A violonista Regina Albanez executa música da renascença e barroca em concerto inédito no SescTV

O recital estreia no dia 30/6, terça, às 20h, na série Movimento Violão 


Crédito da foto: Alice Vergueiro

 

Brasileira, radicada na Europa, a violonista Regina Albanez é especialista em música da renascença e barroca. Em episódio inédito da série Movimento Violão, ela apresenta recital tocando alaúde e guitarra barroca e repertório dos séculos 16, 17 e 18. O programa tem curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues, e estreia no dia 30/6, terça, às 20h, no SescTV.

Regina conta que os instrumentos utilizados por ela foram notórios no passado; o alaúde foi o mais popular no século 16 e a guitarra barroca, nos séculos 17 e 18.  "Eu trago esses ancestrais, essa raiz de onde veio o nosso violão", comenta. A artista explica que o violão tem origem na guitarra de quatro ordens, denominada guitarra renascentista, que se tornou barroca. Esta, segundo Regina, reuniu atributo popular de uma guitarra renascentista e característica erudita de uma vihuela (instrumento de corda criado na idade média) e de um alaúde, por causa de sua técnica.

De acordo com Martelli, grande parte do repertório de musicos adeptos ao violão de seis cordas é emprestada de compositores que se destacaram com o alaúde e a guitarra barroca, como o músico inglês e alaudista John Dawland (1563 – 1626) e o guitarrista espanhol Santiago de Murcia (1673 – 1739), ambos têm peças neste recital de Regina.  

Considerada uma alaudista de destaque na Holanda, Regina lembra que, quando teve aulas de violão, era comum os alunos se prenderem à técnica e se esquecerem da origem e de como deveriam executar um determinado estilo. "Eu tocava a música renascentista igual se tocava uma barroca ou uma moderna, e a diferença é muito grande!", expõe. Hoje, ela tenta estimular interessados ou profissionais dessa arte, advertindo-os. "Se você toca uma música daquele período, vai, busca, vê para que instrumento que foi feito, como era o estilo da época e a sua concepção".

Neste recital, gravado no Sesc Belenzinho, na capital paulista, em junho de 2014, Regina Albanez executa, na primeira parte, com o alaúde, composições renascentistas de nomes como Adrian Le Roy (1520 – 1598), Francesco da Milano (1497 – 1543) e John Dowland; e na segunda, com guitarra barroca e utilizando técnicas para este estilo musical, repertório de autores como Santiago de Murcia (1673 – 1739) e Gaspar Sanz (1640 – 1710).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado