Documentário inédito “Alemanha Groove”, sobre o Nu Jazz, estreia no SescTV


 

A produção fala sobre o estilo que mistura jazz a outros gêneros musicais. Dia 11/6, quinta, às 21h



Club Les Belugas. Foto: Divulgação.

 

 

Mesclando diversos estilos musicais, como ritmos afros, jazz, funk, soul, músicas eletrônica, brasileira e cigana, e influências balcãs, o Nu Jazz surgiu no início dos anos 2000 na Alemanha. O documentário inédito Alemanha Groove traz entrevistas com representantes dessa vertente musical, que falam sobre o movimento. Com direção de Talita Miranda, a atração estreia no dia 11/6, quinta, às 21h, no SescTV.

 

O curador do Festival Alemanha Groove, realizado pelo Sesc São Paulo em 2013, Paulo Aliende, lembra que o Nu Jazz começou a se destacar como cena há uns 11 anos e se fortaleceu a partir de 2005 e 2006. Na opinião do DJ Gardener of Delight, esse estilo musical recebeu influências de ritmos como Acid Jazz, New Jazz, Jazzy House e Latin House.

 

Para quem que saber por que o Nu Jazz nasceu em território germânico, Aliende explica: "A Alemanha é um país que sempre esteve na vanguarda de todos os movimentos culturais, mesmo quando alguma coisa não é feita inicialmente nesse país, a Alemanha já se apropria daquilo rapidamente e, logo em seguida, coloca expoentes daquele movimento na cena mundial".

 

Iain Mackenzie, cantor da banda Club des Belugas, acredita que o motivo do berço do Nu Jazz ser na Alemanha é porque o país acolhe músicos e música e também é bom na produção. Bebo Best, produtor da Bebo Best & Super Lounge Orchestra, comenta que esse povo é curioso e interessado em outras tradições. e o Nu Jazz é resultado dessa tradição.

 

Como exemplo dessa fusão de países e gêneros musicais na Alemanha, Bebo cita a gravadora ChinChin Records, criada em 1989 como selo de jazz e hip hop. Atualmente ela reúne os principais representantes do movimento, dentre eles, italianos, brasileiros e norte-americanos. "Então, eles (a gravadora) criam algo incrível com base na Alemanha, mas com sabores diferentes de várias partes do mundo. Boa parte da equipe é da América do Sul ou da cena blues da América do Norte", expõe.

 

O documentário aborda ainda o futuro do Nu Jazz e traz trechos dos shows gravados durante o Festival Alemanha Groove, realizado no Sesc Pompeia, na capital paulista, em junho de 2013, com as participações de Bebo Best & Super Lounge Orchestra, Brenda Boykin, Club des Belugas, De-Phazz, The Bahamas Soul Club e Tape Five.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado