Documentário do SescTV discute o processo de Independência do Brasil


 

Dirigido por João Batista de Andrade, o programa estreia no dia 8/6, segunda, às 20h



Dom Pedro I. Pintura de Simplício Rodrigues de Sá



O processo de Independência do Brasil é tema de episódio inédito da série Na Sombra da História, que o SescTV estreia no dia 8/6, segunda, às 20h. Com direção geral do cineasta João Batista de Andrade, o programa fala sobre essa passagem da história brasileira e sobre alguns de seus principais personagens, como Dom Pedro I, que se tornaria o Imperador do Brasil, e José de Bonifácio de Andrade e Silva, articulador e ministro do Reino e dos negócios estrangeiros. O episódio retrata também a independência de outros países da América Latina e dos Estados Unidos.

 

Composta por 13 documentários com duração de 26' cada, a série Na Sombra da História propõe uma reflexão sobre fatos que marcaram a história do Brasil. Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas. O diretor da série pede para que esses transeuntes leiam trechos de textos sobre o ocorrido e falem o que pensam, expondo seus pontos de vista a partir de seus próprios conhecimentos. Eles também articulam sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas. 

 

Ainda em junho, as segundas-feiras, às 20h, o canal apresenta mais três episódios inéditos da série:

 

República - dia 15/6

Transeuntes no centro de São Paulo e historiadores discutem sobre as circunstâncias da proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889, por um grupo de militares.

Classificação indicativa: Livre

 

Revoltas Populares – dia 22/6

Resgata as revoltas populares da República nova, a partir de 1889, focando-se na Guerra do Contestado, no Sul, e na Guerra dos Canudos, na Bahia; a influência de seus líderes sobre o povo; e investiga o que as pessoas comuns pensam a respeito.

Classificação indicativa: Livre

 

Urbanização e Movimentos Migratórios - dia 29/6

Habitantes de São Paulo e o historiador Orestes Toledo comentam sobre o processo de industrialização, urbanização e imigração de força de trabalho para o Brasil no começo do século XX, principalmente na capital paulista.

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado