SKY patrocina instalação de Robert Heinecken no MIS


Obra Waking Up in News America, do consagrado artista americano, fica em cartaz de 4 de março a 12 de abril, com entrada gratuita
 
SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do País, por meio de sua plataforma de marketing de luxo, SKY Spinel, patrocina a instalação Waking Up in News America, do artista americano Robert Heinecken (1931-2006). A obra chega ao Museu da Imagem e do Som – MIS, sob curadoria Brasil de Danniel Rangel e produção da Mega Cultural, onde fica de 4 de março a 12 de abril, aberta gratuitamente à visitação do público.

A instalação investiga dois dos grandes interesses de Heinecken: os meios de comunicação e o poder da televisão enquanto veículo de massa. "Waking Up in News America" é uma sala, sugestivamente doméstica, em que absolutamente todas as superfícies – paredes, piso, teto e todos os objetos que compõem o ambiente - são cobertos por imagens captadas da TV. O visitante pode caminhar livremente pelo espaço e experimentar a imersão pelo mundo de imagens proposta pelo artista.

Pioneiro em explorar a saturação de imagens a qual as pessoas são submetidas diariamente, Heinecken se apropriou de imagens captadas de modo bastante artesanal da própria televisão para gerar o invólucro que recobre a sala. Longe das tecnologias de hoje, ele pressionava papel de Cibachrome (tipo de papel fotográfico) na tela da TV e ligava e desligava o aparelho seguidamente para sensibilizar o papel. As imagens geradas são versões embaçadas das sequências de movimentos de apresentadoras de TV e fazem alusão direta ao movimento Dadaísta de permitir que o material encontre por si sua forma final.

"Waking Up in News America", com imagens de apresentadoras americanas principalmente loiras de olhos azuis é uma peça por excelência dos anos 80 e uma declaração sobre o impacto da televisão e suas fantasias, tudo impulsionado pelo poder da mídia de unir linguagem e imagem. A instalação deve ser destruída após cada exibição, o que torna cada mostra um pouco diferente. Os objetos "escultóricos" nesta mostra são os mesmos usados na instalação de 2013, fabricados com a supervisão de Luke Batten, que além de ter trabalhado diretamente com Heinecken na instalação de 1999 também consultou a Ernesto Scott, quem em 1986 instalou pela 1ª vez a "Waking Up in News America" na UCLA. São ainda os mesmos objetos mostrados na Bienal de Gwangju 2014, "Burning Down the House", com curadoria de Jessica Morgan.

A viagem desta obra de Robert Heinecken, pela Califórnia, Coreia do Sul (Bienal de Gwangju) e agora Brasil, busca fazer jus ao legado do artista que faleceu em 2006, relativamente negligenciado nos últimos anos, e reviver sua obra. Em 2014 o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York organizou uma grande retrospectiva de seu trabalho, atualmente em cartaz no Hammer Museum (Los Angeles), e foi comparado à gigantes da arte conceitual, como John Baldessari, Cindy Sherman e Richard Prince. Apenas em 2014, obras do artista passaram ainda por Nova York, Los Angeles, Seattle e Cleveland, nos Estados Unidos, Gwangju (Coreia do Sul), Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Freibourg (Suíça).

Waking Up in News America de Robert Heinecken
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa
Quando: 4 de março a 12 de abril de 2015
Horário: terças a sextas, das 12 às 21 h; sábados, das 10 às 22 h, domingos e feriados, das 11 às 20 h
Patrocínio: SKY
Curadoria: Danniel Rangel
Produção: Mega Cultural
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado