“Jornal da Band” exibe série especial sobre o risco dos balões

 

São Paulo, 23 de junho de 2015 – Nesta semana, o Jornal da Band exibe a série especial "Balões: Risco no Ar". O mês de junho - quando os brasileiros se animam com as festas populares para homenagear São João, Santo Antonio e São Pedro - é repleto de muitos balões no céu. O que muita gente acha bonito, na verdade, significa risco de acidentes, queimaduras e incêndios.

A reportagem da Band acompanhou cada etapa da soltura de um balão, que pode ser o começo de uma tragédia. O perigo aparece antes mesmo de ele sair do chão. Há sempre uma grande concentração de gente, bujões de gás, rojões e fogos de artifício quando o grupo de baloeiros se reúne. Um acidente pode acontecer a qualquer momento.

Estima-se que um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil no espaço de um ano. Na época das festas juninas, o número de acidentes é 30% maior do que nos outros meses.

Quando o balão decola, leva junto o perigo. Há graves riscos para a navegação aérea e não são poucos os incêndios provocados pela queda de um balão. No ano passado, só em São Paulo, os bombeiros atenderam 48 casos. Um deles provocou devastação ambiental nas matas da Serra da Cantareira.

Por causa desse risco, as indústrias - principalmente as petroquímicas - são obrigadas a montar complicados esquemas  de prevenção, além de deixar brigadas emergenciais de vigilância em plantões de 24 horas por dia.

Há quase duas décadas é ilegal fabricar, transportar, vender ou soltar balões. Quando a polícia consegue chegar a tempo, todo o material é recolhido e os baloeiros são detidos, mas basta pagar uma fiança para que fiquem em liberdade.

Com imagens impressionantes e depoimentos exclusivos, as reportagens mergulham no mundo clandestino dos baloeiros para tentar desvendar essa estranha paixão por uma atividade ilegal e tão perigosa.

A série de reportagens "Balões: Risco no Ar" será exibida de terça a quinta-feira durante o Jornal da Band, que vai ao ar de segunda a sábado, às 19h20, na tela da Band. Saiba mais em www.band.com.br/jornaldaband .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado