SÉRIE INÉDITA DOCUMENTA TRABALHO DE FABRICANTE DE ESPADAS




 
 
 
 
Serralheiro resgatou a arte de forjar metais para criar armas medievas
 
 
 
 
Michael Craughwell ou "Mike irlandês" decidiu transformar o trabalho de serralheiro em tarefa de conotação épica: ele fabrica espadas, machados, escudos e demais ferramentas usadas em batalhas medievais. Robustas e forjadas a ferro e fogo – como no passado em que viveram os cavaleiros – as criações são feitas artesanalmente em um exercício que reúne história, arte e força.
 
A partir de quinta-feira, 30 de abril, às 22h, o Discovery Civilization exibe O MESTRE DAS ESPADAS (Big Giant Swords), série que documenta o trabalho e a rotina de Mike. As câmeras mostram como ele consegue conciliar a vida de esposo, pai e chefe contemporâneo com as demandas de um trabalho medieval – seja nas visitas ao ferro-velho para buscar material, na casa onde vive com a esposa Amelia e os filhos, Nova e Christopher, ou na oficina de onde saem as espadas.
 
Mike ama o que faz. Unindo design e desempenho, ele pensa em todos os detalhes sem se esquecer de utilizar referências que dialogam com povos e culturas ancestrais, dos gregos à Távola Redonda. Cada uma de suas criações resulta de um trabalho de pesquisa minucioso, tem formas definidas com respaldo histórico e adornos pensados cuidadosamente.
 
Mike conta com a ajuda de Erik e Jamie, seus assistentes, desde o momento dos . esboços até a entrega ao cliente. Entre marretadas e ideias malucas – como urinar na espada para que o metal envelheça "séculos em horas" – Mike e sua equipe realizam um trabalho único.
 
Em um exercício de relatividade temporal, a transição só ocorreu por conta das possibilidades pós-modernas. Mike começou a fazer espadas para si próprio e a testá-las em desafios filmados por um amigo. Esses vídeos tiveram milhões de visualizações na internet e centenas de pedidos começaram a chegar – assim, a arte de forjar espadas medievais foi resgatada do passado longínquo pela conectividade.
 
Misto de inventor e cavaleiro medieval de barba e cabelos longos, Mike é um tipo pouco convencional. Na jornada em busca do próprio destino, ele  sabia que o trabalho como serralheiro especializado em consrução civil, por melhor que fosse a sua técnica,  nunca o faria se sentir realizado. Ele sabia que precisava de algo menos entediante, só não imaginava que voltaria tantos séculos para encontrar o próprio futuro.
 
 
SERVIÇO
O MESTRE DAS ESPADAS (Big Giant Swords)
Estreia: quinta-feira, 30 de abril, às 22h
Classificação indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado