DW! Design Weekend agita São Paulo em sua 4ª edição


De 12 a 16 de agosto, o maior festival urbano de design da América Latina invade a capital paulistana com mais de 100 eventos pela cidade

Foi dado o pontapé inicial para a 4ª edição do DW! Design Weekend, maior festival urbano de design da América Latina, idealizado pelo empresário Lauro Andrade e com curadoria do jornalista Pedro Ariel, que promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, moda, gastronomia e inovação tecnológica.

Com o lema "Design em tudo, para todos, em todos os lugares", de 12 a 16 de agosto, o DW! presenteará as regiões da Vila Madalena, Paulista e Jardins, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, o Jockey Club e shoppings de decoração da cidade com uma gama de eventos independentes, simultâneos e integrados, como palestras educacionais, feiras, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

Para o curador Pedro Ariel, "a intenção é que o DW! crie uma agenda do design que possa atrair interessados, turistas, empresários e pessoas que trabalham neste universo. Vários pesquisadores vêm ao Brasil para conhecer e se inspirar no que é produzido aqui, em diversas áreas – moda, decoração, arte, intervenções urbanas. O DW! é um bom momento para estar em contato com estes polos criativos, novos produtores e novos produtos que estarão reunidos em um único festival, e que este ano abre novos hubs em novos bairros, concentrando ações por toda a capital."

O idealizador do DW!,  Lauro Andrade explica que, em sua quarta edição, o evento se mostrará mais maduro. "Profissionais, empresas e instituições compreenderam e começaram a desenvolver ações que utilizem todo o potencial que um festival urbano de design possui, desenvolvendo plataformas multimídia de diálogo com seus públicos de interesse. Percebe-se, claramente, a consistente integração do setor produtivo com o criativo - questão essencial para o design nacional e a competitividade do país."

Inspirado em eventos internacionais, realizados nas principais "cidades criativas" do planeta, o DW! tornou-se uma realidade no país em 2012, com sua primeira edição, e desde então é destaque no calendário oficial da cidade de São Paulo, unindo elementos criativos e produtivos, para fomentar negócios no setor e inspirar a criação de espaços urbanos que transcendam vanguarda e inovação.

Ações Icônicas

Todos os anos, o DW! Design Weekend apresenta uma série de ações representativas e que refletem o espírito da edição. Para 2015, a programação inclui atividades artísticas, exposições, festival gastronômico, palestras e workshops. Veja, abaixo, a lista com algumas das ações icônicas desta 4ª edição:

- Art Design Village

Instalado em um dos endereços mais importantes da cidade, o Jockey Club de São Paulo, o Art Design Village será o QG do DW!, com grandes atrações como o Salão de Arte, a Made, Salão Design, Feira High Design Expo e uma exposição em homenagem à Tomie Ohtake, com curadoria de Ricardo Ohtake, filho de Tomie.

- Alameda Gabriel Monteiro da Silva

A Alameda receberá um circuito de design e gastonomia, com exposições em 40 lojas, 20 food trucks de culinária internacional e oferecerá cursos de iniciação ao design, promovidos pelo Senac, com o objetivo de democratizar o tema.

- D&D Shopping

No maior e mais completo centro de decoração e design da América Latina, o público poderá conferir o projeto Mapa da Mina, onde 60 arquitetos renomados escolherão, em 60 lojas, um "achado" de design, a venda por preços super especiais.

- Jardins

A região dos Jardins contará com palestras ministradas por grandes nomes do design, fotografia, moda, decoração, entre outros temas, além de um workshop de moulage, promovida por Kiko Sobrino, da Lab & Factory e Associação de Lojistas dos Jardins.

- Paulista

No Conjunto Nacional, Joyce Joppert e Mauricio Siqueira promovem desde espetáculos até exposições e ciclo de palestras. Além disso, o público poderá participar também de "safaris fotográficos" por pontos turísticos da cidade.

- Higienópolis

O IED promoverá diversas atividades, como debates com profissionais da ADP (Associação dos Designers de Produto). Os visitantes poderão também desfrutar da primeira parede de escalada do país construída com móveis.

- Circuito DW! Mekal Bike Points

Legado que ficará para a cidade após o DW!, o bicicletários foram desenvolvidos por cinco top designers: Atelier Marko Brajovic, Felipe Protti (Prototype), Gérson de Oliveira (Ovo Design), Guto Requena e Studio Superlimão. As peças serão instaladas nos principais distritos do DW! pela cidade.

- Feiras Paralela Gift e Craft Design

O Parque  da Ibirapuera recebe a 28º edição da Paralela Gift, focada em alta decoração e artesanato contemporâneo no País.  No Shopping Frei Caneca será realizada a Craft Design. Dentre as atrações, seminário com as tendências de design para 2016 e um talk temático desenvolvido da PANTONE sobre INTERIOR VIEW 2016.

Instituto Tomie Ohtake e BoomSpDesign

ITO apresenta a Exposição Ruy Ohtake que contempla peças criadas pelo mestre da arquitetura contemporânea brasileira nos últimos dezoito anos, projetada. O arquiteto é homenageado como Designer do Ano doBOOMSPDESIGN 2015.

Serviço

DW! Design Weekend

De 12 a 16 de agosto de 2015

A programação completa de eventos estará disponível a partir de 04 de agosto pelo site: www.designweekend.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado