​Cine Conhecimento apresenta “O Encouraçado Potemkin”, de Sergueï M. Eisenstein, dia 30/05


"Outubro", do mesmo diretor, será reprisado no dia 31/05

 

No próximo sábado, dia 30/05, às 22h, o Cine Conhecimento do Futura apresenta o "O Encouraçado Potemkin" (1925), com direção de Sergueï M. Eisenstein. O filme se passa em 1905 e conta a história de marinheiros de um navio do Czar que rebelam-se contra seus comandantes tiranos. Depois de serem humilhados e maltratados, eles assumem o controle do Potemkin. Os marinheiros ganham apoio da população, porém são violentamente derrotados pelas forças opressoras do Czar.

 

Já no domingo, 31/05, às 22h, será exibida a reprise de "Outubro" (1927), de Sergueï M. Eisenstein e Grigori Aleksandrov. O filme recria acontecimentos da revolução de outubro de 1917, e contou com a participação de membros do exército vermelho, soldados e marinheiros de fato, a fim de transmitir o maior realismo possível ao espectador. O longa foi produzido a pedido do Comité Central Soviético da URSS para celebrar o 10º aniversário da revolução.

 

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas, antigas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, curiosidades, premiações, o perfil de profissionais e uma análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca apresentar comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são feitos pela jornalista e apresentadora Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura, por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

 

 

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

 

30/05, sábado, 22h

O ENCOURAÇADO POTEMKIN

Direção: Sergueï M. Eisenstein

Produção: União Soviética (1925)

Classificação indicativa: 10 anos

Com Alexandre Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Alexandrov.

Em 1905, marinheiros de um navio do Czar rebelam-se contra a tirania de seus comandantes e assumem o controle do Potemkin. Chegando em Odessa, recebem o apoio da população, mas as forças repressoras do regime czarista esmagam o movimento com violência.

 

31/05 - Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

PAI PATRÃO

Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani

Produção: Itália (1997)

Classificação indicativa: 14 anos

Com Omero Antonutti, Saverio Marconi, Marcella Michelangeli, Fabrizio Forte

Baseado numa história real, "Pai Patrão" mostra a trajetória de Gavino, um menino que é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando de ovelhas na Sardenha, sul da Itália. Todas as suas tentativas de mudar de vida são frustradas pela ignorância e pela violência do patriarca. Com o tempo, Gavino descobre sua única saída, estudar, e assim ter a arma que seu pai não possui, a cultura.

 

31/05, domingo, 22h

OUTUBRO

Direção: Sergueï M. Eisenstein e Grigori Aleksandrov

Produção: União Soviética (1927)

Classificação indicativa: 10 anos

Com Boris Livanov, Nikolay Popov, Vasili Nikandrov

Em tom de documentário, o filme recria acontecimentos em Petrogrado, na Rússia,  desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. "Outubro" foi produzido em 1927 por um grupo de cineastas soviéticos, sob a direção de Serguei Eisenstein, para festejar o 10º aniversário da revolução de outubro de 1917, a pedido do Comitê Central Soviético da URSS.

​​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado