel do exército que se refugia na França para levantar fundos para a causa italiana na luta contra a invasãoaustríaca. Durante a epidemia de cólera, ele foge de uma cidade para outra e se apaixona por Pauline, condessa de Théus. Os dois fazem uma longa viagem até a Itália, a cavalo, sempre tentando escapar daqueles que os consideram um perigo por serem possíveis portadores da doença.

No domingo, 12/04, às 22h, será exibida a reprise de "Cyrano" (1990). Este filme é sobre um soldado e poeta Cyrano, interpretado por Gérard Depardieu. Apesar de muito talentoso, Cyrano tem uma baixa autoestima por causa do tamanho do seu nariz. É apaixonado por sua prima Roxane, mas nunca teve coragem de se declarar. Roxane, por sua vez, fica interessada por Christian, um amigo jovem e atraente de seu primo. E Cyrano vê nessa atração a oportunidade de se declarar para sua amada, passando a ser a alma desse relacionamento: escreve cartas e poesias no lugar do seu amigo.

 

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que sempre é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca compreender comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futurapor meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

 

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

 

11/04, sábado, 22h

O CAVALEIRODO TELHADO E A DAMA DAS SOMBRAS

Direção: Jean-Paul Rappeneau

Produção: França (1995)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Olivier Martinez, Juliette Binoche, Pierre Arditi

Em 1832, um jovem nobre da Itália, coronel do exército, se refugia na França para levantar fundos para a causa italiana na luta contra a invasão austríaca. Porém, antes de voltar para seu país, ele precisa enfrentar a dura realidade francesa, assolada por uma epidemia de cólera. Suas chances aumentam quando ele conhece uma bela e enigmática mulher. Ela também está em fuga e busca um misterioso marido desaparecido.

 

12/04 - Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

PRAÇA SAENS PEÑA

Direção: Vinícius Reis

Produção: Brasil (2008)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Chico Díaz, Maria Padilha, Isabella Meirelles

Paulo é professor de ensino médio, e Teresa, gerente de lanchonete. Eles são casados e formam uma típica família de classe média. O casal sonha em ter uma casa própria, mas o apertado orçamento impossibilita essa realização. A situação muda quando Paulo aceita a oferta de escrever um livro sobre a Tijuca, só que a esperança por dias melhores logo se transforma em uma grande crise familiar, que coloca em risco o relacionamento existente entre eles.

 

12/04, domingo, 22h

CYRANO

Direção: Jean-Paul Rappeneau

Produção: França (1990)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez

Talentoso soldado e romântico poeta, Cyrano carrega uma baixíssima autoestima por conta do nariz, acintosamente grande e, por isso, nutre uma paixão secreta por sua prima. Quando descobre a atração de sua amada por um colega, Cyrano percebe uma grande oportunidade de se declarar e se torna a alma e a poesia do relacionamento, através das cartas que escreve no lugar do amigo. O filme é uma adaptação de 1990 da peça de mesmo nome escrita em 1870, por Edmond Rostand.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado