Globo estará presente na 13ª Festa Literária Internacional de Paraty com ações de incentivo à leitura e debates sobre juventude e território

 


  

Na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que começa na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, a Globo estará presente na programação com a realização de três mesas de debates, uma edição do Papus – plataforma de diálogo e relacionamento com o público jovem – ações de incentivo à leitura e uma intensa participação nas atividades da FlipZona, braço jovem da festa. As relações entre juventude, território e cultura permeiam todas as iniciativas. 

 

Na programação da Casa de Cultura de Paraty, a Globo promove três mesas de debate abertas ao público em geral. Origem Periferia: um encontro sobre literatura e arte reunirá o ator Thiago Martins e o escritor Jessé Andarilho – autor de um livro escrito no celular durante viagens de trem – em torno das ligações entre arte e periferia. Em Juventude, cultura e território, Jailson de Souza, Binho Cultura e Adailton Medeiros voltam ao tema privilegiado pela Globo na sua atuação em Paraty. Os três mobilizadores culturais falarão de seus projetos, todos com forte atuação na periferia carioca, e vão refletir sobre as influências na juventude dessas áreas. Na terceira mesa,Ciranda de Autores – Contar, cantar e ilustrar, a escritora e roteirista Adriana Falcão conversa com as crianças da Flipinha. Ela fará a leitura de um trecho do livro Luna Clara & Apolo 11.

 

É na FlipZona que a Globo estará mais presente. Os jornalistas Júlio Molica, Anna Bernardoni e Antonia Martinho estimulam 60 repórteres voluntários da Central da FlipZona com a exibição de suas reportagens para a GloboNews, seguido de um debate sobre os bastidores da carreira e as possibilidades de atuação dos profissionais. Neste encontro, os repórteres amadores terão a oportunidade de desvendar os segredos que se escondem por trás da produção das notícias para TV.

 

Há 13 anos, a Flip se propõe a incentivar a leitura. Desta vez, a Globo reforçará este objetivo da festa com um bom papo, realizado a partir do Papus, uma iniciativa do Menos30, a plataforma de relacionamento da Globo com os jovens de 15 a 29 anos. No Papus Flip, 20 jovens mobilizadores sociais – 12 deles escolhidos entre moradores de Paraty – passarão o dia conhecendo os trabalhos que cada um realiza nas áreas de cultura e literatura. São jovens como Samira Ferder, de 18 anos, que criou um cineclube na cidade e mobiliza os alunos de ensino médio de Paraty a comparecer às sessões. Ao longo do dia, os jovens terão a chance de debater os temas que mais os tocam em suas áreas de atuação e, no fim do encontro, participarão, de forma colaborativa, da criação de uma campanha de incentivo à leitura.

 

Para encerrar as atividades da FlipZona, no domingo, último dia da festa, a atriz Bruna Linzmeyer conversa com o público sobre literatura e dramaturgia.    

 

Serviço:

 

01/07 (quarta-feira)

Papus Flip

Horário: 08h – 18h

Local: Biblioteca da Casa Azul

 

02/07 (quinta-feira)

Oficina Repórter Multiuso – com Julio Molica, Anna Bernardoni e Antonia Martinho, da GloboNews

Horário: 15h -17h

Local: Central da FlipZona

 

03/07 (sexta-feira)

Mesa Origem Periferia: um encontro sobre literatura e arte

Participantes: Jessé Andarilho e Thiago Martins. Mediação: Verônica Lessa

Horário: 08h30

Local: Casa da Cultura

 

04/07 (sábado)

Mesa Juventude, cultura e território

Participantes: Jailson Souza, Binho Cultura e Adailton Medeiros. Mediação: Rafael Dragaud

Horário: 12h30

Local: Casa da Cultura

 

Ciranda de Autores – Contar, cantar e ilustrar

Participantes: Adriana Falcão, Odilon Moraes e a Alessandra Rascoe

Horário: 14h

Local: Palco principal da Flipinha

 

05/07 (domingo)

A hora da estrela – encerramento da FlipZona

Participante: Bruna Linzmeyer

Horário: 14h – 15h

Local: Casa da Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado