Globo realiza terceira edição de seminário sobre mitos da educação brasileira

 

 

Jovens mobilizadores ouviram a população e escolas em suas cidades

 

 "Jovens não se interessam pela escola". "Tecnologia demais atrapalha os estudos". As afirmações anteriores são verdades comprovadas ou apenas mitos? Para debater as diferentes percepções e questões sobre a educação dos jovens no Brasil, a Globo promoveu, em parceria com o Unicef, a Fundação Roberto Marinho e a Globonews, a terceira edição do seminário 'Educação: Mitos e Fatos' na manhã desta terça-feira, dia 23, em São Paulo. 

 

Com mediação da jornalista Maria Beltrão, o encontro reuniu cerca de 120 pessoas, entre professores, alunos,  lideranças do setor, formadores de opinião e jornalistas e teve a participação de André Gravatá, jornalista especializado em Educação; Anna Penido, especialista em Direitos Humanos; Sintian Schmitd, professora da rede municipal de ensino de Caxias do Sul (RS) e Fernando Gabeira, jornalista e escritor.

 

Os temas levantados este ano foram: "O jovem não se interessa pela escola"; "A família perdeu o controle, o jovem só estuda se quiser" e "As novas tecnologias atrapalham os estudos". Mais de 150 pessoas em diferentes cidades falaram sobre o que pensam dessas afirmações. As entrevistas aconteceram em São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Os depoimentos, gravados, foram exibidos num telão e inspiraram os debates.

 

A importância da tecnologia na educação foi um ponto em comum entre os debatedores. "Ela ajuda o professor a ensinar, corrigir, engajar e dar relevância a alguns temas. Hoje, o aluno não sai da escola preparado para o dia a dia e isso inclui a tecnologia. O professor deve ser curador desse aprendizado", alerta Anna Penido. Fernando Gabeira acrescentou: "Se antes a Filosofia e a História respondiam muita coisa, hoje, as respostas do mundo são dadas pela tecnologia. A ciência tem um peso maior e a Matemática será cada vez mais importante. É uma pena a minha geração não ter percebido isso". André Gravatá lembra, no entanto, que é importante não encarar a tecnologia como solução para todos os problemas. "Ela é ferramenta, não pode virar prioridade". 

 

Ao falar da afirmação "O jovem não se interessa pela escola", Gabeira lembra que deve haver mudança na valorização do professor. "Temos que revolucionar nossa percepção da valorização do professor", reflete. Sintian Schmitd chama atenção para as mudanças pelas quais a família brasileira vem passando e que influenciam diretamente na relação do jovem com a escola. "A família não se constitui mais da mesma forma, é necessário uma reflexão mais profunda sobre os papeis da escola e da família na educação do jovem. Os pais devem orientar as escolhas, mas não controlá-las", acredita Sintian.

 

A terceira edição do 'Mitos e Fatos' trouxe novidades. Jovens mobilizadores que participaram do Papus – plataforma de diálogo do projeto Menos30, lançado pela Globo para relacionamento com o público até 29 anos – foram os responsáveis pelas entrevistas realizadas Brasil afora.

 

"A Globo tem o papel de mobilizadora em torno das grandes causas sociais, em especial da educação. É o nosso compromisso. O seminário 'Educação: Mitos x Fatos' ouviu diversos envolvidos com o tema esta manhã. E a novidade dessa edição foi a participação de jovens nas entrevistas e na indicação das escolas", avaliou a diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo.    

 

O seminário será exibido dia 27 de junho, às 21h, na Globonews.

 

Sobre os convidados: 

 

André Gravatá, jornalista: Membro do coletivo Educação, e coautor do livro Volta ao mundo em 13 escolas. Colaborador de revistas especializadas e colunista do Portal Aprendiz. É cofundador do movimento Entusiasmo, uma iniciativa que provoca transformação por meio da educação, e membro dos Global Shapers, projeto do Fórum Econômico Mundial.

 

Anna Penido, jornalista: Diretora do Instituto Inspirare. Jornalista formada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Participou do programa Advanced Leadership Iniciative na Universidade de Harvard (2011). Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa, da qual é conselheira. Coordenou o escritório do UNICEF para em São Paulo e Minas Gerais.

 

Sintian Schmitd, professora: Funcionária da rede municipal de ensino de Caxias do Sul (RS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. Tem especialização em Multimeios e Informática Educativa pela Faculdade da Serra Gaúcha (2003), especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Foi assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação em Caxias do Sul entre 2005 e 2015, onde  coordenou os Núcleos de Inclusão Digital e Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal entre 2011 e 2015.

 

Fernando Gabeira, jornalista e escritor: Autor de 10 livros, foi deputado federal por quatro mandatos. Esteve exilado por nove anos durante o regime militar; atualmente é apresentador de um programa de reportagens especiais na GloboNews.

 

Sobre as escolas que foram apresentadas:

 

Dorly Neto (RJ) apresentou o Programa Dupla Escola – Oi Nave (Núcleo Avançado em Educação): O programa tem como objetivo transformar a escola convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. 'Dupla Escola' significa duas vezes escola: e, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. O Nave (Núcleo Avançado em Educação) faz parte do programa, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções educacionais, capacitando alunos do ensino médio para profissões na área digital. 

Dorly Neto, 24 anos: Formado em Relações Públicas, DJ e produtor musical. Há três anos trabalha com projetos de impacto social através de financiamento coletivo, acredita na cultura como redutora das desigualdades sociais. 

 

 

Gabriel Santos (AC) apresentou o Projeto Jovem Conteúdo – Escola Estadual Clicia Gadelha: Faz parte das ações do coletivo Plataforma de Ideias, criado por Gabriel Santos. Os alunos do ensino médio da escola participam do programa de mentoria dado por voluntários do Plataforma de Ideias. Eles oferecem suporte virtual para os estudos, levando em conta o interesse acadêmico dos alunos. Para ajudar no processo de escolha da futura profissão, os voluntários também oferecem informações sobre as carreiras mais procuradas e organizam visitas a empresas, de acordo com as áreas de interesse de cada um. 

Gabriel Santos, 21 anos: É estudante de Direito e um dos fundadores do coletivo Plataforma de Ideias, criado em 2014 impulsionado pelas eleições. Tem como principal objetivo catalisar propostas com a participação da sociedade civil para os planos de governo dos candidatos ao poder estadual. Plataforma ganhou mais visibilidade e adesão após chegar ao meio digital.  

 

Iuri Barreto (BA) apresentou o Projeto Escola Parque - Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Reconhecido pela Unesco como modelo educacional, o projeto foi idealizado na década de 50 pelo educador Anísio Teixeira. Pioneiro no Brasil, ele consistia num modelo de acesso amplo à aprendizagem, indo além do currículo básico e oferecendo ensinamentos sobre trabalho, cultura, humanidades e criatividade. As aulas são em turno integral. O projeto da Escola Parque de Salvador inspirou outras iniciativas pelo país.

Iuri Barreto, 25 anos: Formado em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É criador do Guia do Soteropobretano, uma página no Facebook que reúne dicas culturais acessíveis de Salvador. O objetivo é incentivar nos moradores a vontade de fazer turismo e desvendar a própria cidade. 

 

Jéssica Queiroz (SP) apresentou o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Campo Limpo: A chegada da diretora Eda Luiz promoveu uma profunda transformação na instituição. O Centro pouco dialogava com os alunos e com a comunidade no entorno e possuía taxas de evasão escolar significativas. Com a chegada da nova direção, os estudantes passaram a ser ouvidos, os espaços de mobilização dentro e fora da escola foram reconhecidos e incentivados. As atividades escolares passaram a ter um diálogo constante com as iniciativas já em curso na comunidade em que a escola está inserida. Assim, vem sendo construído um caminho para a discussão e a compreensão do conceito de Educação Integral.   

Jéssica Queiroz, 21 anos: Formada em cinema. Foi aluna do Instituto CRIAR e seu primeiro curta-metragem, 'Vida de Carolina', conta a história da catadora Carolina Maria de Jesus, escritora e catadora de lixo dos anos 50. Jéssica acredita na transformação através do trabalho com arte nas periferias. Ela está trabalhando em seu segundo filme, 'Número e série', uma aventura de quatro crianças dentro de uma escola pública.  

 

Foto - Maria Beltrão, André Gravatá, Anna Penido, Sintian Schmitd e Fernando Gabeira.

Crédito - Globo/Marcelo Caltabiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado