Especial inédito Mistérios do Ouro conta a história do ouro nas Américas e a busca pelo 'El Dorado'

 

 

 



O ouro, sem dúvida, tem sido uma das maiores obsessões da humanidade. A história registra a morte de milhões de pessoas e o desaparecimento de grandes culturas por sua causa. Enquanto muitos morreram, somente alguns poucos fizeram fortunas, e a América não ficou livre dessa febre. Desde o tesouro de Moctezuma, no México, até a lenda de El Dorado, é possível pensar: será que o ouro tem sido a maldição de nosso continente?

Em busca de uma resposta ao motivo de venerarmos este metal como nenhum outro, o HISTORY apresenta a produção original Mistérios do Ouro, um especial de 85 minutos que mostra a obsessiva relação que a humanidade tem tido com ele, exemplificando com as mais assombrosas histórias e explorando segredos deste precioso metal que até hoje causam espanto.

O ouro é um metal nobre e imperecível. Não se corrói, não afeta a pele humana e, em alguns casos, pode até ser comido. Impérios surgiram e caíram por esse precioso tesouro. Aventureiros arriscaram suas vidas para consegui-lo, e, ainda que alguns cientistas acreditem que sua origem seria proveniente de um asteroide, o ouro mudou a história da humanidade como nenhum outro metal.

O especial Mistérios do Ouro é uma viagem alucinante que fará a audiência reviver histórias como a do tesouro perdido de Moctezuma, a lenda de El Dorado, as histórias de grandes tesouros escondidos nas águas do Caribe e, inclusive, a busca empreendida para encontrar aquela que poderia ser a maior mina de ouro do mundo, bem no coração da selva amazônica.

O ouro tem sido tradicionalmente usado para cunhar moedas e fabricar joias, entre outras aplicações (que hoje se estendem até a medicina e a eletrônica). Porém, quando os europeus chegaram à América, descobriram no continente uma imensa e aparentemente inesgotável fonte de ouro. Depois de séculos de saques e tráfico, a sede pelo reluzente mineral parece ainda não ter dado trégua. Os experts calculam que ainda há enterrado ouro o suficiente para cobrir a superfície da Terra com uma camada de um metro de espessura. Conquistadores, guerreiros astecas, exploradores, mineiros, cientistas, saqueadores, todos têm feito parte das muitas "febres do ouro" ao longo da história.

 

Hoje a ciência consegue situar aquela que poderia ser a grande fonte de ouro da América. Mas chegar até ela é uma tarefa hercúlea. Experts em culturas antigas, investigadores e cientistas empreendem arriscadas expedições e continuam encontrando pistas ao longo do continente. Enfim, seria possível encontrar o chamado El Dorado.

 

Por meio de reconstituições e reencenações, entrevistas com estudiosos e vasto material de arquivo, Mistérios do Ouro apresenta uma linha do tempo trazendo desde os grandes conquistadores até chegar aos atuais caçadores de ouro, em toda a América Latina. E tentam responder à pergunta: aonde nos levará esta infindável obsessão?

 

*O programa será reapresentado em 3/5, domingo, às 7h30 e às 13h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado