Novo programa da TV Cultura mostra a produção científica no Estado de São Paulo

 

SP Pesquisa, feito em parceria com a Fapesp, aborda temas diversos de forma acessível e atrativa ao espectador. Estreia no próximo sábado (7/3), às 16h. A atração também será exibida pela Univesp TV a partir de domingo (8), às 19h30

São Paulo, 3 de março de 2015 – A TV Cultura e a Univesp TV estreiam esta semana o programa SP Pesquisa, que apresenta os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento, de forma simplificada e interessante ao espectador.

A nova atração começa a ser exibida na TV Cultura, no próximo sábado (7/3), às 16h, e na Univesp TV no domingo (8/3), 19h.

SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura e Univesp TV. A nova série acompanha o trabalho de pesquisadores vinculados a universidades e institutos científicos paulistas.

As reportagens exploram temas diversos, desde os micróbios que habitam nosso intestino até o Universo  em expansão. O programa de estreia trata dos estudos que relacionam a microbiota intestinal com doenças como a diabetes e a obesidade. O segundo, chamado Mistérios do Oceano, aborda pesquisas feitas no Atlântico Sul, entre elas uma que monitora temperatura, pressão e salinidade das águas nos mares brasileiros a fim de melhorar os dados sobre previsão do tempo e  estudos do clima.

Além de tratar dos desafios científicos que as pesquisas apresentadas tentam desvendar, o programa procura desmistificar o próprio trabalho dos cientistas.

Neste mês de estreia, os outros dois episódios trazem a abordagem cientifica e histórica do riso; e as pesquisas sobre o aparecimento da espécie humana na América.

Entre outros assuntos que o SP Pesquisa trará nas próximas edições estão: Centro de Estudos da Metrópole; Coração; Como Vota o Brasileiro; Pesquisa do Câncer no Brasil; Subsolo Brasileiro; Grandes Extinções; e Grafeno.

A série foi produzida pela Itinerante Filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado