PLATAFORMA BIZ.U APRESENTA NOVA PROPOSTA DE SELEÇÃO POR MEIO DE ANÁLISES PESSOAIS E TÉCNICAS



Ferramenta utiliza metodologia inovadora para encontrar pessoas com aptidões como extroversão, amabilidade, consciência e personalidade

São Paulo, maio de 2015 – Selecionar pessoas a vagas de emprego por meio de análises que misturam técnicas e competências pessoais e socioemocionais é o desafio da área de recrutamento e seleção de todas as empresas.  Diante disso e do fato de as pessoas estarem, cada vez mais, preocupadas em alinhar realização profissional à satisfação pessoal é que surge a Biz.u (www.bizu.vc), plataforma digital que conecta empresas e pessoas analisando aspectos como vivências, valores e propósitos individuais.

Pesquisa realizada pelo Deloitte's Shift Index mostra que os Estados Unidos sofrem com um alto percentual de pessoas insatisfeitas no ambiente de trabalho, uma vez que 80% dos entrevistados confirmaram que não são totalmente felizes. No Brasil, o panorama também não é nada animador. Segundo estudo da International Stress Management, 76% das pessoas consultadas, entre 25 e 60 anos, não se sentem realizadas com cargos ou funções que ocupam nas empresas.

A Biz.u chega para preencher esta lacuna. Fundada pelos empreendedores Fellipe Bazilio, Rafael Chaves e Wagner Andrade, aempresa inicia atuação no eixo Rio de Janeiro e São Paulo, mas estima expandir sua base de empresas cadastradas até o final do ano para todo país. Com investimentos do Programa Startup Rio e de investidores-anjo, a Biz.u prevê um faturamento na ordem de R$ 500 mil para os próximos 12 meses e espera chegar ao montante de 300 vagas cadastradas.

Diferentemente das plataformas tradicionais, o modelo de avaliação da Biz.u é baseado numa metodologia inovadora, com base   no conceito dos Cinco Grandes Fatores e nos arquétipos de Jung, que leva em contaanálise linguística que se aprofunda em traços de personalidade, como abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, consciência e estabilidade emocional. Com isso, aspectos pessoais e socioemocionais ganham o mesmo peso que os currículos e competências técnicas.

Ao contrário das ferramentas de recrutamento e seleção online que trabalham com grande volume de currículos, a proposta da Biz.u é ser um marketplace entre pessoas e empresas. O candidato se cadastra, gratuitamente, realiza um teste completo, então, lhe é entregue um relatório de autoconhecimento com suas forças, arquétipos e características pessoais.

Do outro lado, as companhias também respondem a um questionário para facilitar o posicionamento dentro de arquétipos de culturas organizacionais almejados para aquela vaga. Então, o algoritmo faz o cruzamento entre pessoas e empresas, mostrando a correlação percentual entre a pessoa e as empresas cadastradas.

"Se uma empresa quer o melhor analista de sistemas do mercado, por exemplo, iremos mostrar para ela os melhores, sim, mas aqueles que estão mais alinhados com aquela cultura. Reduzimos, assim, consideravelmente, o risco de turnover, alinhando expectativas e, consequentemente, aumentando a produtividade", explica Bazilio.

Para os próximos meses, a Biz.u pretende lançar uma ferramenta que permitirá alinhar características pessoais a atributos específicos de uma vaga. "Por exemplo, uma pessoa com nível médio de extroversão, combinada a um alto tempo de recuperação de situações estressantes, não seria um candidato ideal para uma posição comercial. Ele até pode ser bem sucedido, porém esse sucesso estará vindo às custas de um alto dreno energético pessoal. A ideia é posicionarmos as pessoas de acordo com seu perfil que mais potencializa sua energia e não o contrário", finaliza o cofundador.

Sobre a Biz.U

Fundada em 2015, a Biz.u é uma plataforma de recrutamento e seleção que aposta em propósitos, valores e experiências como fator até mais fundamental do que o currículo na escolha de pessoas. Ao utilizar a metodologia dos Cinco Grandes Fatores, baseada em traços de personalidade, a Biz.u proporciona que candidatos contem suas experiências e habilidades para que sejam encontrados pelas empresas de cultura organizacional mais próxima de seu perfil de interesse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado