Futura: Cine Conhecimento apresenta “O Idiota”, de Akira Kurosawa, no dia 06/06

"O Encouraçado Potemkin", de Sergueï M. Eisenstein, será reprisado no dia 07/06

 

No próximo sábado, dia 06/06, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta o longa "O Idiota" (1951), uma adaptação da obra literária de mesmo nome do autor russo Fiódor Dostoiéwski, com direção cineasta japonês Akira Kurosawa. O filme se passa no Japão pós-guerra e conta a história de Kameda, um ex- combatente, que depois de ter a vida poupada pelo exército adversário, promete amar todas as pessoas da mesma forma. E por isso, na comunidade onde vive, dizem que ele adquiriu uma doença chamada "idiotice". Kameda acaba se envolvendo com duas mulheres, Taeko e Ayako, porém uma delas percebe que não é mais amada e resolve tomar providências drásticas.

Já no domingo, 07/06, às 22h, será exibida a reprise de "O Encouraçado Potemkin" (1925), com a direção de Sergueï M. Eisenstein. O filme se passa em 1905 e conta a história de marinheiros de um navio do Czar que rebelam-se contra seus comandantes tiranos. Depois de serem humilhados e maltratados eles assumem o controle do Potemkin. Os marinheiros ganham apoio da população, porém são violentamente derrotados pelas forças opressoras do Czar.

 

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas, antigas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, curiosidades, premiações, o perfil de profissionais e uma análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca apresentar comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são feitos pela jornalista e apresentadora Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura, por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

 

 

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

 

06/06, sábado, 22h

O IDIOTA

Direção: Akira Kurosawa

Produção: Japão (1951)

Classificação indicativa: 14 anos

Com Setsuko Hara, Masayuki Mori, Yoshiko Kuga, Minoru Chiaki

Um homem se envolve com duas mulheres. Quando uma delas percebe que não é amada e decide tomar providências drásticas, uma tragédia se anuncia. Com direção de Akira Kurosawa, o filme é a única adaptação para o cinema da celebrada obra literária de mesmo nome do autor russo Fiódor Dostoiéwski.

 

07/06 - Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

NOITES COM SOL

Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani

Produção: Itália (1999)

Classificação indicativa: 14 anos

Com Julian Sands, Charlotte Gainsbourg, Massimo Bonetti

Século XVIII, sul da Itália. Um jovem barão é escolhido como o novo auxiliar do rei Carlos III. Após uma desilusão amorosa, decide se isolar numa modesta casa de campo e iniciar uma vida dedicada à espiritualidade, mas sua busca existencial é ameaçada por uma sedutora mulher.

 

07/06, domingo, 22h

O ENCOURAÇADO POTEMKIN

Direção: Sergueï M. Eisenstein

Produção: União Soviética (1925)

Classificação indicativa: 10 anos

Com Alexandre Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Alexandrov.

Em 1905, marinheiros de um navio do Czar rebelam-se contra a tirania de seus comandantes e assumem o controle do Potemkin. Chegando em Odessa, recebem o apoio da população, mas as forças repressoras do regime czarista esmagam o movimento com violência desmedida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado