Escravidão é tema do segundo episódio da série "Na Sombra da História" exibida no SescTV

 

No documentário, o diretor da série, João Batista de Andrade, aborda o tema historicamente e o confronta com a realidade atual do País. O programa será exibido no dia 18/5, segunda, às 20h

 

Negra

                                                                                                                              Mulher de Turbante. Foto: Alberto Henschel

Confira teaser em: https://www.youtube.com/watch?v=eSyu3lcIfA8

A série Na Sombra da História, com direção geral do documentarista João Batista de Andrade, tem como objetivo apresentar fatos históricos do Brasil para pessoas de hoje, saber como elas se relacionam com esses acontecimentos e como estes interferem em suas vidas. Composta por 13 documentários com duração de 26' cada, a produção estreou no último dia 11 no SescTV. O segundo programa, Escravidão, vai ao ar no dia 18/5, segunda, às 20h.

 

Para abordar os temas no contexto sociopolítico-econômico, Andrade leva a história do passado para especialistas e leigos, que refletem com base em seus próprios conhecimentos.

 

No episódio Escravidão, Andrade recorda a chegada dos portugueses no Brasil, quando, após a tentativa de escravizar os índios, decidiram trazer escravos africanos para o país. A partir de textos lidos, o diretor tenta descobrir o que os entrevistados sabem e pensam sobre o assunto. Para alguns deles, a escravidão não terminou e ainda está presente na atualidade.

 

Um desses escritos lembra que os escravos eram dominados culturalmente, com proibição de suas manifestações culturais e religiosas. Mas os negros resistiram, conservaram muitas dessas tradições, às vezes as ocultando, e as trouxeram até hoje, influenciando os costumes atuais no país. "A questão de tirar a cultura de alguém é um dos meios mais eficientes de destruir um povo e dominá-lo", expõe um entrevistado.

 

O documentário mostra que ao contrário do que a historiografia oficial relata, os negros não aceitavam a escravidão, eles lutavam por sua liberdade. O líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, foi um desses combatentes.

 

A abolição da escravatura, por meio da Lei Aurea em 1988, também é abordada no programa. "Ainda vamos ter que lutar durante muitos anos para que realmente possamos ter igualdade e não ter a nossa mão de obra explorada", diz uma entrevistada. Para ela, houve apenas uma troca da escravidão pelo trabalho assalariado.

 

O episódio Escravidão traz ainda a visão dessas pessoas sobre a política de inserção dos negros na sociedade atual, como as cotas raciais nas universidades. Versos da obra O Navio Negreiro, de Castro Alves, pontuam a atração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado