​HISTORY tem programação especial ao longo da Semana Santa, com produções de ficção e de não-ficção

 

 

31/3, terça-feira, 20h: Barrabás

 

Barrabás, citado no Novo Testamento no episódio O Julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos, é nefasto personagem da Bíblia lembrado como o grande pecador, cuja vida e liberdade foram mantidas em detrimento da salvação de Jesus Cristo, condenado a morrer na cruz. O que aconteceu com o emblemático bandido depois desse dramático episódio em que o povo optou por absolvê-lo no lugar de Jesus é o tema da minissérie Barrabás, com quatro horas de duração, que o HISTORY exibe na íntegra.

 

Baseada no romance do sueco Pär Lagerkvist (ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1951), a minissérie conta a história de redenção de Barrabás (Billy Zane, de Titanic), que tem início quando Pôncio Pilatos (Filippo Nigro), governador da Judeia, em um gesto simbólico, lava as mãos para demonstrar que não interferiria na decisão popular de condenar Jesus à crucificação.

 

Com o veredito, o bandido se vê obrigado a refletir sobre o significado da redenção pelo resto de sua vida. Sua luta espiritual continua quando sua esposa, Ester (Cristiana Capotondi), é brutalmente assassinada por ser seguidora de Jesus, em um momento em que o Império Romano era uma potência e o cristianismo estava começando a se disseminar. Entre outras provações, Barrabás ainda tem de defender sua vida na arena dos gladiadores, onde mais uma vez ganha a liberdade e enfrenta seus demônios internos. É então que ele se converte ao cristianismo e se transforma em seguidor do homem crucificado em seu lugar.

 

1 a 5/4, quarta-feira a domingo, 20h: A Bíblia

O Livro Sagrado ganha vida em A Bíblia, a épica minissérie do HISTORY, uma das produções mais vistas na TV americana em 2013 e que será exibida entre 1 e 5/4, sempre às 20h. Do Gênesis ao Apocalipse, aquelas histórias inesquecíveis ganham mais clareza e significado por meio de reconstituições e incríveis imagens criadas por computação gráfica, oferecendo novas maneiras de enxergar personagens icônicos e cenas clássicas dos textos sagrados. Este docudrama em cinco episódios e com um total de 10 horas de duração explora alguns dos episódios mais marcantes dos textos bíblicos, incluindo a jornada de Noé com sua arca, o Êxodo do Egito, as histórias de David e Golias, Sansão e Dalila e Daniel na cova dos leões e, é claro, a vida de Jesus de Nazaré.

 

1/4 - O Princípio - Noé enfrenta a ira de Deus e Abraão alcança a Terra Prometida, mas ainda precisa provar sua fé. Moisés conduz os filhos de Israel para fora do Egito, e sua fé é recompensada quando o Mar Vermelho se abre para permitir que os israelenses fujam do exército do faraó, "fechando-o" em seguida e afogando os soldados. E o profeta Moisés comunica a mensagem final de Deus, dando forma, dessa maneira, à tábua com Os Dez Mandamentos.


2/4 – A Terra Prometida -
Josué conquista Jericó; Dalila trai o sobre-humano Sansão enquanto os israelitas combatem os filisteus; Samuel unge Davi como rei, um ato que pode lançar sua nação em uma guerra, e Saul é consumido pelo ciúme quando Davi derrota Golias. O Rei Davi inaugura uma era de ouro para Israel, mas logo é seduzido pelo poder e o desejo por Betsabá. Deus perdoa Davi, e Salomão, seu filho, constrói um templo em Jerusalém.


3/4 – Sobrevivência e Esperança -
Os judeus são escravizados na Babilônia; Daniel é jogado na mítica cova dos leões, mas quando sua fé persiste e Deus o poupa, os judeus podem voltar a Jerusalém. Depois, o anjo Gabriel diz a Maria que ela vai ter um filho e José a leva até Belém, onde Jesus nasce. A Judeia fica sujeita ao governo de Pôncio Pilatos e João Batista batiza Jesus, que agora está pronto para dar início à sua missão, que mudaria os rumos da história mundial.


4/4 – A Missão -
Jesus alimenta as multidões na Galileia e ressuscita um homem morto, Lázaro. Depois, O Salvador entra em Jerusalém montado em uma mula - uma prova de que ele é o Messias; e, logo depois, Ele se pronuncia contra os agiotas no Templo. Caifás convence Judas a trair Jesus. Cristo causa tumulto entre os seus discípulos na Santa Ceia e, finalmente, no momento mais clássico e trágico do episódio, Ele é preso e condenado à morte enquanto os discípulos se dispersam.


5/4 – A Paixão -
Pedro renuncia a Jesus e Judas se enforca; a multidão implora pela morte de Jesus Cristo, que acaba crucificado. Mas, quando Maria Madalena chega a seu túmulo, uma figura se aproxima dela – e ela percebe que Ele voltou; Jesus ordena aos seus discípulos para "ir e pregar a todas as criaturas", mas sua missão sagrada se depara com ódio e com a morte; Paulo tem uma visão e passa por uma mudança milagrosa de fé em uma jornada a Damasco; e João Batista tem uma revelação: Jesus de Nazaré voltará, e todos os que mantiverem a fé serão recompensados no Juízo Final.

 

4/4, sábado, 22h: O Rosto de Jesus

O rosto de Jesus Cristo é uma das imagens mais veneradas da história do homem, e também uma das mais polêmicas. Esta controvérsia que só cresceu ao longo do tempo se deve, principalmente, ao fato de não ser possível precisar quais seriam as feições do homem que introduziu a fé católica no mundo ocidental.

 

No especial O Rosto de Jesus, especialistas comentam lendas e verdades, suposições e teorias sobre o assunto, que ainda é um mistério. A maior discordância com relação ao biótipo de Jesus repousa sobre a imagem divulgada de um homem alto, de longos cabelos loiros, barba e olhos azuis. A concepção começou a ser refutada porque teria sido amparada por ideais de beleza e perfeição caucasianos, e que não correspondem à realidade de sua origem, que indicaria traços árabes ou mediterrâneos. Não bastasse essa polêmica, há ainda as dúvidas que pairam sobre a autenticidade do Sudário de Turim (pedaço de tecido de linho guardado na Catedral de Turim, na Itália, com a marca da face de um homem que corresponderia à imagem mais conhecida de Cristo), ou do Sudário de Oviedo (relíquia que se encontra na Catedral de Oviedo, na Espanha, que cobria a cabeça de Jesus durante a crucificação e apresentaria machas do "sangue sagrado").

 

4/4, sábado, 23h: O Papa do Fim do Mundo

Até 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires, era "apenas" um dos 180 cardeais da hierarquia da Igreja Católica. Hoje, como Papa Francisco, este sacerdote com espírito missionário tornou-se a esperança da comunidade católica mundial. É o primeiro papa "Francisco", o primeiro jesuíta e também o primeiro líder não europeu da Igreja Católica desde o ano de 741. E, além disso, é o primeiro papa latino-americano da história.

 

Com razão ele afirmou que os cardeais tiveram de viajar para Roma para eleger o novo papa, mas que, para encontrá-lo, tiveram, isso sim, que buscá-lo no "fim do mundo". Mas quem realmente é o Papa Francisco? Onde ele viveu? Como se tornou padre? E qual foi o seu primeiro ministério e como isso teria influenciado na decisão dos cardeais de que ele se tornasse papa? O Papa do Fim do Mundo, especial que o HISTORY exibe no sábado, conta a história de vida deste homem humilde, nascido na Argentina há 78 anos e que há dois anos se tornou um carismático e popular papa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado