Curdistão Iraquiano surpreende o trio do “Que Mundo É Esse?”


 

No próximo domingo, dia 2 de agosto, no segundo episódio do programa "GloboNews Que Mundo É Esse?", André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli deixam a Turquia rumo ao Iraque. Na viagem feita por terra, eles enfrentam duas burocráticas horas para deixar a Turquia e conseguir entrar no Iraque. Eles são os primeiros brasileiros a entrar no Curdistão sem visto iraquiano. A regra passou a valer em fevereiro deste ano – graças a uma iniciativa do cônsul honorário do Brasil na região, Dr. Safeen Sindi.

 

Uma vez no Iraque, eles seguem de carro para Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano, numa viagem de duas horas e meia. Optam por um caminho alternativo, um pouco mais longo, para evitar a cidade de Mossul, uma das capitais do chamado Estado Islâmico. Com mais de seis mil anos de história, Erbil é a cidade mais antiga do mundo continuamente habitada. Já foi considerada a nova Dubai do Oriente Médio, mas hoje são várias as obras interrompidas por conta do clima de incerteza. Desde 2014 o Estado Islâmico avança na região, conquistando Mossul – uma cidade de mais de um milhão de habitantes – além de dezenas de cidades e vilas, massacrando minorias e impondo uma visão quase medieval do Islã.

 

André, Felipe e Michel ficam surpresos com o que encontram em Erbil. Os três eram os únicos hóspedes de um hotel cinco estrelas recém-inaugurado em Dohuk, a poucos quilômetros de Mossul. "Definitivamente o Curdistão mostrou grande desenvolvimento nos últimos anos. E ao mesmo tempo é uma ilha de paz em uma região muito complicada", diz Antoine Joignant, gerente do hotel. "A segurança é um fator-chave na forma como operamos nossa propriedade. Mas somos um hotel, e não uma fortaleza ou uma base militar. Então, isso tem que ser feito sem comprometer a segurança e, ao mesmo tempo, sendo agradável aos hóspedes", complementa. O trio ainda visita um shopping center da cidade com tudo o que há de mais moderno, como cinema 5D, jogos eletrônicos e fast foods bem semelhantes aos ocidentais. E entrevista o cônsul brasileiro no Curdistão para contar sobre a situação na área e a história desta nação praticamente autônoma dentro do Iraque.

 

Com direção geral de Rodrigo Cebrian e produzido pela BASE#1, o segundo episódio do programa "GloboNews Que Mundo É Esse?" vai ao ar no próximo domingo, dia 2 de agosto, às 23h, na GloboNews.

 

Foto: Hotel cinco estrelas em Dohuk, a poucos quilômetros de Mossul, uma das capitais do chamado Estado Islâmico.

Crédito: Michel Coeli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado