8 LIÇÕES DE "ORANGE IS THE NEW BLACK" PARA GANHAR A ATENÇÃO DO SEU PÚBLICO

Ao montar uma apresentação, inspire-se no seriado para conquistar a atenção das pessoas

O que a rotina de Piper Chapman e outras detentas tem a ver com a de um apresentador? Embora pareça improvável, você vai se impressionar como é possível tirar lições importantes do dia a dia em um presídio para inserí-las na sua apresentação em Prezi.

1. Planeje todos os detalhes para vender suas ideias
Lembra, lá na primeira temporada, quando os planos da Red para recuperar sua cozinha das latinas não deu nada certo? Esse é o exemplo perfeito de que, para criar algo que funcione tanto para você, quanto para mostrar às pessoas, é preciso planejar todos os passos com perfeição. Em uma apresentação, é necessário desenvolver primeiro o raciocínio e, se necessário, colocar no papel todas as telas da sua apresentação, pontuando o raciocínio em cada etapa. Esse planejamento evita problemas como o que aconteceu com a Red na season finale da primeira temporada.

2. Busque referências externas
Pesquisar é preciso! Você pode ser especialista no tema da sua apresentação, mas nunca é demais estar de olho nas tendências e no que está rolando no mundo. No presídio, a solução é ler livros, assistir TV, ler revistas e, claro, receber visitas dos seus entes queridos para saber o que está rolando lá fora. Às vezes é necessário olhar um pouco para fora, para entender melhor como agir em uma situação específica, seja em cima de um palco, ou dentro olhando pro teto da sua cela.

3. O que quer que faça, seja criativo
Comunique aquilo que você quer, mas faça isso de forma criativa. Na terceira temporada, Piper teve que criar diversos estratagemas - usando seu irmão, sua cunhada e até um guarda da casa de detenção -  para conseguir vender calcinhas de detentas pela internet. Muitas vezes, precisamos tocar em pontos de difícil abordagem durante uma apresentação. Então, é melhor encontrar caminhos alternativos para alcançar aquele objetivo complexo, pedindo ajuda e apresentando para amigos, familiares e tentando absorver um pouco da ótica de cada um. Na série, Piper usou toda sua persuasão para convencer familiares, detentas e guardas a entrarem no esquema com ela - característica que, aliás, é importantíssima durante uma apresentação.

4. Entenda com quem está falando e conecte-se com as pessoas
Toda a apresentação é única, já que todo o público é diferente. Então, sinta o público, entenda com quem você precisa fazer uma conexão. Em OITNB, Piper teve dificuldades para estabelecer uma boa relação com as colegas de cela nos primeiros meses de detenção. Muitas vezes ela tomou atitudes e fez comentários sem noção. Essa não é a melhor abordagem, nem com os colegas de presídio, muito menos com a plateia de uma apresentação. Estabelecer uma boa conexão com as pessoas é uma tarefa sutil que vai depender de muito preparo, estudo e sensibilidade do apresentador, além de precisar ser exercitada constantemente.

5. Faça uma piada para descontrair
O dia a dia em uma casa de detenção é pesado. Impossível conseguir sobreviver ao confinamento sem se apoiar um pouco no humor. Aliás, o humor é uma das melhores partes da vida e é importante incorporá-lo em sua apresentação para que o público assimile melhor o conteúdo. Em outras palavras, o humor é didático, transforma o pesado em leve e converte o complexo em algo prazeroso.

6. Conte uma história pessoal
Conexão com o público é algo que um apresentador precisa construir ao longo do discurso. Muitas vezes, a melhor forma de fazer alguém entender o que você quer dizer e como se sente em relação a determinado assunto é abrindo seu coração. Esse pode ser o momento da virada em sua apresentação, aquele que você realmente conquista o público, pois ele consegue se colocar no seu lugar e sentir aquela emoção.

7. Troque ideias e interaja com seu público
Em OITNB, as detentas tem o Mr. Healy, que não é lá a pessoa mais indicada para elas trocarem ideias, mas, bom, pelo menos ele existe. Assim como na série, em uma apresentação, a troca de ideias é muito importante até mesmo para um apresentador. Então, esteja aberto a perguntas, questionamentos, desabafos. Esse tipo de intervenção envolve o público e pode enriquecer ainda mais o seu conhecimento e sua apresentação.

8. Curta o momento
A principal lição é: curta o seu momento! Criar uma boa apresentação e conseguir entregá-la da melhor maneira possível é difícil. Por isso a melhor saída é, depois de ter tudo organizado, ter certeza de que aquele será um momento gostoso, tanto para você, quanto para o público.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado