SescTV estreia show em homenagem a Waly Salomão




O espetáculo reúne nomes como Gal Gosta, Jards Macalé, Hélio Flanders, Gustavo Galo e Botika, no dia 15/04, quarta, às 22h





O SescTV exibe o show inédito Waly Salomão – Poesia Total em homenagem ao poeta brasileiro. No espetáculo, sobem ao palco nomes como Gal Gosta, Jards Macalé, Hélio Flanders, Gustavo Galo e Botika. A atração foi gravada no Sesc Vila Mariana, em 2014, ano em que o poeta completaria 70 anos. Com direção para TV de Daniela Lombardi Cucchiarelli, o programa tem direção musical de Domenico Lancelotti e direção artística de Omar Salomão e Marcus Preto. A estreia no canal acontece no dia 15/4, quarta, às 22h.

Baiano, nascido em Jequié, em 1943, filho de pai sírio e mãe sertaneja, Waly Dias Salomão se formou em Direito, estudou nos Estados Unidos, mas foi no Brasil que encontrou sua poesia e força tropicalista para se tornar um dos principais ícones da contracultura do país. Publicou livros premiados, como Algaravias, em 1997, foi ator, compositor e fez grandes parcerias com os amigos Jards Macalé, Torquato Neto, Gilberto Gil, entre outros, que até hoje sentem a falta da energia criativa de Waly, morto em 2003. Suas canções foram interpretadas por importantes músicos brasileiros, entre eles Maria Bethânia, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Gal Costa e O Rappa.

Seu filho Omar Salomão, seguiu os mesmos passos do pai na arte, mas confessa que, quando pequeno, era difícil entendê-lo pelo turbilhão coisas que fazia. No colégio, um dizia que o pai era arquiteto, o outro advogado, engenheiro, enquanto ele não sabia ao certo o que dizer. “Eu não sabia o que era direito. Dizia que meu pai era poeta, mas não tem a menor graça dizer que é poeta no colégio”. A cantora Gal Costa, que abrigou Waly em sua casa por um tempo, sempre o achou muito intenso. “Ele era tudo muito, tinha muitas ideias e com essa capacidade que tinha de inflar, insuflar gente, a gente acabava tendo ideias. Era delicioso trabalhar com ele e era uma adrenalina só”. O cantor pernambucano Lira se identifica com vários aspectos da poesia de Waly. “Eu acho que a poesia de Waly não tem como você conhecer sem deixar um pedaço de você pra ele. Tem essas características de ser um rio correndo. Ela começa e é como se jorrasse feito um vulcão. Tudo isso que jorra, que corre, que transcorre, ecos que se interpretam como ele mesmo fala”.

Depoimentos como o de Omar, Gal e Lira, somam-se a tantos outros de companheiros e admiradores, e enriquecem o show Waly Salomão – Poesia Total. No repertório, as canções Vapor Barato, Dona de Castelo, Revendo Amigos, Talismã, Mel, Anjo Exterminador, Musa Cabocla, Zé Pelintra, Olho de Lince, Alteza, Negra Melodia e Mal Secreto são interpretadas por Gal Costa, Jards Macalé, Lira, Botika, Hélio Flanders e Gustavo Galo, acompanhados dos músicos Guilherme Monteiro, na guitarra, Bruno de Lullo, no baixo, e Domenico Lancelotti, na bateria. O show ainda conta com a leitura das poesias de Waly feitas por Lira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado