Reportagem da TV Aparecida denuncia exploração infantil na Ilha de Marajó e os desafios da Igreja na região





A equipe de jornalismo da TV Aparecida está preparando uma série de reportagens sobre os desafios da Igreja Católica no Brasil com o projeto "Dons da Igreja". Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acontecerá de 15 a 24 de abril, a emissora exibirá o especial "Desafios da Igreja: Ilha de Marajó".

Durante 10 (dez) dias a equipe acompanhou os trabalhos da Igreja Católica na região e do Bispo da Prelazia de Marajó, Dom José Luiz Azcona que é natural da Espanha e em 1983 veio para o Brasil evangelizar na Amazônia e nunca mais voltou para Europa.
Na região existem comunidades ribeirinhas afastadas que só podem acompanhar a Celebração da missa apenas uma vez ao ano. O local vive em condições precárias onde não existe estrutura e transporte adequado, revelando o total abandono do poder público.

Reportagem da TV Aparecida
A reportagem verificou que trata-se de uma região onde os direitos humanos são constantemente violados. Abusos sexuais contra menores, exploração sexual infantil, tráfico humano, dentre outras atrocidades, ocorrem com frequência. Pelas denúncias feitas sobre o descaso na região, Dom Azcona vem sofrendo ameaças de morte, mas continua o seu trabalho evangelizador e não aceita ser escoltado.

Para o jornalista José Eymard, as realidades da Ilha de Marajó/PA são realmente chocantes: "Uma das questões mais difíceis para nossa equipe, eu, a produtora Nazaré e o cinegrafista Fernando Marinho, foi a exploração sexual infantil, nós estivemos próximos de cenas assim, não da exploração em si, mas de crianças que estavam nas balsas e poderiam ser exploradas se não tivéssemos chegados antes". Eymard acrescentou o que espera dessa reportagem: "Quero que as pessoas tenham essa sensibilidade de perceber como o trabalho da Igreja em Marajó é importante, e como lá é um lugar que precisa das nossas orações e nossas ações físicas". 


A cidade de Melgaço, na Ilha do Marajó/PA, detém o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades do Brasil. Metade dos moradores não sabe ler nem escrever, segundo dados do censo do IBGE publicado em 2012, onde 12 mil dos 24 mil habitantes da cidade não são alfabetizados, e apenas 681 pessoas frequentam o Ensino Médio. Somente 900 pessoas têm carteira assinada e 50% das gestantes são adolescentes. 

Reportagem da TV Aparecida
A produtora responsável pelo projeto, Nazaré Soares, está há 8 anos na TV Aparecida e é redatora-chefe do departamento de jornalismo. A jornalista já atuou em outras grandes reportagens e disse em entrevista exclusiva que estava preparada para esta viagem, mas, em algumas situações foi pega de surpresa. "Fui para o Pará sabendo da situação das cidades ribeirinhas, mas quando cheguei percebi que a situação era pior, existem famílias que vivem apenas com $35,00 do bolsa família por filho e para melhorar de alguma forma essa situação financeira, mandam seus filhos para vender nas embarcações qualquer tipo de produto, até o próprio corpo", disse a produtora, que vivenciou momentos marcantes como profissional e como ser humano. "Não dá para ser apenas jornalista quando você vê cenas de uma menina de 11 anos, desamparada em um abrigo social, vítima de um abandono dos pais, que naquela região é normal. Os próprios pais incentivam e as crianças acostumadas já ficam na espera das balsas que fazem a travessia do rio Tajapuru entre Macapá e Manaus passando assim pela cidade", disse.

Para tentar amenizar os problemas presentes na região, a Igreja Católica desenvolve um trabalho com os moradores, visando trazer o mínimo de dignidade, oferecendo, dentro das possibilidades, uma melhor qualidade de vida.

Outros bispos da Igreja Católica, espalhados pelo Brasil, também estão denunciando situações de abandono. O projeto "Desafios da Igreja: Ilha de Marajó" é só o primeiro que a TV Aparecida está produzindo.

A reportagem será exibida pela TV Aparecida, no dia 15 de abril, às 10h20, no dia 16 de abril, às 22h00, e no dia 18 de abril, às 19h.

A equipe de jornalismo mostra os desafios da igreja em um cenário belíssimo por natureza, mas chocante pelas realidades.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado